22 de jan. de 2009

Mudança de semestre do calendário era uma reivindicação dos clubes, segundo FPF

Em Curitiba, clubes que estavam ausentes podem voltar a disputar competições
O calendário de futebol amador do Paraná sofreu uma alteração no final do ano passado, após uma votação realizada pela Federação Paranaense de Futebol, no qual todos os clubes apoiaram a mudança dos semestres de realização dos campeonatos das Ligas e da Taça Paraná. Outro fator que não acontecia há muito tempo na FPF, é que muitos clubes que estavam ausentes estão voltando às atividades após a eleição de Hélio Cury, e conseqüente mudança de administração do futebol paranaense.

Suburbana de Curitiba só no segundo semestre
A mudança no calendário da Federação Paranaense de Futebol, que inverteu o período de disputas dos campeonatos amadores, foi uma reivindicação dos clubes, principalmente de Curitiba, que na votação realizada no final do ano passado, aprovaram de forma unânime a mudança. As Ligas de Futebol também gostaram da idéia e votaram a favor.
De acordo com diretor de Futebol Amador da Capital, Nelson Ugolini “Abatia”, esse era “um sonho antigo dos clubes da capital, que queriam a mudança para ter mais tempo de preparação para a disputa das Séries A e B, e no caso dos times que participam da Taça Paraná, também melhoria na parte de preparação das equipes para o torneio estadual”, comentou.
A Taça Paraná está prevista para começar em março, com o arbitral sendo realizado em 06 de fevereiro, e a disputa findando em julho.
Em Curitiba, a Série tem previsão de inicio em 04 de julho, indo o começo de dezembro, já que foram disponibilizadas pela FPF 21 datas para o certame, que vai contar com doze times.
Quanto a Série B, não há ainda uma data especifica (mas não muito distante no inicio da Série A), por causa do número de clubes que vão participar, pois por enquanto dezoito já se inscreveram, mas muitos times estão retomando as suas atividades, motivados pela competente diretoria do presidente Helio Cury que assumiu a presidência, após a eleição no ano passado, e este número pode alcançar 24 equipes.

 
Foto: Osmar Rebolo Junior
Desde o ano passado, a nova diretoria da FPF tem dado novos rumos ao futebol paranaense, e no caso do amador, muitos clubes estão retomando as atividades

Arbitral define participantes; São Manoel e Urano estão confirmados

Competição terá a participação de apenas treze times, integrantes de Ligas com situação regular na FPF
Por: Osmar Rebolo Junior
A 46ª edição da Taça Paraná, foi definida após arbitral que aconteceu no inicio de fevereiro na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que contou a presença de dirigentes dos clubes interessados na competição, diretores da FPF e membros da imprensa. Além de integrar o calendário no primeiro semestre (e não mais iniciada na metade do ano), a competição terá a participação de apenas treze times, pois somente as Ligas regionais regularizadas da Federação, é que tinham direito de indicar filiados para a disputa. Competição começa em março.

Treze times, entre eles, São Manoel e Urano, campeão e vice, respectivamente
O arbitral realizado no começo de fevereiro definiu os participantes e grupos da Taça Paraná de 2009, que terá a participação de apenas treze clubes, entre eles, o atual campeão, São Manoel, e o vice, o Urano, que terão a chance de rememorar a grande decisão ocorrida no ano passado.
A principal mudança em relação às edições anteriores, é que apenas os campeões e vices das Ligas com situação regular na Federação Paranaense de Futebol, podem participar da competição, por isso, o número reduzido de clubes.
A disputa começa no dia 08 de março e vai até a metade de julho, com quatro fases , sendo que a primeira é dividida em grupos e as restantes serão no sistema de mata-mata, até se conhecer o campeão.

Grupos:
“I” – Capivari, Sambaqui e Urano
“II” – Iguaçu, União Itália e Sartori
“III” – Guamiranga, Imbituvense, Internacional e Ypiranga
“IV” – Juventude, Rondon e São Manoel

20 de jan. de 2009

Ainda restam vagas para campeonatos da Associação do Esporte

Por: Osmar Rebolo Junior
Com a mudança no calendário da Federação Paranaense de Futebol, as disputas dos campeonatos da Associação do Esporte também sofreram mudanças. As competições de Cinquentinhas, Copa Paraná e Copa Integração vão ser realizadas neste primeiro semestre, e não mais no segundo, inclusive já foram feitos arbitrais iniciais, que definiram os números de vagas, sendo que nem todas foram preenchias. Após ser oficializados os números de participantes em cada competição, novos arbitrais serão realizados, para definir datas de jogos, regulamento e temas afins.
A previsão é de que estas disputas comecem após o carnaval, e o clube que quiser disputar precisará entrar em contato o mais breve possível com a organização da Associação, pelo telefone 3569-2570, através de Leonides Dreveck.

Competições do primeiro semestre
O Campeonato de Cinquentinhas já tem dezesseis equipes confirmadas, inclusive já divulgadas no site da Associação, restando no máximo mais duas vagas a serem preenchidas. As equipes já confirmadas na disputa: Grupo A: Flamengo, Grêmio do Ganchinho, Zezitos, Caxias, São José, Sergipe, GR Ipiranga e Iguaçu. Chave B: Capão Raso, Vila Hauer, GERA, Bairro Alto, Vila Fanny, Bacacheri, Sociedade Morgenau, e Combate Barreirinha. Entretanto se o número de times subir para dezoito, será feito um novo sorteio de grupos.
Já a Copa Integração abriu inicialmente vinte vagas, faltando apenas à indicação dos representantes de São José dos Pinhais, mais conforme as inúmeras solicitações de participação que estão sendo feitas por vários clubes, este número pode até aumentar. Clubes garantidos: Flamengo, Ana Terra de Colombo, Bairro Alto, CESP, União Paranaense, Combate Barreirinha, Bordignon, XV de Novembro, GERA, Ipiranga, GRE Campo Largo, Ganchinho, Osternack, Pinheiros/Pinhais. Secretaria Municipal de Esportes de Piraquara, Uberlândia, Nova Orleans e Vila Fanny.
A Copa Paraná vai ser disputada por dezesseis equipes, destas, duas continuam em aberto. Os times já confirmados são: ARBESC, Campo Magro, CESP, EC Nacional (Colombo), XV de Novembro (Colombo), Fortaleza, GERA (Pinhais), GR Ipiranga, Milan, Pumas FC, Rio Negro, Uberlândia, Santa Quitéria e Vila Fanny.