6 de dez. de 2010

Atlético vence Avaí e encerra ótima campanha com o 5º lugar

Time teve grande recuperação na competição e chegou a brigar por vaga para a Libertadores da América Terminou a participação do Atlético no Campeonato Brasileiro de 2010, com a vitória de 1x0 sobre o Avaí, gol marcado pelo ídolo atleticano Paulo Baier, que deixou o Furacão na 5ª colocação, com 60 pontos. Agora, o time se prepara para 2011, começando pelo Campeonato Paranaense, que começa no dia 16 de janeiro com a partida diante do Arapongas, na Baixada.

Capitão garantiu a ótima colocação
Vencer o Avaí valia muito para o Atlético, que entrou com muita vontade no domingo, já que a confirmação do 5º lugar no Campeonato Brasileiro seria a marca da superação do clube, que passou os três últimos anos apenas brigando contra o rebaixamento e em 2010 chegou a ficar por várias rodadas na zona do rebaixamento até iniciar uma recuperação muito empolgante, que por pouco não terminou com a vaga para a Taça Libertadores.
Logo aos 7 minutos, Márcio Azevedo cruzou pela esquerda e Paulo Baier, de cabeça fez o gol da partida.
Nos minutos seguintes, o Atlético teve outras boas chances, como aos 13 min, quando Rhodolfo recebeu dentro da área, matou a bola no peito e quase fez um golaço. E quase no final deste tempo, Ivan Gonzalez invadiu a área, mas o goleiro Renan, fez grande defesa na hora do chute.
Vale ressaltar que mesmo o jogo não valendo nem título e muito menos rebaixamento e o adversário do Atlético não era um time do “Eixão”, a arbitragem mais uma vez prejudicou muito o Furacão na 1ª etapa, pois o “manjado” árbitro Paulo César de Oliveira, deixou de marcar um pênalti claro em cima de Bruno Mineiro e ainda inverteu várias faltas sempre que o Rubr-negro chegava com perigo ao gol catarinense.
No segundo tempo, o Avaí voltou muito melhor e por pouco não empatou. Aos 15 min, Patric invadiu a área, passou por Neto e chutou para o gol, mas Rafael Santos salvou em cima da linha. No lance seguinte, Caio acertou a trave.
O Atlético só voltou a atacar no final do jogo, em dois lances com o paraguaio Ivan. No primeiro, dentro da pequena área, o atacante tocou para fora um cruzamento de Paulinho e no último lance da partida, chutou para a grande defesa de Renan.
Final: 1x0 para o Atlético, 5º lugar no Campeonato Brasileiro. Esta foi a 4ª melhor campanha do time na disputa, já que em 2001 foi campeão, em 2004 foi vice e em 1983 ficou em 3º lugar.

FICHA TÉCNICAAtlético 1x0 Avaí
Local: Arena da Baixada
Arbitragem: Paulo César de Oliveira (péssima), auxiliado por Ednilson Corona (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Renda: R$ R$ 170.820,00 para 10.939 torcedores
Cartões amarelos: Rhodolfo, Iván González, Chico (Atlético-PR); Vandinho, Bruno (Avaí)
Gol: Paulo Baier, aos 7 minutos do primeiro tempo
Atlético: Neto; Wagner Diniz, Rafael Santos, Manoel e Márcio Azevedo (Heracles); Chico, Vitor (Claiton), Paulinho e Paulo Baier; Iván González e Bruno Mineiro (Marcelo). Técnico: Sérgio Soares.
Avaí: Renan, Patric, Émerson Nunes, Émerson e Eltinho; Bruno Silva, Rudnei (Laércio), Batista e Caio; Davi e Vandinho (Dinélson). Técnico: Vágner Benazzi.

Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior