28 de mar. de 2009

Taça da Uva conta com número recorde de equipes

Tradicional evento foi aberto na última sexta-feira, 20 e movimentará o futsal da região nos próximos três meses
Por: Osmar Rebolo Junior
Na presença de autoridades municipais e equipes participantes, foi aberta na noite da última sexta-feira, 20, a 18ª edição da Taça da Uva de Futsal, evento esportivo tradicional que reúne este ano um número recorde de equipes: 32. A Taça da Uva é promovida pela Prefeitura de Colombo, através do Departamento de Esportes, em parceria com a Liga de Colombo de Futsal – LCF.

Abertura oficial
Participaram da solenidade de abertura, no ginásio de esportes do Rio Verde, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Ademir Cavalli, que esteve representando o prefeito J. Camargo; o diretor do Departamento de Esportes, Marcelo Carneiro e vereadores de Colombo. O ex-jogador do Coritiba, Gelson, que atua hoje na Grécia, também marcou presença no evento esportivo. Gelson foi integrante das escolinhas de futebol do município de Colombo.
Ao falar na abertura da Taça da Uva, o secretário Pedro Ademir enalteceu a importância do evento no cenário metropolitano: “A Taça da Uva superou todas as dificuldades desde seu início e hoje se consolida como um dos eventos mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba”, disse.
Para o diretor do Departamento de Esportes, Marcelo Carneiro, a Taça da Uva tornou-se um grande evento esportivo que ganha ainda mais credibilidade através da parceria com a Liga de Colombo de Futsal: “Dessa maneira o futsal passa a ser ainda mais reconhecido. É um esporte que vem crescendo e se fortalecendo em Colombo”. Na ocasião, vários prêmios foram sorteados aos participantes da Taça da Uva de Futsal.

Jogos da rodada inicial
Depois da abertura, aconteceu o primeiro jogo do torneio, entre as equipes do Ghama e do Insid. A partida, muito disputada do início ao fim, terminou com empate entre as equipes, em 3x3.
Os jogos da Taça da Uva vão acontecer no Ginásio do Rio Verde, às terças e quintas-feiras e no Ginásio do Guaraituba, às quartas e sextas-feiras. Participam equipes de Colombo, Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Curitiba e Almirante Tamandaré, entre outras, nas categorias Adulto e Juvenil.
Além desta partida, completaram a rodada de abertura, Scorpions 3x2 LSC, Manchester 3x2 Paranacal (na categoria juvenil, no ginásio do Guaraituba), e Milan 0x5 Brasmeincol, Real Futsal 8x0 Os Imbatíveis e Cecal/Bocaiúva do Sul 4x3 On Jack Tall.

Próximos jogos
Jogos de ontem
Categoria Juvenil – Ginásio Leandro Alberti (Guaraituba)
19h30 – Os Bravos x Brasmeincol
20h30 – Maracanã x Arsenal
21h30 – Cruz Azul x Copel
01/04
19h30 – Santa Maria x Santa Tereza
20h30 – São Dimas x Fox
21h30 – P.S.F.C x Ajax

Categoria adulto
Estádio Rio Verde – 31 de janeiro
20h – Real Futsal x Milan
20h45 – Brasmeincol x Quatro Barras
21h30 - Metropolitano x Nicolini
02/04
20h – Quatro Barras x Real Futsal
20h45 – Ghama x Cecar/Bocaiúva do Sul
21h30 – Apocalipse x Metropolitano

26 de mar. de 2009

Sartori perde em casa, mas segue dividindo a ponta

Equipe foi superada pelo Iguaçu de Santa Felicidade, por 4x0
Por: Osmar Rebolo Junior
O Sartori não se deu bem jogando pela primeira em São José dos Pinhais, na Taça Paraná, e acabou perdendo para o Iguaçu de Santa Felicidade por 4x0, mas que mesmo assim, manteve o time são-joseense, dividindo a ponta com o próprio Iguaçu e também com o União Itália, de Araucária.

