22 de mai. de 2009

Três times estão próximos das vagas

Campo Alto (grupo A) e Ana Terra e Colombo (chave B) somam 100% de aproveitamento
Por: Osmar Rebolo Junior
O Campeonato de Juvenis da Liga de Colombo, teve até o momento a realização de apenas duas rodadas, mas como são apenas cinco rodadas na fase inicial para conhecer os semifinalistas, alguns times já estão próximos de se garantirem antecipadamente, como são os casos de Campo Alto, Ana Terra e Colombo, que somam seis pontos, precisando somente de mais quatro para levarem as vagas.

Quatro vagas e três times quase lá
O Campeonato da categoria de juvenis da Liga de Colombo, pode conhecer nas duas próximas rodadas os três primeiros classificados para a fase semifinal da disputa, que tem apenas cinco rodadas na fase inicial, e duas já foram realizadas, e que deixaram Campo Alto, no grupo A, e Ana Terra e Colombo, na chave B, com seis pontos ganhos, precisando de apenas mais uma vitória e um empate para o trio se garantiu na seqüência da competição.
O Campo Alto vai pegar na terceira rodada o Santa Cruz e se vencer vai aos nove pontos, ficando na dependência da apenas um empate diante de XV de Novembro e Alto da Cruz, para se classificar. A outra vaga será disputada por Rosário Central, Alto da Cruz, Santa Cruz e Independente, que somam três pontos.
Na chave B, o Ana Terra e Colombo vão enfrentar Grêmio Colombense e Gralha Azul, e se vencerem podem levar as duas vagas do grupo para as semifinais, com um simples empate no confronto entre ambos, na quarta rodada.
O líder pelo saldo de gols, Ana Terra, está formando com: Neto; Maikon, Kelvin, Julio e Sapo, Gilmar e Wilson, Vágner e Voight, Claiton e Alan. Ainda: Charles, Rodrigo, Baiano, Ruan e Hélio. Téc: Galo, auxiliado por Pateta e Cido.
O Colombo está jogando com: Guilherme; Carlão, Josicley, Gladson e Jean, Nando e Junior, William e Toninho, Jhonatan e Eric. Ainda: Howed, João Paulo, Luis Henrique, Baby, Junior, Biui, Douglas, Erick e Henrique. Técnicos: Tarcísio e Ziquita, auxiliado por Nivaldo e Geraldinho.

Resultados da segunda rodada
Alto da Cruz 1x2 Independente
Campo Alto 1x1 Rosário Central
Colombense 3x2 Gralha Azul
União Guaraituba 0x2 Ana Terra
Bola de Ouro 0x2 Colombo
XV de Novembro não compareceu para enfrentar o Santa Cruz, que ganhou os pontos

Classificação
Grupo A P J V E D GP GS S
1 CAMPO ALTO 6 2 2 0 0 6 1 5
2 ROSÁRIO CENTRAL 3 2 1 0 1 6 6 0
3 ALTO DA CRUZ 3 2 1 0 1 6 6 0
4 SANTA CRUZ 3 2 1 0 1 4 5 -1
5 INDEPENDENTE 3 2 1 0 1 2 4 -2
6 XV DE NOVEMBRO 0 2 0 0 2 3 5 -2
Grupo B P J V E D GP GS S
1 ANA TERRA 6 2 2 0 0 6 2 4
2 COLOMBO 6 2 2 0 0 5 1 4
3 U.GUARAITUBA 3 2 1 0 1 4 4 0
4 GR.COLOMBENSE 3 2 1 0 1 4 5 -1
5 BOLA DE OURO 0 2 0 0 2 2 5 -3
6 GRALHA AZUL 0 2 0 0 2 3 7 -4

21 de mai. de 2009

São José é superado pelo Serrano por 2x1 no Pinhão

Time joga o seu futuro contra o Operário no domingo
Por: Osmar Rebolo Junior
O São José se complicou no Campeonato da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, ao perder ontem de tarde no estádio do Pinhão, para o Serrano de Prudentópolis, por 2x1, ficando com os três pontos na 7ª colocação, e agora precisa vencer de qualquer maneira o Operário de Ponta Grossa, no domingo, também em São José dos Pinhais. Os gols foram anotados todos no primeiro tempo, por Rocha e Erivaldo, para o Serrano, enquanto Vitor descontou para o São José.

