6 de mar. de 2009

Nova diretoria da Liga toma posse

Ratinho é o novo presidente, tendo Binho como vice
Por: Osmar Rebolo Junior
Depois de dois anos de inúmeros problemas, com denúncias de corrupção, jogos terminando no tapetão, muito confusão devido à péssima gestão neste período, a Liga de Colombo, está buscando resgatar a sua dignidade após a eleição nova diretoria, que tomou posse na última terça feira, encabeçada pelo presidente Ratinho e o vice Binho. Liga de Colombo terá apoio da Federação Paranaense de Futebol, ParanáEsporte e da Prefeitura de Colombo.

Recuperando a dignidade
Na última terça feira, o futebol em Colombo ganhou novos rumos, com a posse oficial da nova diretoria, comandada por José Aparecido Gotardo, conhecido como “Ratinho”, e o vice Gérson Augusto Baudy, o popular “Binho”, e mais o Conselho Fiscal. O evento aconteceu na Regional do Alto Maracanã e contou com as presenças de todos os diretores de clubes, jogadores e torcedores, além de toda a imprensa local, e do prefeito J.Camargo, do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, do diretor-presidente da ParanáEsporte, Ricardo Gomyde e demais representantes de departamentos da prefeitura e da Câmara Municipal.
O novo presidente, Ratinho, falou que “quando fui presidente do Grêmio Colombense, ajudei os clubes de Colombo, pois não cobrava pelo uso do estádio do clube para jogos que não envolviam o Colombense, e com essa visão, os diretores dos outros clubes pediram para que eu fosse presidente da Liga, porque é com o apoio e solidariedade entre as equipes, que o futebol da cidade fica mais forte”, comentou.
Ratinho disse que com o apoio da prefeitura, ParanáEsporte e FPF, a nova direção da Liga, terá condições de colocar novamente Colombo entre as Ligas mais atuantes e fortes do Paraná.
O vice presidente, Binho, comentou que “quero levar toda a minha experiência como ex presidente de clube para ajudar na transformação do futebol em Colombo’, acrescentando que “todos nós erramos ao eleger há dois anos Walter Colombo para comandar a Liga, mas consertamos o erro a tempo, e agora vamos correr atrás do prejuízo, e com o apoio da FPF, prefeitura e ParanáEsporte, Colombo vai voltar a ser respeitada em todo o Estado”, disse.

União dos times será fundamental
Durante os discursos nos novos diretores e participantes integrantes da mesa oficial, ficou bem claro que a união dos clubes colombenses será muito importante para a Liga coloque o futebol local nos eixos novamente. O secretário de Obras, Zé Vicente, falou que a Liga “terá total apoio da prefeitura, e também da FPF e da ParanáEsportes, entretanto, é preciso que os clubes se unam para que só aconteçam coisas boas para o futebol de Colombo”, disse.
O presidente da ParanáEsporte, Ricardo Gomyde falou que “a prefeitura não colaborou somente com o pagamento das taxas de arbitragem como outras prefeituras fazem, mas também ajuda com manutenção do estádio municipal, apoio na organização das competição, entre outras formas de ajuda”, comentou. Gomyde aproveitou para falar também da Copa Mundo no Brasil, em 2014. “O futebol no Estado está tomando bons novos rumos com a eleição no ano passado da nova diretoria da FPF, pois com todos os problemas da administração anterior, a Copa do Mundo está praticamente fora de Curitiba, mas agora, a cidade está praticamente garantida, isso é bom, porque tem reflexo no futebol amador, que terá que ser dirigido por pessoas competentes para atrair apoios e estrutura, como a nova diretoria da Liga de Colombo vai fazer”, falou.
O prefeito J.Camargo falou que “é uma mudança para o desenvolvimento do esporte na cidade, que é mais que uma pratica de lazer, é uma união entre clubes, famílias, torcedores, pois o futebol amador se faz com paixão, e reafirmo o compromisso da prefeitura em ajudar a Liga de Futebol para fazer o futebol mais forte e mais atrativo e envolvente para a comunidade”, comentou.

