29 de mai. de 2009

Campeonato de juvenis pode conhecer os classificados já nesta rodada

Matematicamente, a competição pode ser definida com uma rodada de antecipação
Por: Osmar Rebolo Junior
A primeira fase do campeonato de Juvenis da Liga de Colombo pode ser definida na rodada deste sábado, já que existem grandes chances de acontecer algumas combinações de resultados na quarta rodada, mesmo com mais um final de semana com jogos da categoria. No momento, Campo Alto, Rosário Central e Grêmio Alto da Cruz, podem se garantir pela chave A, enquanto Ana Terra e Colombo, estão praticamente garantidos pelo grupo B.

Grupo A: Quatro times para duas vagas
O grupo A do Campeonato de Juvenis de Colombo está equilibrado, pois a diferença entre o líder Campo Alto e o quarto colocado, Santa Cruz é de apenas três pontos (07x04), por isso, quem está muito perto de se classificar já nesta fase é o Campo Alto, que só depende dele para ficar com a vaga, e ainda por cima, enfrenta o eliminado XV de Novembro.
Quanto à segunda vaga, existe uma chance de já ser preenchida neste final de semana, mas para isso precisa haver um vencedor no jogo envolvendo os vice lideres, Rosário Central e Grêmio Alto da Cruz, e um tropeço do Santa Cruz diante do Independente.

Chave B: Empate garante Ana Terra e Colombo
Na chave B, a situação está praticamente definida, pois Ana Terra e Colombo venceram os três jogos que fizeram até o momento, e vão se enfrentar nesta próxima rodada, com grandes chances de se classificaram após o confronto. Isso porque, ambos chegariam a dez pontos, e mesmo com vitória do Bola de Ouro sobre o Gralha Azul, ou do vencedor do confronto entre União Guaraituba e Grêmio Colombense, só alcançam os seis pontos nesta rodada, com quatro de diferença para os ponteiros, restando somente uma rodada para o final da fase. Outro ponto animador para Ana Terra e Colombo, é que mesmo que haja um perdedor, pode ficar com a vaga, caso o Bola não vença e União Guaraituba e Grêmio Colombense empatem. Existe também a hipótese que é a de derrota de um dos ponteiros e vitórias dos demais concorrentes, neste caso, Bola, União e Grêmio precisariam vencer de goleada os dois jogos restantes para se garantirem.

Resultados da 3ª rodada
Bola de Ouro 2x0 União Guaraituba
Rosário Central 2x0 Independente
Ana Terra 1x0 Grêmio Colombense
Santa Cruz 2x2 Campo Alto
Grêmio Alto da Cruz 2x1 XV de Novembro
Colombo 2x1 Gralha Azul

Classificação
Grupo A P J V E D GP GS S
1 CAMPO ALTO 7 3 2 1 0 8 3 5
2 ROSÁRIO CENTRAL 6 3 2 0 1 8 6 2
3 ALTO DA CRUZ 6 3 2 0 1 8 7 1
4 SANTA CRUZ 4 3 1 1 1 6 7 -1
5 INDEPENDENTE 3 3 1 0 2 2 6 -4
6 XV DE NOVEMBRO 0 3 0 0 3 4 7 -3
Grupo B P J V E D GP GS S
1 ANA TERRA 9 3 3 0 0 7 2 5
2 COLOMBO 9 3 3 0 0 7 2 5
3 BOLA DE OURO 3 3 1 0 2 4 5 -1
4 U.GUARAITUBA 3 3 1 0 2 4 6 -2
5 GR.COLOMBENSE 3 3 1 0 2 4 6 -2
6 GRALHA AZUL 0 3 0 0 3 4 9 -5

28 de mai. de 2009

Ana Terra confirma vaga e faz final colombense contra o XV de Novembro

Ana Terra não teve dificuldade para vencer o Maracanã, enquanto o rival da decisão passou pelo
Por: Osmar Rebolo Junior
O Ana Terra confirmou o seu favoritismo rumo ao bicampeonato da Copa Tamandaré, e despachou com certa facilidade o Maracanã, por 3x0, em disputa que aconteceu no sábado, no estádio do Grêmio Colombense, em Colombo, com gols de Edmilson, Juliano e Orley. A decisão será diante de outra equipe colombense, o XV de Novembro, que empatou com o Olaria/Palmeirinha, mas se garantiu na decisão, que acontece no dia 07 de junho, em Almirante Tamandaré.