Derrota em casa
O São José enfrentou ontem no estádio do Pinhão o Serrano de Prudentópolis, pela 5ª rodada do Campeonato da Divisão de Acesso do Paranaense, e acabou perdendo por 2x1, e continuou na 7ª colocação, com três pontos ganhos, precisando mais do que nunca vencer no domingo, também em casa, o Operário Ferroviário de Ponta Grossa.
Quanto ao jogo, o São José entrou em campo com algumas modificações em relação ao jogo de domingo contra o Campo Mourão, com Romenigue e Giovane no banco de reservas, e forçou no ataque para tentar o primeiro gol, entretanto, o Serrano que deu trabalho para o goleiro Alisson, em duas boas jogadas. O gol de abertura saiu aos 25” após uma jogada pela esquerda, no qual a bola sobrou para Rocha que fez 1x0.
Em desvantagem no placar, o São José quase empatou no lance seguinte, mas a bola passou pelo goleiro Dorival, e por toda a pequena área, mas ninguém apareceu para empatar o jogo.
O empate veio aos 33”, após Felipe “Sherek” caiu na área, em um pênalti que realmente aconteceu, mas foi muito contestado pelo adversário e pelas rádios que acompanhavam o Serrano. Na cobrança, Vitor empatou. Minutos depois, Felipe foi substituído por Romenigue, que deu mais movimentação no ataque, mas foi o Serrano, que fez aos 38” o segundo gol, através de Erivaldo.
Na volta do intervalo, o jogo não mudou muito, pois o São José continuou tentando o gol da virada, mas quem chegava com lances de perigo foi o rival. Após a metade da partida, o Serrano valorizou mais a posse de bola fazendo tempo passar rápido e segurou o placar de 2x1.
Nos outros jogos da tarde, o Arapongas em casa venceu o Maringá Iguatemi por 4x0 e o Roma fez 5x1 na Portuguesa, em Apucarana. A noite jogaram Francisco Beltrão e AFA, e Sport de Campo Mourão e Operário Ferroviário.

FICHA TÉCNICA
São José 1x2 Serrano
São José – Alisson Chocolate, Ronis, Vinicius, Felipe e Jackson, Marabá e Dudu, Thiago e Dudu, Thiago e Gabriel, Vitor e André. No banco: Maikon, Neto, Romenigue, William, William Santos, Giovani e Hamilton. Téc: Serrano.
Serrano – Dorival; Hugo, Jhonatan, Geison e Alex, Bruno e Thiago Mello, Rocha e Leonardo, Robinho e Alves. No banco: Junior, Souza, Erivaldo, Barbosa, Guilherme, Leonardo e Diego. Téc: Carlos Nunes.
Gols: Rocha aos 25” do 1º tempo, Vitor aos 33” do 1º e Erivaldo aos 38’ do 1º.
Arbitragem: Luis Alberto de Abreu, auxiliado por Jefferson Piva da Silva e Julio César dos Santos.


Novo treinador no banco
Ontem estreou o novo técnico do São José, Antônio Sérgio Serrano, que substituiu Castro, que deixou o time na segunda feira. O treinador de 47 anos, é de Santos e atuou pelo entre 1979 à 1996 no Santos, Portuguesa, Juventude (RS), Marítimo da Venezuela, Chapecoense, Juventus (SP), Marilia, Iguaçu de União da Vitória e Volta Redondo. Como técnico passou pelas categorias de base do Flamengo, Portuguesa Santista, AD Guarujá, por times da Coréia do Sul e China e por último esteve na Matonense. “Eu vim por intermédio de um empresário que me apresentou o presidente do clube, e após analisar e conhecer o São José, aceitei o convite”, falou Serrano, que como jogador, foi comandado por Levi Culpi, Geninho e Celso Roth.

