12 de jun. de 2009

Colombo comemorou muito o título do Ana Terra

O Jardim Ana Terra, sede do clube campeão, está se acostumando com as recentes conquistas da equipe
Por: Osmar Rebolo Junior
Está virando rotina! Todos os anos os torcedores do Ana Terra comemoram alguma conquista do time, a mais recente a da Copa Folha de Tamandaré, que se junta os troféus conquistados da própria competição em 2006/2007, além de outros títulos em outras categorias, como Copa Integração de juniores e das disputas da Liga de Colombo.

Festa de Almirante Tamandaré até Colombo
Logo que terminou a decisão da Copa Folha de Tamandaré, a torcida do Ana Terra começou uma grande comemoração nas dependências do estádio João Delladone e logo que foram entregues os prêmios aos destaques da campanha vitoriosa, foi feita uma carreata que terminou na sede do clube, no Jardim Ana Terra, em Colombo, onde a festa reuniu centenas de torcedores que comemoram durante toda a noite, mesmo com o intenso frio.

Supremacia Colombense
Até a década passada, Colombo tinha já mostrado a sua tradição na Copa Folha, entretanto, sem conquistar títulos já que tinha sido vice em três oportunidades, com o Roça Grande (1986/1987), União São Jorge (1989/1990) e Colombo (1992/1993), entretanto, na atual década, a cidade já levou quatro taças, sendo a maior vencedora entre os municípios participantes, ao lado de Curiitba. O Colombo FC conquistou os campeonatos de 2001/2002 e 2002/2003, e o Ana Terra levou as disputas de 2006/2007 e agora em 2008/2009.

Campeões da Copa Folha de Tamandaré
1985/86 – Calcoagro
1986/87 – Calcoagro
1987/88 - Cal Gulin
1988/89 - 7 de Setembro
1989/90 - Barriqueiro do Ahu
1990/91 - Mako Modelo
1991/92 - Super Mercado Loro
1992/93 - Super Mercado Loro
1993/94 - Combate Barreirinha
1994/95 - Combate Barreirinha
1995/96 - Capão Raso
1996/97 – Tanguá
1997/98 - Tanguá
1998/99 - Vasco da Gama
1999/00 – Renove
2000/01 - Garotos Unidos
2001/02 - Colombo FC
2002/03 - Colombo FC
2003/04 – Independente
2004/05 - Perugia Bairro Alto
2005/06 – Independente
2006/07 - Ana Terra
2007/08 - Independente/Olimpique
2008/09 – Ana Terra

Fotos: Osmar Rebolo Junior
Torcida se aglomerou na frente da sede do time
Torcida organizada do Ana Terra fez nova festa, já na sede do clube
De ônibus fretado, a torcida fez a caravana da festa

Ana Terra sagrou-se bicampeão em uma sensacional disputa

Time venceu dez jogos dos dois que fez na competição e na final enfrentou o valente XV de Novembro
Por: Osmar Rebolo Junior
O Ana Terra confirmou o seu favoritismo depois de vencer dez partidas dos doze jogos da Copa Tamandaré, e na decisão suou muito a camisa azul e branca para vencer o também colombense, XV de Novembro, por 2x1, com dois gols de Edmilson, e levantou o caneco da empolgante competição, repetindo feito de 2006/2007.

Jogo emocionante
Foi uma partida digna de decisão! Assim, o Ana Terra conquistou o bicampeonato da Copa Tamandaré, diante do XV de Novembro, em Almirante Tamandaré. E a taça não veio de modo fácil, pois do outro lado estava uma equipe valorosa, comandada pelo treinador Gabriel, e contando com o seu artilheiro, Agnaldo.
Durante toda a partida, os lances de gols foram acontecendo, entretanto, os goleiros Mussum e André, salvavam suas pátrias a todo o momento. Mas contando com um elenco com mais condição técnica, o Ana Terra conseguiu vencer por 2x1, e contando com o seu artilheiro, Edmilson, que fez os dois tentos da equipe, que garantiu o bicampeonato. Agnaldo foi o marcador pelo lado do vice campeonato.
O Ana Terra saiu de campo comemorando como nunca, enquanto o XV saiu aplaudido por todo o estádio, e quem ganhou com o jogo, foi o futebol, que presenciou uma estupenda decisão.
Time campeão: Argemiro Neto, Ivan, Taxinha, Fabão, Mussum, Wilker, Márcio Nunes, Aurélio, Pil, Nego, Rossano, César, Nando, Orley, Edmilson, Juliano, João Paulo, Betinho, Xuxinha, Cainho, Nero, Chapoca, Bananinha e Mário. Comissão técnica: Ziquita (treinador), Rossano (auxiliar), Mário (massagista) e Picanha (diretor).
XV de Novembro (vice): André, Joãozinho, Tole, Redondo, Juninho, Frango (Paulo Vera), Guego (Deivid), Paniche, Pico, Fininho (Casca) e Aguinaldo). Técnico: Gabriel.