Derrota em casa, e grupo embolado
Jogando pela primeira vez em casa, o Sartori não conseguiu repetir o bom desempenho que teve em sua estreia na Taça Paraná - no final de semana anterior, quando venceu o União Itália, em Araucária, por 2x1, jogando desde a metade do tempo inicial com um homem a menos – e perdeu atuando no estádio do Pinhão, para o Iguaçu de Santa Felicidade pelo placar de 4x0. Marquinhos, Marcelo Maia, Jonatan e Vinícius anotaram os tentos do time curitibano. Mesmo com a derrota, o Sartori se manteve com a mesma pontuação do vencedor e ainda do União Itália – que somam três pontos.
Neste domingo, a equipe são-joseense estará de folga, enquanto em Araucária, União Itália e Iguaçu estarão se enfrentando, e um empate entre ambos será muito bom para o Sartori, que volta a jogar na outra rodada, em casa diante do União Itália, podendo assumir a ponta do grupo se vencer.
Sartori – Beto; Carlinhos, Rogério, Negão e Digo, Héctor e Paulinho, Zé Rubens e Ale, Vitor e Gilson. Ainda: Zaramela, Roberval, Roberson, Branco, Samuca e Donarte. Téc: Celso.
Iguaçu – Cristopher; Gilmar, Italiano, Nego e Valtinho, Leomar e Juarez, Marcelo Maia e Marquinhos, Vinicius e Jhonatan. Ainda: André, Renato, Cleiton, Diego, Zé, Cenoura e Valdir. Téc: Altevir Sales.

Demais resultados
Capivari 6x2 Sambaqui, Imbituvense 2x4 Internacional, Ypiranga 2x2 Guamiranga e Rondon 0x0 São Manoel.

Classificação
Grupo A
1º Urano: 06 pontos
2º Cachoeira Capivari: 03 pontos
3º Sambaqui: 00 ponto
Grupo B
1º Iguaçu, União Itália e Sartori: 03 pontos
Grupo C
1º Internacional: 09 pontos
2º Ypiranga: 04 pontos
3º Imbituvense: 02 pontos
4º Guamiranga: 01 ponto
Grupo D
1º Rondon: 04 pontos
2º São Manoel: 02 pontos
3º Loandense: 01 ponto

25 de mar. de 2009

Ana Terra venceu na abertura da 3ª fase

Vitória veio fora de casa, diante do Os Manos de Piraquara
Por: Osmar Rebolo Junior
O Ana Terra começou bem a 3ª fase da Copa Tamandaré, ao vencer fora de casa ao Os Manos de Piraquara, por 1x0, gol marcado por Edmilson, de pênalti no tempo final. O time lidera o grupo B ao lado do Operário Pilarzinho, com três pontos.

Vitória na raça
O Ana Terra foi até Piraquara, enfrentar o Os Manos, pela rodada de abertura da 3ª fase da Copa Tamandaré, e venceu por 1x0, em uma partida bem emocionantes, com chances de gols de ambos os lados, o que mostrou que Ana Terra é o favorito pela vaga e Os Manos também deve ser o outro classificado. O tento da vitória foi marcado aos 15’ da etapa final por Edmilson, em cobrança de pênalti. No sábado, o time volta a campo e se vencer já se garante na 4ª fase, porém, o adversário vai ser conhecido após divulgação da próxima rodada.
Ana Terra – Mussum; Pil, Taxinha, Fabão e Juliano, Bananinha e Cezinha, Nero e João Paulo, Márcio e Edmilson. Ainda: Neto, Chapoca, Betinho, Wilker, Xuxa, Lico, Ivan e Rogério Buiu. Téc: Ziquita, auxiliado por Rossano, Mário e Picanha.
Os Manos – Leandro; Alê, Marcão, Israel e Everton, Ricardo e Alcimar, Veninsal e Bruno, Alisson e Edimar. Ainda: Carlinhos, Buguello, Márcio e Alaor. Téc: Alexandro, auxiliado por Fábio e Fubá.


Demais resultados
Operário Pilarzinho 2x0 Triestre de Pinhais, Olaria/Palmeirinha 2x3 União Ahú, São Carlos/Vila Sandra 4x1 Paulistinha, Vila Torres 3x3 Bairro Alto, Tupã 1x0 Maracanã, Vasco da Gama 2x4 XV de Novembro e Pioneiro 4x0 Garotos Unidos.

Classificação da 1ª rodada
Grupo A (Laudelino Vieira)
1º Tupã: 03 pontos
2º Vila Torres e Bairro Alto: 01 ponto
4º Maracanã: 01 ponto
Grupo B (Eudes Paulo da Silva)
1º Operário Pilarzinho e Ana Terra: 03 pontos
3º Os Manos e Triestre: 00 ponto
Grupo C (Antônio Hecke)
1º Pioneiro e União Ahú: 03 pontos
3º Garotos Unidos e Olaria/Palmeirinha: 00 ponto
Grupo D (Wanderlei Rodrigues)
1º São Carlos e XV de Novembro: 03 pontos
3º Paulistinha e Vasco da Gama: 00 ponto

24 de mar. de 2009

Roça Grande estreou com goleada

Equipe fez 5x1 no São Gabriel, com gols de Deley e Valdo
Por: Osmar Rebolo Junior
O Roça Grande foi o grande destaque da rodada de abertura da segunda fase do Campeonato de Quarentinhas de Colombo, ao vencer o São Gabriel pelo placar de 5x1, com três gols de Deley e mais dois tentos de Valdo, isso sem contar a quantidade de gols perdidos, até sem goleiro, que poderiam ter aumentado ainda mais a enxurrada de gols do Roça Grande. Na outra chave, o Bola de Ouro venceu e também é líder. Nesta fase serão apenas três rodadas, sendo que os dois primeiros colocados de cada grupo, se garantem nas semifinais.