Colombo de volta ao cenário futebolístico nacional
Uma das missões da nova diretoria da Liga de Colombo é apagar a má impressão deixada pelo ex.presidente Walter Colombo, que devido aos inúmeros problemas e irregularidades durante a sua gestão, acabou ‘queimando o filme’ junto a FPF, que não aceita mais a participação de Ligas com algum tipo de irregularidade, tanto que neste ano umas das Ligas que ficou sem representantes da Taça Paraná, foi Colombo. Segundo o presidente da FPF, Hélio Cury, a Federação “está de portas abertas para a Liga de Colombo, que será sempre muito bem recebida, pois agora conta com uma diretoria séria e competente, ao contrário da anterior, e por isso, a FPF apoiará a Liga, entretanto, somente à união dos clubes colombenses pode ajudar a nova direção a fazer uma grande administração”, falou Hélio.
Uma das novas medidas da FPF é de exigir que todas as Ligas de futebol tenham campeonatos de base como da categoria de Juniores, para que o jovem também possa ter chances de praticar um esporte, segundo as palavras de Hélio Cury.

Primeiro compromisso oficial
Na próxima terça feira, dia 10, a partir das 20h na Regional do Alto Maracanã, acontecerá a primeira reunião da Liga com os Clubes, para discutir temas como, a criação da segunda divisão, reforma do Estatuto, definição de metas da nova diretoria para 2009, entre outros assuntos.

5 de mar. de 2009

São José volta aos treinos visando a Divisão de Acesso

Estreia na Divisão de Acesso será em maio diante do Francisco Beltrão no sudoeste do Estado
Por: Osmar Rebolo Junior
O São José já está novamente reunido visando mais uma conquista, que é uma das duas vagas do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso, para o Campeonato Paranaense da 1ª Divisão em 2010. O clube manteve a base que foi vice campeã da Série C no ano passado, e reforçou com alguns jogadores da categoria de base e atletas que vieram de outros estados. A estreia do time na competição será no dia 03 de maio diante do Francisco Beltrão, fora de casa.

Recomeço dos trabalhos
Nesta semana, o São José voltou aos treinamentos visando à disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, que começa em maio. O elenco – que ganhou férias logo após o vice campeonato da Série C em 2008 – é basicamente o mesmo no ano passado, contando com nove jogadores remanescentes, e quatro que foram promovidos do time de juniores para o quadro profissional, além de quatro reforços que estão passando por avaliações. A meta do São José é fechar o elenco com 25 atletas.
De acordo com o planejamento da comissão técnica e diretoria, neste primeiro mês os treinos serão táticos e físicos. Depois, a preparação será feita em amistosos de preparação.
Estão previstas as chegadas do goleiro Gabriel (Mogi-Mirim), enquanto Carlinhos Bala (Platinense) e Juba (que defendeu o próprio São José no ano passado), também podem atuar pelo clube na competição. Os jogadores que estão sendo avaliados são, os laterais esquerdos Malaquias (oriundo de São Paulo) e Jonatan (que é de Curitiba) e ainda o atacante Vital (veio do Rio de Janeiro).
O elenco conta no momento com Maikon, Felipe, Rone, Marcão, Gaúcho, Tiago Mineiro, Romenigue e o artilheiro Hamilton – estes que participaram do time em 2008, e Ildemar, Auíran, Jadiel e Jabá – promovidos do elenco de juniores.
O presidente João Otávio comentou que “estou otimista com o time, pois além de manter a base, o clube está se reforçando com jogadores de fora do estado, com experiências em grandes times do Brasil”, falou.