Na preliminar, decidindo o 3º lugar, Olaria/Palmeirinha e Maracanã empataram a dois gols. O Olaria venceu nas penalidades máximas, conquistando o 3º lugar.

Campanha do Ana Terra
31/01 - 3x1 União Juventus
07/02 - 3x2 Tupã
08/03 - 6x3 Paulistinha
15/03 – WO no Santa Quitéria
23/03 – 1x0 Os Manos
30/03 – 1x1 Trieste de Pinhais
05/04 – 0x0 Operário Pilarzinho
19/04 - 4x0 Tupã
26/04 - 3x1 Vila Sandra
10/05 - 3x1 Olaria
17/05 - 1x0 Maracanã
24/05 - 3x0 Maracanã
07/06 - 2x1 XV de Novembro

Festa Junina do Colombo FC foi um sucesso

Pela primeira vez, o clube organizou uma festa junina, e foi um grande sucesso
Por: Osmar Rebolo Junior
No sábado e domingo passados, o Colombo FC organizou pela primeira vez uma festa junina, que fez muito sucesso na cidade, relembrando os velhos tempos em que nesta época do ano, a festa se espalhava por toda a cidade. Evento também marcou a nova fase do Colombo, sob a presidência de Tite.

Festança
O ano de 2009 realmente está sendo muito diferente, para o Colombo FC, que sob o comando do presidente Tite e outros abnegados, como o diretor Xavier, estão dando outro rumo para o tradicional clube colombense. Depois de reativar o time de futebol, que voltou a participar de campeonatos – o primeiro é a disputa do Campeonato de Juvenis da Liga de Colombo – o time também organizou pela primeira vez em sua historia, a festa junina, no campo “arraial” do clube, que recebeu centenas de pessoas durante os dois dias do evento, que aconteceu no sábado e domingo.
Quem foi pôde assistir à queima de fogos, o acendimento da fogueira, a apresentação da quadrilha e ainda na tenda de shows, acompanharam vários tipos de músicas tocadas por uma banda. Enquanto isso as crianças podiam brincar no parque montado do gramado do estádio.
Na hora que bateu a fome, os participantes puderam se empanturrar de cachorro-quente, pastel, além de tudo quanto é tipo de doces e do famoso quentão.
Segundo o presidente Tite, “tudo o que fazemos pelo clube é importante, mesmo que outros presidentes nos critiquem e não acreditem em nosso trabalho, mas tudo isso, assim como, os investimentos no time, são frutos que vamos colher no futuro, e com grandes resultados”, comentou Tite.

Contagem regressiva para o ponta pé inicial

Séries A e B começam no dia 04 de julho, e durante a disputa algumas partidas da principal divisão vão ser realizadas na sexta feira à noite
Por: Osmar Rebolo Junior
O Campeonato Amador de Curitiba, o principal torneio suburbano citadino do Brasil, começa no dia 04 julho nas Séries A e B, de acordo com o novo calendário da Federação Paranaense de Futebol, que “puxou” as disputas municipais para o segundo semestre. Serão seis jogos na Série A e nove na B, na rodada de abertura.

Série A
Na primeira fase, as doze equipes se enfrentam em turno único, classificando-se as oito melhores para a fase seguinte, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B.
Na segunda fase, a disputa será em dois quadrangulares de com jogos de ida e volta dentro de si, com a seguinte divisão de times: Chave A: 1º, 4º, 6º e 8º; e no grupo B, 2º, 3º, 5º e 7º, sendo que os dois ponteiros da fase inicial, levam um ponto extra para esta segunda fase.
Para as semifinais, em mata-mata, se classificam os dois melhores times de cada grupo, e para a final, os clubes que se derem bem na penúltima fase.
Nesta fase decisiva, se houver empates no número de pontos haverá ainda uma terceira disputa, que pode se for necessário, ter ainda a disputa de prorrogação e pênaltis.
A grande novidade da Série A, é a realização de uma partida por rodada na sexta feira de noite.
A primeira rodada será (15h30): Urano x Santa Quitéria, Iguaçu x Olimpique, Trieste x Uberlândia, Vila Hauer x Olaria, Combate Barrerinha x Nova Orleans e Vila Fani x Capão Raso.
Na categoria de juniores, como de praxe, os jogos acontecem às 13h30, na preliminar das partidas principais.