Goleada do Roça Grande
O Roça Grande estreou muito bem na segunda fase do Campeonato de Quarentinhas de Colombo, ao vencer de goleada o São Gabriel, pelo placar de 5x1, em partida disputada no domingo, no estádio Beira Rio. Os gols foram marcados pelo artilheiros da competição, Deley, que fez três tentos, e por Valdo, que marcou duas vezes, e ainda perdeu um gol sem goleiro, enquanto Adão descontou para o São Gabriel. Na outra partida da chave, o Nacional perdeu para o Ponta Grossa, por 3x2.
Roça Grande – Jajá; Sardela, Cabral, Vaquinha e Claudinho, Parafa e Gilsino, Gérson e Derley, Valdo e Samuel. Ainda: Balim, Luizinho, Hamilton, Toninho, Ceará, Dirceu e João Antônio. Téc: Gilmar, auxiliado por Pingüim e Beá.
São Gabriel – Flávio; Percy, Marcos Valério, Sérgio Antônio e Valdir Nicolini, Vilmar e Adão, Alexandre e Joel, Vanil e Darcy Bath. Ainda: Miguel e Coelho. Téc: Miguel, auxiliado por José Carlos.

Grupo D: Bola de Ouro sai na frente
Na outra chave, o Bola de Ouro venceu fora de caso o União Guaraituba, por 2x0, e saiu em vantagem na segunda fase, enquanto o Santa Cruz e Gralha Azul ficaram no 2x2, e dividem a vice liderança.

Classificação
Grupo C
1º Roça Grande e Ponta Grossa: 03 pontos
3º Nacional e São Gabriel: 00 ponto
Grupo D
1º Bola de Ouro: 03 pontos
2º Santa Cruz e Gralha Azul: 01 ponto
4º União Guaraituba: 00 ponto

Próximas rodadas

Dia 29/03 (todas as partidas às 10h)
Ponta Grossa x São Gabriel (estádio do São Sebastião)
Nacional x Roça Grande (Porteira)
Gralha Azul x União Guaraituba (E. Trevisan)
Bola de Ouro x Santa Cruz (Rio Verde)
Dia 05/04 (todos os jogos às 10h)
Santa Cruz x União Guaraituba (Rio Verde)
Gralha Azul x Bola de Ouro (E. Trevisan)
Roça Grande x Ponta Grossa (Beira Rio)
São Gabriel x Nacional (Ressaca)

23 de mar. de 2009

Marcelinho Paraíba estreia com gol, e coxa vence

Paraná Clube espanta fantasma do rebaixamento e entra no G-8
Por: Osmar Rebolo Junior
Melhor estreia impossível. Marcelinho Paraíba disputou pela vez uma partida pelo Coritiba, e além de atuar bem, também deixou sua marca ao marcar o segundo gol do coxa – que venceu por 2x1 ao Nacional, ontem no Couto Pereira. O líder é o Atlético, que perdeu de virada para o Paranavaí, no interior do estado, por 2x1.
O Paraná Clube foi até a fronteira no sábado, e venceu o Foz do Iguaçu por 2x1, que lhe garantiu a saída do tricolor da zona de rebaixamento, e ainda fez a equipe entrar no grupo de classificação para a fase seguinte.