São José pode disputar Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2011
A Divisão de Acesso terá a participação de dez equipes, que vão se enfrentar em turno único, para que os seis melhores avancem ao Hexagonal final – nesta fase com turno e returno, se garantindo na 1ª Divisão do Campeonato Paranaense de 2010, o campeão e o vice.
Além disso, os quatro melhores classificados se garantem na Copa Paraná, que acontece no segundo semestre, e que classifica o campeão da disputa para o Campeonato Brasileiro da Série D em 2010 e para a Copa do Brasil, em 2011, respectivamente.

Jogos do São José na Divisão de Acesso
03/05 – Francisco Beltrão (fora de casa)
10/05 – Arapongas (casa)
13/05 – Portuguesa Londrinense (fora)
17/05 – Sport de Campo Mourão (fora)
20/05 – Serrano de Prudentópolis (casa)
24/05 – Operário de Ponta Grossa (casa)
27/05 – Roma de Apucarana (casa)
31/05 – Maringá Iguatemi (fora)
07/06 – Umuarama (fora)


Paulistinha de olho na vaga para a 3ª fase


O Paulistinha deu um grande passo para ficar com uma das três vagas do seu grupo, o B da Copa Tamandaré, para a terceira fase, pois venceu o Santa Quitéria por 3x2 na sua estréia na atual fase, e se vencer mais um jogo, das duas partidas que ainda tem para fazer, já se garante na seqüência da disputa.

Virada sensacional na estréia
O Paulistinha estreou na segunda fase da Copa Tamandaré, com uma vitória espetacular sobre o Santa Quitéria, por 3x2, após estar perdendo por 2x0 até boa parte do segundo tempo. Os gols da virada saíram dos pés de Paulinho, Ferpa e Dione.
O time jogou com: Felipe; Davi, André, Dione e Deva, Gilmar e Paulinho, Luciano e Ferpa, Roberto e Alexandre. Ainda: Endryll, Bruno, Jean, Eraldo, Carlinhos, Rafael, Joaquim Rudinei, Jonatan e Junior Sabadin. Téc: Orlando, auxiliado por Marco.
O Paulistinha está em segundo lugar em seu grupo, com seis pontos, ao lado de Tupã, de Almirante Tamandaré, atrás somente do líder Ana Terra, tendo Santa Quitéria e União Juventus, ambos com nenhum ponto ganho.
O time ainda tem jogos frente a Tupã e Ana Terra, e basta mais uma vitória, que ficará com a vaga.

2 de mar. de 2009

Atlético vence partida marcada por péssima arbitragem

Equipe mantêm liderança do campeonato, mesmo prejudicado por Héber Roberto Lopes
Por: Osmar Rebolo Junior
Foi difícil, em partida fraca, com um jogador a menos em boa partida, e com o juiz Héber Roberto Lopes prejudicando muito o Furacão diante do Iraty, ontem na Baixada por 2x1, e segue na liderança com 24 pontos na competição. Os gols foram anotados por Rafael Moura e Chico, que fizeram a alegria dos quinze mil torcedores que foram ao Caldeirão.
Já a torcida do Paraná Clube foi dormir muito aliviada com o tricolor, que venceu, convenceu e goleou ontem fora de casa Toledo, por 5x3, com destaque para o atacante Peterson, que marcou três vezes. Agora, o Paraná ocupa a nona colocação, com onze pontos, ao lado do Nacional de Rolândia, que tem um gol de saldo a mais que o tricolor.

(Copa InterLigas) - Juventude conquista boa vantagem para ficar com a taça

Equipe de Colombo venceu o Atalanta por 2x0, em São José dos Pinhais e pode perder por até dois gols de diferença no jogo da volta em Colombo
Por: Osmar Rebolo Junior
O Juventude de Colombo conquistou uma grande vitória e uma excelente vantagem para o jogo derradeiro da I Copa Interligas de futebol amador. Na partida de ida diante do Atalanta, em São José dos Pinhais, o time venceu por 2x0, gols de Lu e Jonathan, e como já tinha a vantagem do empate para ficar com a taça, agora pode perder por até dois tentos de diferença, que fica com a taça de campeão.

Vitória no final
Começou no domingo a decisão da I Copa Interligas da Associação Paranaense de Ligas de Futebol, que reuniu Atalanta e Juventude de Colombo, no Recanto Colônia, na Colônia Rio Grande, em São José dos Pinhais.
O bom público que compareceu ao jogo, viu confronto bem pegado com muitas jogadas de perigo, principalmente na etapa final, sob um forte sol que saiu um pouco antes do final da tarde.
Quem levou a melhor foi o Juventude, que atuava com a vantagem de dois resultados iguais para ficar com a taça de campeão, mas acabou valorizando muito a posse de bola durante a partida e nos minutos finais, conquistou dois gols, com Jonatan e com o lateral Lu.
Esse resultado deixou o time de Colombo muito próximo do título, já que pode perder por até dois gols de diferença na partida de volta, em seu estádio, no próximo domingo, às 15h30.
Juventude – Rondinelli; Lu, Cid, Edu e Paulinho, Saulo e Nildo, Maikon e Marcão, Rodrigo e Daniel. Ainda: Michel, Jonathan, Jackson, Jean, Marquinhos e Paulo. Téc: Carlinhos, auxiliado por Gilson e Denilton.
Atalanta – Lima; Jorge, Odair, Josias e Marcelinho, Mello e Ednaldo, Arroz e Alexandre, Gérson e Wilton. Ainda: Tiago, Jean, Dico, Wellinton, Rodrigo, Santana e Janguinho. Téc: João Batista, auxiliado por Vandenir “Bica”.
Juiz: Ronaldo Babiak, auxiliado por Roger de Oliveira e Antônio Julio da Silva.

Campanhas
Juventude
WOx0 Milan da Fazenda Rio Grande
1x0 Balsa Nova
5x1 Atalanta
1x1 Araguari
WOx0 Real Fazenda
WOx0 Rocio
1x1 São Roque
Semifinal
1x1 São Roque
2x1 São Roque
Final
2x0 Atalanta

Atalanta

6x1 Rocio - gols de Alexandre (3), Rodrigo (2) e Digo
3x1 Milan da FRG – gols de Anderson, Rodrigo e Alexandre
1x5 Juventude – Alexandre
3x2 Araguari – Marcelo, Perereca e Rodrigão
1x3 Balsa Nova – Márcio
2x1 São Roque – Alexandre (2)
Semifinal
1x0 Balsa Nova – Piqui
2x1 Balsa Nova – Mello e Alexandre
Final
0x2 Juventude

Faz tudo e com muita organização
No Atalanta, o auxiliar técnico Valdenir “Bica” é o faz tudo da equipe. Durante a partida de domingo, Bica, provavelmente se entrasse em campo também teria um bom preparo físico para agüentar os noventa minutos, pois ele é responsável por separar os uniformes do time, inclusive o reserva, já que o Atalanta trocou de camisa no intervalo de jogo. Ele também correu muito para encher as garrafas de água usadas pelo time, e além disso, era o responsável por atendimento aos jogadores que se contundiam. Isso sem contar que teve Bica é que fornece as identidades dos jogadores aos representantes da partida, e anota todas as fichas técnicas dos jogos do time, e no domingo, até muro pulou para buscar a bola. Assim é a rotina durante os jogos do auxiliar Bica, tudo por amor ao Atalanta.

Roça Grande com 100% de aproveitamento

Foram vitórias em todos os cinco jogos, com 28 gols anotados e apenas quatro sofridos
Por: Osmar Rebolo Junior
O Roça Grande está sossegado no Campeonato de Quarentinhas de Colombo, com duas rodadas de antecedência da competição, com uma campanha irreparável, pois soma quinze pontos, com cinco vitórias em cinco jogos, com o melhor ataque (28 gols) e somente quatro tentos sofridos. Time ainda tem partidas diante de Ponta Grossa e Ana Terra.

Vitória atrás de vitória
O Roça Grande está fazendo uma super campanha no Campeonato de Quarentinhas de Colombo, pois em cinco jogos disputados até agora, o Roça Grande só coleciona vitórias, somando quinze pontos ganhos, com o melhor ataque da competição e ainda a melhor defesa, que só levou quatro tentos até agora. Com a classificação garantida, o time pode testar jogadores diante de Roça Grande e Ana Terra, que também deve se classificar para a segunda fase.
O Roça Grande tem atuado com Jajá; César, Cabral, Lucas e Claudinho, Parafa e Gérson, Jucindo e Luizinho, Derley e Samuel. Ainda: Cal, Carlinhos, Vaquinha, Joãozinho, Toninho, Ceará, Valdo e Milton. Téc: Gilmar, auxiliado por Tião e Beá.

Demais resultados da antepenúltima rodada
Pela chave A, o Gralha Azul se garantiu na segunda fase com a vitória de 2x0 sobre o Juventude, que está em quarto lugar com oito pontos, mas se vencer o próximo jogo e Maracanã e União Guaraituba não vencerem seus confrontos, o Juventude leva uma das vagas.
Na mesma situação estão, Santa Cruz e São Gabriel, que empataram em 1x1, e somam oito pontos cada. Já o Maracanã fez 5x1 no Independente, e para se garantir tem que torcer contra Santa Cruz, São Gabriel e Juventude, para tentar alcançar uma das vagas.
Pela chave B, o vice Nacional, fez 3x1 no Ponta Grossa, e mais uma vitória já garante o time na outra fase, enquanto o perdedor também está em boa situação para se classificar. O Bola de Ouro fez 5x1 no Imperial, e se vencer os dois jogos que faltam, e Ana Terra e Ponta Grossa perderam algum jogo, o Bola fica com a vaga. O Ana Terra venceu o Real Colombo por 3x0, e também está na briga.
Ana Terra - Rudi; Jauri, Bake, Vanderlei e Odirlei, Pestana e Valdecir, César e Adison, Davis e Braca. Ainda: Naze, Nego e Édio. Téc: Picanha, auxiliado por Jipão e Téio.

Penúltima rodada
Sábado, 16h no Rio Verde
Gralha Azul e Independente
Domingo
Estádio da Porteira
10h – Imperial x Rosário Central
Campo do Rio Verde
9h – Santa Cruz x Maracanã
10h30 – Real Colombo x Bola de Ouro
Campo do Juventude
10h – Juventude x União Guaraituba
Estádio do São Gabriel
10h – Nacional x Ana Terra
Estádio do Roça Grande
10h – Roça Grande x Ponta Grossa
Classificação
Grupo A J P V E D GP GS S
Gralha Azul 10 4 3 1 0 10 4 6
Santa Cruz 8 4 2 2 0 19 6 13
São Gabriel 8 5 2 2 1 11 6 5
Juventude 8 5 2 2 1 8 5 3
Maracanã 4 4 4 1 2 6 7 -1
U. Guaraituba 3 4 1 0 3 7 11 -4
Independente 0 4 0 0 4 3 24 -21
Grupo B J P V E D GP GS S
Roça Grande 15 5 5 0 0 28 4 24
Nacional 12 5 4 0 1 14 7 7
Ponta Grossa 9 5 3 0 2 19 6 13
Ana Terra 9 5 3 0 2 8 9 -1
Bola de Ouro 9 5 3 0 2 9 10 -5
Rosário Central 3 5 1 0 4 9 10 -1
Imperial 3 5 1 0 4 8 16 -8
Real Colombo 0 5 0 0 5 4 37 -33

Fotos: Osmar Rebolo Junior
Ana Terra também está na luta pela vaga
Roça Grande está susse na classificação

1 de mar. de 2009

(Copa Paraná) - GERA disputa pela segunda vez a competição

Equipe ficou no empate de 1x1 contra o Grêmio Ipiranga na sua primeira partida na disputa
Por: Osmar Rebolo Junior
A equipe do GERA de Pinhais participa pela segunda vez da Copa Paraná – a primeira participação foi no ano passado, quando ficou em 12º lugar – e quer fazer uma boa campanha para tentar levar a taça e a colocar Pinhais na lista dos campeões da disputa. Na estreia, jogando em casa, o Gera ficou no empate de 1x1 contra o Grêmio Ipiranga.