Série B
O Campeonato Suburbano da Série B também já está definido, com a participação de vinte clubes, divididos nos seguintes grupos. A - União Ahú, Vasco da Gama, Operário Pilarzinho, Barigui Seminário, Ypiranga, Santíssima Trindade e Bairro Alto; B - Caxias, Bangu, Sergipe, Tanguá, Grêmio Ipiranga, Rio Negro e Osternack; C – Novo Mundo, Calixto, Boqueirão, Arbesc, São Paulo e Imperial.
As equipes se enfrentarão em turno e returno dentro de suas chaves, se garantindo para a seqüência os quatro melhores classificados de cada grupo.
Nesta nova fase, novamente os clubes serão divididos, em chaves “D” e “E”, se enfrentando um grupo contra outro em turno único, para que os dois melhores classificados em cada chave se garanta na semifinal, nos confrontos 1º D x 2º E e 1º E x 2º D. Por fim, as equipes que vencerem os confrontos das semifinais se enfrentam na decisão do torneio e garantem vaga na Série A de 2010.
No encontro Arbitral, por sorteio, a 1ª rodada foi definida (com jogos começando às 15h30 e a categoria de juniores às 13h30):
Grupo A –União Ahú x Bairro Alto, Operário Pilarzinho x Vasco da Gama e Ypiranga x Santíssima Trindade (Folga: Barigui Seminário).
Grupo B – Rio Negro x Caxias, Bangu x Sergipe e Tanguá x Grêmio Ipiranga (Folga: Osternack).
Grupo C – Novo Mundo x Arbesc, São Paulo x Boqueirão e Calixto x Imperial.

9 de jun. de 2009

São José: Sonho da vaga ficou para 2010

Equipe volta para as atenções para o Estadual de Juniores
Por: Osmar Rebolo Junior
O São José se despediu do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso com uma derrota para o AFA de Foz do Iguaçu, por 1x0, na fronteira do Estado. Mesmo jogando melhor que o adversário em todo o jogo, o São José acabou levando o único gol da partidas aos 44” do 2º tempo. Agora, o time volta as atenções para o Campeonato Paranaense de Juniores, no segundo semestre, e também a pensar a Segundona no ano que vem, para novamente tentar a vaga para a elite estadual em 2011.

Vaga na elite só no ano que vem
O São José ainda tinha esperanças de se garantir na segunda fase do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso, e por pouco não conseguiu a vaga, já que o Francisco Beltrão atuando em casa “conseguiu” o improvável empate contra o eliminado Sport de Campo Mourão, em 3x3, o que abriu caminho para que o São José levasse a vaga, caso, vencesse o AFA em Foz do Iguaçu.
De acordo com o presidente João Otávio, o time foi superior durante todo o tempo no domingo, mas não conseguiu o tento que lhe daria a classificação, e acabou levando aos 44” do 2º tempo, o tento que acabou com as chances de classificação, pois perdendo por 1x0, nem mesmo um empate resolveria a situação.
Com a eliminação, o São José volta as suas atenções para o Campeonato Paranaense de Juniores, que começa em julho, e deve usar cinco jogadores que atuaram na equipe de cima, como foram os casos de Neto, Rafael, Caio, Ildemar e Gabriel.
Entretanto, Gabriel deve ser negociado, já que na partida de domingo vários empresários, entre eles, Assis, irmão e procurador de Ronaldinho Gaúcho, gostou da atuação do jogador. Romenigue também dever deixar o time para integrar o elenco do Gama, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

Outros detalhes para o segundo semestre
O presidente João, também disse que a base do elenco que participou da Divisão de Acesso deve atuar ou pelo Pato Branco, na disputa da Série C do Estadual, ou o Marcílio Dias, de Itajaí, que está participando do Brasileiro da Série C – ambos os casos em forma de parceria, que será oficializada durante a semana.
Fora das quatro linhas, são enormes as possibilidades do São José passar a disputar jogos em outro município, na região metropolitana de Curitiba. “Estamos mantendo conversar com um prefeito de uma cidade da região de Curitiba mesmo, para que ano que vem o São José atue em outro local, e as chances são grandes disso acontecer, para que em 2010 possamos conseguir a vaga para a elite em 2011”, falou João.