20 de mai. de 2009

Definida a primeira rodada da competição

Falta ainda definir a tabela de jogos da principal competição amadora da capital
Por: Osmar Rebolo Junior
No último dia 22, aconteceu na FPF o arbitral do Campeonato de Futebol Amador da Capital da Série “A”. Na ocasião, estiveram reunidos os representantes dos doze clubes que irão disputar o certame, além do Presidente da FPF, Hélio Cury, o Diretor de Futebol Amador da Capital, Nelson Abatiá e o Superintendente da entidade, Eliseu Siebert.
O campeonato será disputado em quatro fases. Na primeira etapa do certame, as equipes se enfrentarão em turno único, avançando a 2ª fase os oito melhores classificados. Já os dois clubes que computarem menos pontos caem a Série “B” de 2010.
Na segunda fase da competição os times serão divididos em dois grupos com quatro integrantes cada. O grupo “A” será composto pelos 1º, 4º, 6º e 8º colocados na parte inicial do campeonato, enquanto que o grupo “B” contará com a participação dos 2º, 3º, 5º e 7º melhores colocados. Divididos em grupos, os clubes irão se enfrentar dois turnos, passando as semifinais do torneio, os dois melhores de cada agrupamento.
Os confrontos da terceira fase (semifinal) serão definidos por cruzamento olímpico e disputados em jogos de ida: 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A. Na fase final do torneio, os ganhadores das semifinais se enfrentam em duas partidas para definir o Campeão de Futebol Amador da Capital da Série “A”.

Rodada inicial
A FPF ainda irá redigir o regulamento e a tabela do certame amador, contudo os confrontos da primeira rodada já estão definidos: Vila Fany x Capão Raso, Urano x Sta. Quitéria, Iguaçu x Olympique, Trieste x Uberlândia, Vila Hauer x Olaria e Combate x Orleans. Ainda na reunião arbitral, os clubes solicitaram que da 2ª a 9ª rodada da 1ª fase seja marcado pelo menos um jogo noturno por rodada, sempre nas sextas-feiras.

Campeonato Sub-20
Como já é tradicional a disputa do Campeonato Amador da Capital envolve tanto as equipes adultas como também as juniores, uma vez que este é um campeonato casado. Ou seja, para jogar no adulto, os clubes terão que escalar também suas equipes sub-20. Para ter condições de jogo na primeira rodada, os clubes tem até o dia 22/06, para registrar seus atletas na FPF.

Fotos: Dirceu Maschio
Diretoria do Urano com a taça de campeão de 2008. Cláudio, Elias e Gonzaga. Equipe da Vila São Pedro defenderá o título em 2009

Clubes aprovaram o regulamento para este ano

Hélio Cury, ladeado por Elizeu Siebert e Abatiá comandaram o arbitral

19 de mai. de 2009

São José volta de Campo Mourão com vitória na bagagem

Andrezinho fez o gol do time, que marcou os três primeiros pontos na disputa
Por: Osmar Rebolo Junior
Após tropeçar nas partidas anteriores, e jogando bem em quase todas as disputas anteriores, o São José venceu o Sport de Campo Mourão, por 1x0, no interior do estado, e somou os três primeiros pontos, mostrando para os adversários que a equipe entrou nos trilhos e que será uma das mais cotadas para subir para a Série A em 2010. O tento da vitória foi anotado por Andrezinho, no segundo tempo, e na quarta feira, o time joga em casa contra o Serrano, de Prudentópolis.