Buscando título inédito
O GERA de Pinhais é um dos representantes de Pinhais na Copa Paraná, e quer fazer história levantando o título da competição, o que nunca foi feito por um clube da cidade. O time começou a participar no ano passado, quando ficou na 12ª colocação, mas neste ano quer a taça de campeão.
Na primeira partida, o time jogou bem, mas não saiu no 1x1 diante do bom time do Grêmio Ipiranga, jogando no estádio Belarmino Alves. O gol do time foi anotado por Juliano.
Nesta partida, o time atuou com: Paulo Renato; Sérgio, Ricardo, Cabelo e Juci, Cidão e Celsinho, Beá e Everton, André e Juliano. Ainda: Dudu, Diego, Rodrigo, Paulinho, Clé, Gé e Wellington. Téc: Wilson “Louco”, auxiliado por Sérgio. Presidente: Celso Tadeu.

Fórmula de disputa
A exemplo da Copa Integração, a Copa Paraná também tem uma fórmula de disputa diferente as edições anteriores. Neste ano, os quatorze times participantes estão divididos em dois grupos com sete equipes cada. E na fase inicial, todo mundo se enfrenta (AxB), se garantindo na fase seguinte, os quatro melhores times de cada grupo. Estas equipes serão novamente divididas em duas chaves, no qual em partidas de ida somente dentro de seus grupos, apontarão os semifinalistas, que jogarão no mata-mata em jogos de ida e volta para apontar os finalistas.

Demais resultados
Uberlândia 3x2 Capão Raso
Vila Fanny 2x1 Rio Negro
Campo Magro 3x0 Nacional
Fortaleza 3x8 XV de Novembro
Pumas 0x0 ARBESC
Serrinha 0x3 Milan

Próximos jogos
2ª Rodada
07/03/09

15h30 Capão Raso x Vila Fanny (José Carlos Sobrinho)
15h30 Rio Negro x GERA (Estádio dos Leões)
15h30 GR Ipiranga x Campo Magro (Élba de Pádua Lima)
15h30 Nacional x Fortaleza (Rio Verde)
15h30 XV de Novembro x Pumas (Municipal do Atuba)
13h30 ARBESC x Serrinha (Estádio dos Leões)
15h30 Milan x Uberlândia (Moacir Tomelin)
3ª Rodada
14/03/09

15h30 GERA x Capão Raso (Belarmino Alves)
13h30 Campo Magro x Rio Negro (Antonio Monteiro)
15h30 Fortaleza x GR Ipiranga (Antonio Monteiro)
13h30 Pumas x Nacional (Toca do Jacaré)
13h30 Serrinha x XV de Novembro (Municipal de Piraquara)
15h30 Uberlândia x ARBESC (Gustavo Schier)
15h30 Vila Fanny x Milan (Ismael Gabardo)
4ª Rodada
21/03/09

15h30 Capão Raso x Campo Magro (José Carlos Sobrinho)
15h30 Rio Negro x Fortaleza (Estádio dos Leões)
15h30 GR Ipiranga x Pumas (Élba de Pádua Lima)
15h30 Nacional x Serrinha (Rio Verde)
15h30 XV de Novembro x Uberlândia (Municipal do Atuba)
13h30 ARBESC x Vila Fanny (Estádio dos Leões)
15h30 Milan x GERA (Moacir Tomelin)