Classificação final da 1ª fase
P Equipe P J V E D GP GC SG
1º Portuguesa 21 9 7 0 2 22 16 6
2º Serrano 21 9 6 3 0 20 11 9
3º Roma 20 9 6 2 1 20 4 16
4º Arapongas 15 9 4 3 2 13 5 8
5º Operário 15 9 4 3 2 12 10 2
6º AFA 10 9 3 1 5 12 13 -1

7º F.Beltrão 10 9 2 4 3 11 13 -2
8º Sport 7 9 2 1 6 13 19 -6
9º São José 7 9 2 1 6 9 16 -7
10º Maringá 0 9 0 0 9 9 34 -25
*** Em negrito, os classificados para o Hexagonal final

7 de jun. de 2009

Urano está perto de integrar o “hall” dos campeões estaduais

Confirmando o título, o Azulão passa a fazer parte da lista de campeões da maior competição estadual
Por: Osmar Rebolo Junior
O Urano pode conquistar no domingo o título da Taça Paraná, atuando da casa diante do Rondon, sendo que o Azulão precisa de apenas um empate para ficar com a taça da competição, que quase veio no ano passado quando o time ficou com o vice campeonato, e entrar para a lista dos vencedores da principal competição amadora do Paraná.

Maiores vencedores
Neste domingo, o Urano pode integrar o seleto gruo dos campeões da Taça Paraná, passando a ter uma conquista. Mas vários times colecionam inúmeras conquistas da disputas, como por exemplo o Trieste, que é o maior vencedor, com dez título. O time de Santa Felicidade é seguido pelo Combate Barreirinha, que venceu seis vezes a disputa, a mesma situação do Fanático de Campo Largo, seguido pelo seu rival, o Internacional, que soma três taças. Com duas conquistas aparece o Vila Fanny, e com uma vez campeão, a lista que vai incluir Urano ou São Manoel, já tem Ferroviário de União da Vitória, Corinthians de Londrina, União Medianeirense, Iguaçu, Aimoré de Matelândia, XV de Novembro de Londrina, Demafra de Paranavaí, Sete de Setembro de Dois Vizinhos, AA Palmeira, de Palmeira, Flórida, Pitanga, Ipiranga de Palmeira, Engenheiro Beltrão, Madeirit de Guarapuava, Colombo e Loandense.

Campeões da Taça Paraná
1964 - Ferroviário, de União da Vitória
1965 – Trieste
1966 – Trieste
1967 – Corinthians de Londrina
1968 – Fanático
1969 – Trieste
1970 – Trieste
1971 – Trieste
1972 - União Medianeirense
1973 - Iguaçu
1974 – Aimoré de Matelândia
1975 – XV de Novembro de Londrina
1976 – Fanático
1977 – Demafra de Paranavaí
1978 – Fanático
1979 – Fanático
1980 – Internacional de Campo Largo
1981 – Internacional de Campo Largo
1982 – Caramuru de Chopinzinho
1983 – Fanático
1984 – Trieste
1985 – Trieste
1986 – Fanático
1987 – Sete de Setembro de Dois Vizinhos
1988 – Trieste
1989 – Vila Fani
1990 – Trieste
1991 – Vila Fani
1992 – AA Palmeira, de Palmeira
1993 – Flórida
1994 – Pitanga
1995 – Ipiranga de Palmeira
1996 – Internacional de Campo Largo
1997 – Combate Barreirinha
1998 – Combate Barreirinha
1999 – Combate Barreirinha
2000 – Combate Barreirinha
2001 – Colombo
2002 – Combate Barreirinha
2003 – Engenheiro Beltrão
2004 – Madeirit de Guarapuava
2005 – Combate Barreirinha
2006 – Trieste
2007 - Loandense

Títulos do Urano
O Urano foi fundado em 1968, mas somente em 1994 se filiou na Federação Paranaense de Futebol, disputando a segundona da época, onde faturou logo de cara a taça da disputa, inclusive repetiu o feito na categoria de juniores.
Em 2001, a equipe conquistou o seu primeiro grande momento entre os “grandes” de Curitiba, ao ser campeão da Divisão Especial da Suburbana em 2001, ao vencer o Combate Barreirinha. Na disputa da Copa dos Campeões, também ficou com o troféu de vencedor.
Em 2003, foi vice campeã da Divisão Especial de adultos, e ficou com a taça de campeão na categoria de juniores.
No ano passado, levantou a taça de forma invicta, enfrentando o Iguaçu de Santa Felicidade, na decisão da competição.
Ainda em 2008, ficou com o vice da Taça Paraná, ao perder para o São Manoel, no interior do estado.

Campanha do Urano
5x1 Sambaqui
6x1 Capivari Cachoeira
16x0 Sambaqui
3x2 Capivari Cachoeira
1x1 União Itália
2x1 União Itália
3x0 Iguaçu
1x1 Iguaçu
3x1 Rondon