Vitória com autoridade
O São José conseguiu finalmente a tão esperada primeira vitória no Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso de 2009, e com muita autoridade para cima do rival. Os primeiros três pontos vieram depois da vitória de 1x0 sobre o Sport, no estádio Roberto Brezinski, em Campo Mourão.
O gol foi marcado aos 14” do 2º tempo, após Jackson fazer boa jogada pela direita e cruzar para Andrezinho marcar o único tento da partida. O triunfo veio comprovar que o São José tinha tudo para voltar do interior do estado com seis pontos, já que havia também apresentado um bom futebol diante da Portuguesa, em Londrina, na quinta feira, quando o São José perdeu por 3x1, mas por falta de sorte do que pelo adversário, e ainda pela péssima arbitragem daquela partida.
Segundo o treinador Castorzinho, “o time jogou muito bem, da mesma maneira que tinha atuada frente à Portuguesa, criando boas chances, sendo bem melhor que o adversário em boa parte do jogo”. O gol não veio após uma jogada isolada, pois o São José criou pelo menos, mais quatro chances depois do placar 1x0 (assim como já tinha produzido muito na etapa inicial), sendo duas com Hamilton, que está voltando aos campos, depois de passar por uma cirurgia.
Nas outras partidas, o Operário Ferroviário venceu o Francisco Beltrão, por 1x0, em Ponta Grossa, o mesmo placar de Prudentópolis, na vitória do Serrano sobre o Roma Apucarana, e também da partida em Foz do Iguaçu, no triunfo do Arapongas sobre o AFA. Em Londrina, a Portuguesa vez 5x2 no Maringá Iguatemi.

Clássico contra o Serrano
Na quarta feira, às 15h30, no estádio do Pinhão, o São José recebe o Serrano de Prudentópolis, pela 5ª rodada do Campeonato de Acesso. A partida é cercada de rivalidade, que começou na Série C em 2008. Foram quatro jogos ao todo, contando a decisão da competição entre ambos, no qual o time de Prudentópolis ficou com a taça. Se vencer, o São José pode entrar na zona de classificação para a segunda fase, e ainda fazer o rival caiu algumas posições.
Segundo Castor, o time de São José pode ter alguma alteração, mas as possíveis modificações vão ser definidas após o treino de hoje a tarde.
O Serrano vai vir com dois desfalques, já que Thiago Bocão e Emerson receberam o terceiro cartão amarelo. Outro que pode desfalcar é Léo, que sofreu uma na contusão na coxa.

FICHA TÉCNICA
Sport 0x1 São José
Sport de Campo Mourão – Jefferson; Ednaldo (Edney), Benedito, Fabiano e Rafael, Carlos e Carlito, Dirceu (Jean) e Jéferson Luis, Angel e Rafael Adauto (William). Téc: Rodrigo Rozzeti.
São José – Alisson Chocolate, Ronis, Vinicius, Albadion (Felipe) e Jackson (Andrezinho), Dudu e Tiago Mineiro, Romenigue e Gabriel, Vitor e Geovani (Hamilton). Téc: Castor.
Gol: Andrezinho aos 14” minutos
Arbitragem: Marcos Celso Jardim, auxiliado por César Nogueira e Edvaldo Sinhorini.
Cartões amarelos: Ednaldo, Edney, Dione e Angel (Campo Mourão) e Vinicius, Albadion, Tiago Mineiro e Andrezinho.
Público: 23 torcedores
Renda: R$ 230


Rodada do meio de semana
5ª RODADA
MARINGÁ IGUATEMI X ARAPONGAS
ROMA APUCARANA X PORTUGUESA LONDRINENSE
SÃO JOSÉ X SERRANO
SPORT CAMPO MOURÃO X OPERÁRIO FERROVIÁRIO
FRANCISCO BELTRÃO X AFA UMUARAMA/FOZ

Classificação
P Nome P J V E D GP GC S
1º Serrano 10 4 3 1 0 11 6 5
2º Arapongas 10 4 3 1 0 5 0 5
3º Operário 10 4 3 1 0 7 4 3
4º Portuguesa 9 4 3 0 1 13 8 5
5º Roma Apucarana 7 4 2 1 1 3 1 2
6º F. Beltrão 6 4 2 0 2 3 4 -1
7º AFA 3 4 1 0 3 3 4 -1
8º São José 3 4 1 0 3 2 7 -5
9º Sport/C. Mourão 0 4 0 0 4 1 7 -6
10º Maringá 0 4 0 0 4 6 13 -7

18 de mai. de 2009

Coxa poupa titulares e perde feio no Couto Pereira

Equipe coxa entrou com o time reserva, visando partida diante da Ponte Preta, pela Copa do Brasil
Por: Osmar Rebolo Junior
O Coritiba enfrentou o Santo André, no sábado no Couto Pereira, atuando com uma equipe reserva por 4x2, e segue sem somar pontos no Campeonato Brasileiro. O coxa utilizou uma formação reserva para preservar os titulares para a partida de terça feira diante da Ponte Preta, na partida de volta da Copa do Brasil, também no Couto Pereira.

