16 de jan. de 2010

Urano se despede do técnico Ari Marques

Em dois anos, Ari Marques disputou 5 títulos e ganhou quatro
Por: Dirceu Maschio
Depois do estrondoso sucesso do técnico Ari Marques no futebol amador de Curitiba, dirigindo a equipe do Clube Esportivo Urano, Ari se despediu nesta sexta, 15, do Azulão da Vila são Pedro, e já está de malas prontas rumo a Cuiabá, capital do Mato Grosso, onde vai dirigir a equipe profissional do Cuiabá Esporte Clube. Lá, o técnico Ari Marques acertou contrato por um ano, para disputar o campeonato estadual, e Campeonato Brasileiro série “D”.

Três Faixas
O estilo radicalmente profissional imposto pelo técnico Ari Marques durante os dois anos que dirigiu o Urano, simplesmente incendiou o campeonato Amador de Curitiba, que nunca teve na sua história, uma equipe amadora tão bem preparada técnica e fisicamente. O resultado desse excepcional trabalho, todo mundo já conhece, o Urano passou literalmente por cima de todos os adversários, e em cinco títulos disputados, o técnico Ari ganhou quatro, perdendo apenas a final da Taça Paraná de 2008, cuja derrota teve a intervenção direta do árbitro, que com uma arbitragem abaiso da crítica influiu no resultado daquela partida. Não fosse essa “mãozinha”, fatalmente o Urano seria hoje também bicampeão da Taça Paraná.
A despedida do técnico Ari aconteceu na noite da sexta,-feira, 15, durante um jantar, que reuniu dirigentes e alguns jogadores do Urano, além de diretores da Federação Paranaense de Futebol e Imprensa. O presidente do Urano Elias Martins, disse que o técnico Ari Marques em apenas dois anos fez história no futebol amador do Paraná, e que o seu talento agora será visto a nível nacional no futebol profissional.

Homenagens
No final do jantar festivo, o presidente do Urano Elias entregou as três faixas de campeão, bi de Curitiba e campeão da Taça Paraná 2009. Ari emocionado comentou que “a vivência desses dois anos com futebol amador, foram de muita valia para a sua carreira de técnico e na vida pessoal, em função dos muitos amigos conquistados”.
Além de ter sido um grande jogador profissional, Ari Marques tem uma larga experiência como técnico. Uma das temporadas mais importantes da sua carreira foi no ano de 2000, quando dirigiu a equipe do Paraná Clube, na famosa Copa Havelange. Também treinou a equipe do Rio Brando em 1998 e trabalhou com as categorias de base do Paraná Clube. Antes de aceitar a proposta do Cuiabá, Ari Marques recebeu vários convites de outros clubes, entre eles: Cianorte, Iguaçu e Londrina. O sim ao Cuiabá aconteceu em função da boa proposta: contrato de um ano, com uma grande estrutura para desenvolver o trabalho.Ari deve levar vários jogadores do futebol amador de Curitiba, que se destacaram em 2009, três já foram contratados pelo Cuiabá, Flavinho (autor de dois gols na final do campeonato de Curitiba/2009 contra o Trieste), Geovani e Evandro, além do preparador físico Alexandre. Nos próximos dias, após análise criteriosa do plantel do Cuiabá, é possível, que Ari acabe indicando mais jogadores da suburbana de Curitiba.

Fotos: Dirceu Maschio





Em ritmo de treino, Coxa vence Serrano

Coritiba não precisou fazer muita força para vencer com facilidades
Por: Osmar Rebolo Junior
O Coritiba estreou com o pé direito no Campeonato Paranaense, ao vencer neste sábado o Serrano, de Prudentópolis, por 2x0, em jogo ocorrido na Vila Capanema, que recebeu um pequeno público, de menos de dois mil pagantes. Apesar de bem movimentada, a partida teve poucos lances de tentativas de gols, mas serviu para o time alviverde buscar motivação para encarar a temporada, depois do rebaixamento sofrido no final do ano passado.

Jogo "devagar"
A partida de estreia do Coritiba no Campeonato Paranaense começou com a promessa de grandes lances de ataque, com o Coritiba quase abrindo placar já no segundo minutos de jogo, enquanto o time visitante quase abriu em uma cabeçada, defendida pelo goleiro Edson Bastos.
O primeiro gol também saiu no inicio do jogo, aos 12 minutos, quando o estreante Rafinha (ex Paraná Clube), aproveitou um rebote após o chute de Enrico e marcou o tento.
Mas nos minutos seguintes, a partida manteve a correria dos atletas, mas até o final do jogo, nenhum lance de perigo aconteceu, com exceção ao que se tornou o segundo gol do Coritiba. Aos 39”, Enrico acertou a trave e no rebote Ariel fez 2x0.
No temo final, o Serrano, que tem em seu elenco muitos jogadores oriundos de Curitiba e região metropolitana, tentou uma reação, mas parou na péssima atuação do ataque, principalmente do experiente Renaldo, que não conseguiu acertar o gol, em duas oportunidades que teve.
Pelo lado do Coritiba, o grande momento foi em uma cabeçada de Ariel, que acertou a trave, e de um lance de Rafinha, que parou nas mãos do goleiro Val e outro de Eurico.
Um lance curioso aconteceu nos acréscimos da partida, quando o Serrano teve uma falta a seu favor, mas na cobrança, Massai (que jogou pelo Coxa em 2004), jogou a bola para a lateral, deixando os jogadores e torcedores perplexos com o lance. Depois do jogo, o meia disse que teve a atitude porque um jogador estava caído no campo.

FICHA TÉCNICA
Coritiba 2x0 Serrano
Rodada de abertura do Campeonato Paranaense
Local: Estádio Durival Brito e Silva
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva
Auxiliares: Arestides Pereira da Silva Jr e José Renê Stavinski
Renda: R$ 29.110
Público: 2.252 torcedores
Gols: Rafinha, aos 12’ do 1º tempo, e Ariel, aos 40’ do 1º tempo
Cartões amarelos: Luciano Amaral, Pereira e Jeci (Coritiba), Bruno Guerreiro, Rafinha, Alcimar, Anderson (Serrano)
Coritiba: Edson Bastos; Heffner, Jeci, Pereira (Fabinho) e Luciano Amaral (Dirceu), William, Donizete, Enrico (Renatinho) e Rafinha, Marcos Aurélio e Ariel
Técnico: Ney Franco.
Serrano: Val, Hugo, Índio, Jonatas e Bruno Guerreiro, Anderson, Joel (Marcão), Chulapa (Alcimar), Mello e Massai, Robinho (Thiaguinho) e Renaldo.
Técnico: Carlos Nunes.


Corinthians vence da estreia
No jogo que abriu o Campeonato Paranaense, o Corinthians do Barigui venceu o Cianorte por 2x1, em partida ocorrida no Eco-estádio. Os gols foram anotados por William, que marcou um a favor dos donos da casa e outro contra e ainda por Oliveira.

Jogos de domingo
Operário x Cascavel
Nacional x Paranavaí
Iraty x Engenheiro Beltrão
Toledo x Atlético
Paraná Clube x Rio Branco

Fotos: Osmar Rebolo Junior