Com sangue novo Colombo FC quer voltar a disputar títulos

Presidente Tite apresenta projeto inovador
Por: Dirceu Maschio
Único tetracampeão, segundo maior vencedor do campeonato da Liga, com seis títulos, um a menos que o Juventus, o Colombo Futebol Clube, o vovô do futebol colombense, inicia 2009 com um projeto ousado, objetivando colocar a equipe principal novamente nos trilhos da verdadeira história do clube, marcada por conquistas gloriosas. Após assumir a presidência do Colombo e junho do ano passado, Jusmar Roque Bolsi, mais conhecido por Tite, iniciou um trabalho de recuperação do Colombo FC, e agora quer definitivamente sacramentar a nova fase do clube, com o lançamento desse projeto inovador.
A iniciativa de Tite visa encerrar essa fase apagada do clube, principalmente em relação ao time da categoria adultos, que atingiu o topo do sucesso, com o título da Taça Paraná de 2001, e ainda o bicampeonato da Copa Folha Tamandaré 2002/2003, e o vice campeonato do sul-brasileiro em 2002. A partir de 2003, a categoria adultos iniciou um processo de decadência, culminando, com o licenciamento do campeonato em 2006/07, justamente quando completava 25 anos de filiação na Liga, e tendo disputado todos os campeonatos, interruptamente.
O golpe decisivo para esse declínio, iniciou na final do campeonato da Liga em 2002, quando o Colombo perdeu o título mais certo da sua história, e justamente para o seu principal rival, o Juventus EC. Com um time imbatível, o Colombo era disparado o grande favorito ao título, e já contava como certo o pentacampeonato. Só que os deuses do futebol resolveram mudar a história, e o Juventus, com um time sem estrelas, acabou surpreendendo e levantou a taça nas penalidades.
Um pouco de história
Com mais de 80 anos de idade, o Colombo Futebol Clube foi criado extra oficialmente no ano de 1926, e mandava seus jogos num campo, onde é hoje a sede da Assenco, no centro de Colombo. A primeira competição o oficial disputada pelo clube foi na década de 60, na famosa Liga dos Minérios, que reunia clubes de Colombo, Tamandaré, Bocaiúva do Sul e Rio Branco do Sul, e por muitos anos foi considerada a maior e melhor da região Metropolitana de Curitiba.
Racha no clube
Em 1960, o Colombo FC era poderoso na região dos Minérios, e começou uma disputa interna de poder, que acabou culminado, num grande “racha”, entre jogadores jovens e os medalhões. O grupo dos mais jovens, descontentes porque não tinham oportunidade de jogar, acabaram montando uma outra equipe, nascendo assim, o Juventus EC, que deu início à histórica rivalidade que dura até hoje. Na década de 60 até meados de 70, a rivalidade era tão séria, que colombense e juventinos não freqüentavam os mesmo bares. Quem levou a melhor até a criação da Liga de Colombo, em 1981, foi o Juventus, que conquistou o tricampeonato da Liga dos Minérios, enquanto que o Colombo por três vezes chegou muito perto do título, inclusive foi vice campeão. O Juventus continuou arrasador, e ganhou o três primeiros campeonatos da Liga (82,83 e 84), e um quarto títulos em 87. O Colombo, só conseguiu levantar o seu primeiro título, em 1990, e depois de novo em 1992.
Colombo fez história
Além dos importantes títulos da Liga (o inédito tetracampeonato) e Estadual (Taça Paraná), com a categoria adultos, o Colombo fez sucesso na categoria feminino, sendo vice campeão do estadual e metropolitano em 2005, ano em que revelou a jogadora Ester, hoje uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira, categoria adultos, vice no último mundial e medalhas de prata nas olimpíadas. O Colombo também já revelou vários jogadores para o futebol profissional, os mais recentes, o atacante Gelson(ex-coxa e atualmente na Turquia, e o volante Rodrigo Mancha, que fez fama no Coritiba e agora vai para o Santos.
Voltando no futebol amador, a equipe de veteranos já levantou vários títulos nesses mais de 80 anos de história, o mais importante foi o tricampeonato 2003/04/05, cuja equipe era comandada pela dupla Joelson Guarize e Jerson Ferreira.
A nova realidade
“ Com união e uma forte equipe de trabalho, queremos recolocar em 2009 o clube Colombo no seleto grupo das equipes colombenses, que irão brigar por títulos em todas as categorias”, disse com muita empolgação, o presidente Tite, durante reunião da diretoria realizada no sábado passado, na sede do clube.
Entre as metas de 2009, o Colombo FC quer disputar o título das categorias Adultos, juvenil e máster, da Liga, além de iniciar um trabalho de base, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil, e juniores, visando disputar os campeonatos da Federação Paranaense de Futebol, competições que são a principal vitrine do Paraná, para os atletas em formação se profissionalizarem.

Atual diretoria – gestão junho2008/2009
Presidente: Jusmar Roque Bolsi (Tite)
Vice – Jefferson José Mendes
Secretária – Aldry Batista de Jesus Bolsi
Tesoureiro - Jerson Gonçalves Ferreira
Diretor de Esportes – Alexandro Teodoro
Coordenador categoria de base – Tacisio Cursino dos Santos
Diretor de futebol feminino Vilmari Teixeira (Pacheco)
Diretor de Patrimônio – Moacir Paiva Silveira