17 de mai. de 2009

Internacional viaja ao interior para encarar o Rondon

Equipe de Campo Largo tem a melhor campanha da competição, e enfrenta o melhor time interiorano
Por: Osmar Rebolo Junior
O Internacional de Campo Largo está seguindo a risca o projeto que montou para o primeiro semestre de 2009, que é o de ser campeão da Taça Paraná, e vencida mais uma etapa, que foi diante do Ypiranga de Palmeira - que dificultou as coisas para o time comandado pelo treinador Ivo Petry – o Inter joga agora contra o forte Rondon, sendo o primeiro jogo no interior do estado. Se passar desta fase, o time campo-larguense enfrenta o vencedor de Urano e Iguaçu de Santa Felicidade.

Confrontos contra o Rondon
O Internacional levou a vaga para as semifinais da Taça Paraná após uma vitória suada sobre o Ypiranga de Palmeira, por 1x0, em Campo Largo (o jogo de ida em Palmeira, ficou no 0x0), através do gol de falta, anotado por Hideo ainda no tempo inicial, e vai enfrentar o Rondon, que eliminou o São Manoel.
O jogo de ida vai ser no interior do estado, e o da volta em Campo Largo, mas sem nenhum tipo de vantagem dentro do campo, para o Internacional, que tem a melhor campanha da competição, por isso, se as duas partidas terminarem empatadas em números de pontos, independente do saldo de gols, acontecerá a disputa de prorrogação, e ainda os pênaltis – se necessário.
Para este primeiro confronto, o único desfalque confirmado do Internacional é a ausência de Hideo, que acabou sendo expulso após um polemico lance ainda no primeiro tempo da partida contra o Ypiranga, no qual o meia bateu boca com o zagueiro Tiago Pontes, e ambos foram expulsos. Por outro lado, o artilheiro Nika (que estava suspenso por cartão), volta ao time.
Na partida que garantiu o Inter na semifinal, os times jogaram com as seguintes formações:
Internacional – Ricardo; Alisson, Guilher, Rubão e Anderson, Ale e Samuca, Geraldinho e Hideo, Alex Pinhais e Julianinho. Ainda: Camilo, Alex, Marcinho, Piter, Nilvano, Nano Moro e Lucas. Téc: Ivo Petry, auxiliado por Dorival (aux. téc), Carlão (pre. fis.), Guimarães (enfermeiro), Marcelo Valença (pre. goleiros), Robson (aux), Edgar (roupeiro), Guimarães (socorrista), Zé Roberto e Donato (marqueiros).
Ypiranga – Carlinhos; Etto, Maikon, Luizinho e John, Tiago Pontes e Kazu, Buiu e Bolacha, Zé Adriano e João Vitor. Ainda: Jean, Riva, Léo Gaúcho, Adriano, Totó, Felipe e Erlon. Téc: Gilceu Amâncio.
Arbitragem (muito boa): Adriano Milczevski, auxiliado por Sandra Dawis e Altair Luis Daguetti.
Em casa, o Rondon se garantiu na semifinal ao eliminar o atual campeão, São Manoel, com o empate de 1x1, após ter vencido fora por 1x0. O Rondon atuou com: Boi, Marcelo, Cleiton, Marquinhos, Nelsinho, Dudu (Paulinho), Vinte (Alex), Zeto, Silvinho, Edinaldo (Edivaldo) e Silvano.

Campanha do Internacional
1x0 Ypiranga (casa)
(gol de Hideo)
8x0 Guamiranga (casa)
(Ale (2), Julianinho (2), Nilvano, Guilherme, Alex e Nano Moro)
4x2 Imbituvense (fora)
(Hideo, Guilherme, Nilvano e Nika)
4x0Ypiranga (fora)
(Nika (3), Alex)
6x1Guamiranga (fora)
(Juliano (2), Geraldo, Samuca, Alex e Nika)
10x0 Imbituvense (casa)
(Nika (6), Juliano (2), Hideo, Piter)
0x0 Ypiranga (fora)
1x0 Ypiranga (casa)
(Hideo)

Urano lutou muito para levar a vaga; Agora serão dois jogos de muita rivalidade com o Iguaçu

Equipes vão reviver a final do Campeonato de Curitiba do ano passado, mas agora o que vale é a vaga para a decisão
Por: Osmar Rebolo Junior
O Urano se garantiu na semifinal da Taça Paraná, mas não foi fácil como muitos pensavam, pois o União Itália segurou o placar de 1x1, que levava a decisão para o tempo extra, quando aos 44” do 2º tempo, Laurinho fez o gol de decretou o 2x1 no estádio Manecão, na Vila São Pedro, que colocou o time na seqüência da competição, para enfrentar o Iguaçu de Santa Felicidade, que passou pelo Capivari de Cachoeira, de Campina Grande do Sul.

Classificação garantida no último minuto; Agora vem o clássico
O Urano suou muito para passar pelo União Itália, de Araucária, mas conseguiu vencer por 2x1 no estádio Manecão e vai enfrentar o mesmo rival da decisão do Campeonato Amador de Curitiba de 2008, o Iguaçu de Santa Felicidade, que sempre protagonizam grandes duelos dentro das quatro linhas, e pela primeira vez se enfrentarão pela Taça Paraná.
O Azulão da Vila São Pedro empatou com o União Itália em Araucária, por 1x1, e no jogo de volta, em casa, estava empatando em 1x1, com gol de Paulo Sérgio para o Urano e Juliano, para o União Itália, até os 44 minutos do segundo tempo – resultado que levava a decisão para a prorrogação. Foi quando em uma boa alçada na área, Laurinho cabeceou a queima roupa no goleiro Mão, e a bola foi lentamente para o fundo do gol, para delírio por parte dos jogadores e torcedores do Urano, e decepção dos atletas do clube de Araucária, que ficaram na bronca contra o árbitro Luis de Abreu, principalmente depois do jogo, mas foram apenas reclamações e logo tudo se acalmou.
Urano: Paulão, Salário (Bezerra), Paulo Sérgio, Luciano, Gleisson, Dirceu (Marquinhos), Robson, Joãozinho, Germano, Laurinho e Geovani (Piqui). Técnico: Ari Marques. União Itália: Mão, Dequinho, Michel, Márcio Paraná, Ico, Glauco, Gilmar Cabelo, Guilherme, Perninha e Juliano. Ainda: Negão, Aripio, Cid, Fabiano e Kazu.
O Iguaçu conseguiu a classificação mais tranqüilo do que o Urano, pois venceu o Capivari Cachoeira em Campina Grande do Sul por 3x2 e em Santa Felicidade, aplicou 2x0, com dois gols de Marquinhos. O time jogou com Christopher, Gilmar, Italiano, Edu, Diego, Leomar (Valdir), Marcelo Maia,(Zé Ricardo), Marquinhos,(Lincoln) Juarez, Vinícius e Renato. Técnico: Altevir Salles

Campanha do Urano
5x1 Sambaqui
6x1 Capivari Cachoeira
16x0 Sambaqui
3x2 Capivari Cachoeira
1x1 União Itália
2x1 União Itália

Final
Os vencedores de Internacional x Rondon, e Urano e Iguaçu vão se enfrentar em duas partidas, nos dias 07 de junho e 14 de junho, quando será conhecido o grande campeão. Nesse ano, o “cargo” de campeão está vago, já que o São Manoel foi eliminado pelo Rondon, e por isso, não terá como ficar novamente com a taça de campeão.


Fotos: Osmar Rebolo Junior