Classificação fácil para a decisão
O Ana Terra se classificou com muita tranqüilidade, depois de vencer o Maracanã por 3x0, no campo do Grêmio Colombense em Colombo, no último sábado, e se garantiu na decisão da Copa Tamandaré, para enfrentar o XV de Novembro, em disputa que acontece no dia 07 de junho.
O Ana Terra entrou em campo com a vantagem de atuar pelo empate par avançar à decisão, já que tinha vencido o jogo de ida por 1x0, mas mesmo assim, manteve o mesmo ritmo da partida anterior e foi superior em todo a disputa. Mesmo assim, os gols demoraram um pouco para sair, acontecendo somente na segunda etapa, através de Edmilson, aos 10 minutos, que aproveitou uma bobeira da zaga e roubou a bola do zagueiro, e bateu na saída do goleiro. O segundo gol saiu aos 30” após um cruzamento de Edmilson pela direita, em que Márcio Nunes fez o “corta luz”, e Juliano só teve o trabalho que marcar; e o tento final aconteceu aos 33”, através de Orleiy. A partida só fio até os 35 minutos, quando o treinador do Maracanã, Tarcísio, pediu para o árbitro Marcos Mafra encerrar a disputa, já que o time estava com uma a menos, já tendo feito todas as substituições e ainda a tarde estava ensolarada. A atitude foi aceita pelo árbitro e muito aplaudida por diretores dos dois clubes e ainda pela comissão organizadora.
Ana Terra: Neto, César, Taxinha, Ivan, Juliano, Bananinha, Tiquinho, Orlei, João Paulo, Márcio Nunes, e Edemilson. Ainda: Mussum, Nero, Aurélio, Chapoca, Juliano, Buiu e Wilker. Téc. Ziquita, auxiliado por Rossano, Mário e Picanha.
Maracanã: Marcelo, Evertinho, Marcelinho, Bruno, Moreno, Neo, Zé Luiz, Murilo (expulso), Wellington, William e Mi. Ainda: Vermelho, Leandro, Sil, Alessandro e Perninha. Téc: Tarcísio Santos.
Na outra partida, no domingo, jogando em casa, o XV de Novembro precisava de apenas um empate diante do Olaria/Palmeirinha para ficar com a vaga, e foi o que aconteceu com o placar final de 3x3. Entretanto, o finalista chegou a estar perdendo por 3x1, mas buscou a reação no final.

Decisão
O jogo decisivo vai acontecer no dia 07 de junho estádio Municipal de Almirante Tamandaré, como acontece desde a primeira edição da competição. Não haverá nenhum tipo de vantagem para Ana Terra ou XV de Novembro, por isso, caso aconteça empate no tempo normal, a decisão vai para a prorrogação, e ainda os pênaltis, se também necessário.

Em casa, São José é goleado e está praticamente fora

Equipe perdeu por 4x0 do Roma de Apucarana e somente combinação de resultados mantêm o time com chances
Por: Osmar Rebolo Junior
O São José não conseguiu repetir diante do Roma de Apucarana, o desempenho que teve no domingo diante do Operário Ferroviário, quando mereceu vencer a partida que terminou em 1x1, e ontem no estádio do Pinhão, acabou perdendo por 4x0, sem mostrar poder de reação em nenhum momento da partida, e praticamente se despediu do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso, pois precisa vencer as duas partidas que lhe restam, diante de Maringá Iguatemi e AFA, e ainda torcer contra o Francisco Beltrão, para continuar sonhando com a classificação.

Goleada sofrida em casa
O São José entrou em campo precisando vencer de qualquer maneira para continuar sonhando com a vaga à segunda fase do campeonato, mas logo aos 5” ficou em desvantagem no marcador. Após uma bola alçada na área, Edenilson (que passou com muito sucesso pelo Paranavaí, campeão estadual em 2007) fez de cabeça.
O time do interior ainda teve mais duas chances de ampliar o placar, mas para a sorte do São José, em um o goleiro Alisson fez grande defesa e na outra, Albadilon salvou de cabeça uma bola que ia cair dentro do gol. Enquanto isso, o São José respondia principalmente em chutes de fora da área, mas sem sucesso.
Na etapa final, o São José começou melhor em busca do empate, mas pecava nas finalizações, e aos 18” quase levou o segundo gol, em uma jogada em que Mário salvou em cima da linha.
Mas aos 25”, o Roma ampliou em jogada que começou com o escanteio cobrado por Fabrício, a bola passou por toda a área sem ninguém cortar, e Edenilson completamente livre fez o segundo do time apucaranense, e sexto dele no estadual.
No minuto seguinte, o São José perdeu a bola no meio de campo, Doriva e Edenilson trocaram passes, e após o chute rebatido por Alisson, Warley fez o terceiro gol.
Visivelmente abalado em campo, os jogadores do São José se perderam completamente em campo, e dez minutos depois, Doriva do meio de campo acertou o ângulo fazendo 4x0.
Até o apito final do árbitro Anderson Gonçalves, o Roma Apucarana teve mais três oportunidades de ampliar, mas a bola não entrou, enquanto o São José só teve uma chance, aos 40”, mas o goleiro Oliveira fez grande defesa.
E assim terminou o jogo, com a goleada de 4x0 para o Roma de Apucarana.

Escalações
São José – Alisson; Roni, Albadilon, Vinicius e Neto, Eduardo e William Santos, Tiago e Gabriel, William Pereira e Jackson. Ainda: Maikon, Mário, Geovane, Hamilton e Vitor. Téc: Serrano.
Roma de Apucarana – Oliveira; Deivi, Thomas, Galego e Fabrício, Eurico e Doriva, Fred e Safira, Edenilson e André. Ainda: Leandro, Rodrigo Rizo, Denis, Rogerinho, Daniel, Warley e Thiago Oliveira. Téc: Carlos Sérgio Fabiano.
Arbitragem – Anderson Gonçalves, Daniel Contrin e Jean Kuster.


Próximo jogo
O São José volta a campo no domingo, no estádio Waldomiro Vagner, em Paranavaí, diante do Maringá Iguatemi. Em termos de classificação, a partida vale alguma coisa desde que o Francisco Beltrão não tenha vencido em casa a Portuguesa Londrinense. Neste caso, o São José precisa vencer e novamente torcer contra o time beltronense, que no final de semana atuará em Prudentópolis, frente ao Serrano. Assim, o São José alcançaria os sete pontos contra o oito do rival, para na última rodada vencer o AFA em Foz do Iguaçu, e o Beltrão não ganhar em casa do Sport de Campo Mourão.
Vale lembrar que o AFA de Umuarama, que também tem quatro pontos, e que jogou em Foz do Iguaçu, diante do Serrano, também jogará no domingo, contra o Campo Mourão, e também tem que perder estas disputas para ajudar o São José.

26 de mai. de 2009

São José fez grande partida, mas ficou no empate diante do Operário

Faltando três rodadas para o término da 1ª fase, São José está com quatro pontos abaixo da zona de classificação
Por: Osmar Rebolo Junior
O São José ficou muito perto de vencer a sua segunda partida no Campeonato de Acesso do Paranaense, no domingo diante do Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, mas ficou no placar de 1x1, mesmo tendo um volume maior de jogo durante quase os noventa minutos de partida. Se para a classificação, o resultado não foi bom, pelo menos, o bom desempenho da equipe, que atuou com cinco jogadores diferentes, deu um novo animo para o time nas três últimas partidas que restam.

Empate injusto, pois São José merecia vencer
O São José enfrentou no domingo, o Operário Ferroviário no estádio do Pinhão, no confronto tido por muitos como o mais importante e difícil da equipe são-joseense na competição. O jogo terminou empatado em 1x1, que não foi bom para o São José na classificação, porque o time ficou na 8ª colocação, com quatro pontos – 04 a menos que o Francisco Beltrão, que é o sexto colocado, e soma oito pontos, mas pelo menos, mostrou que o time pode ainda lutar pela classificação, já que apresentou um bom futebol, entrando em campo com cinco mudanças na equipe.
O São José criou boas chances desde o inicio da partida, mas acabou levando o gol aos 11”, após falha da zaga em uma boa recuada, no qual Baiano, aproveitou e fez 1x0. O time da casa não se abateu com o resultado adverso e foi pra cima, mas só conseguiu criar chances mais claras de gol na etapa final. No 2º tempo, bastou três minutos para o São José mostrar que poderia vencer, pois em cobrança de falta, Gabriel acertou o ângulo e empatou o jogo.
No lance seguinte, Maicon do Operário agrediu covardemente Neto e foi expulso, enquanto o jogador do São José teve um corte profundo na boca e precisou ser levado para o Hospital.
Minutos depois, o Operário teve um pênalti duvidoso ao seu favor, mas na cobrança Canela bateu e Alisson fez uma grande defesa. Depois, até o final do jogo, o São José continuou tentando o gol da virada, mas não conseguiu e aos 45” ainda teve Felipe expulso.
São José – Alisson; André, Vinicius, Vinicius (II) e Marabá, Edu e William, Tiago Mineiro e Gabriel, William Souza e Jackson. Ainda: Maicon, Hamilton e Felipe. Téc: Serrano.
Operário – Danilo; Lisa, Diego, Henrique e Elias, João Renato e Carlos Renato, Maikon e Canela, Osmar e Baiano. Ainda: Felipe, Zé Guilherme, Lucas, Silvio e Kleber. Téc: Claudemir Sturion.
Arbitro: Emerson da Silva, auxiliado por Marcos Rodrigues e Adriano Ferreira.
Público: 300 torcedores


Próximo jogo
O São José volta a campo na quarta feira, no estádio do Pinhão, diante do Roma de Apucarana, que ocupa a 3ª colocação. O time do treinador precisa vencer e torcer para que o Francisco Beltrão, atuando em casa, perca para a Portuguesa Londrinense, desta maneira, se o São José vencer, a diferença entre ambos cai para um ponto, faltando duas rodadas para o término desta fase.
Os demais jogos, além destes dois, serão: Sport de Campo Mourão x Maringá Iguatemi, Operário x Arapongas, e AFA x Serrano.

Problemas extra campos
A torcida e diretoria do Operário Ferroviário incomodaram bastante no estádio do Pinhão. A torcida tentou invadir o vestiário do time após o jogo (alguns também tentaram entrar em campo pela arquibancada), e arranjou confusão com os policiais, tanto que um torcedor ficou preso.
Quanto a alguns diretores do clube, que estavam na janela que dá acesso entra a escada e os camarotes passaram o jogo inteiro ofendendo os jogadores do São José, sem que nada fosse feito para coibir este tipo de atitude.
E o pior foi dentro de campo, com a agressão de Maicon, que deixou o jogador do São José sangrando tanto que precisou de atendimento médico em um hospital. De acordo com o representante do jogo, este fato anexado a sumula junto com uma foto do jogador do São José, na hora que era retirado de maca e estava sangrando bastante.

Classificação
P Clube PG J V E D GP GC SG
1º Serrano 16 6 5 1 0 15 8 7
2º Arapongas 14 6 4 2 0 12 1 11
3º Roma Apucarana 13 6 4 1 1 12 3 9
4º Portuguesa 12 6 4 0 2 17 15 2
5º Operário 11 6 3 2 1 8 6 2
6º F.Beltrão 8 6 2 2 2 6 7 -1
7º AFA 4 6 1 1 4 6 8 -2
8º São José 4 6 1 1 4 4 10 -6
9º Sport 3 6 1 0 5 2 10 -8
10º Maringá 0 6 0 0 6 7 21 -14

Fotos: Osmar Rebolo Junior
Neto foi agredido pelo zagueiro Maicon do Operário e saiu sangrando de campo
São José jogou muito bem, mas acabou ficando no empate

25 de mai. de 2009

Atlético perde de virada para o Náutico

Confira as fotos da derrota do Atlético, em plena Arena da Baixada, por 3x2 para o Náutico:

Erro da arbitragem obriga Internacional a vencer de qualquer maneira em Campo Largo

Árbitro deixou de marcar três penalidades claras a favor do Internacional e o gol do Rondon foi em impedimento
Por: Dirceu Maschio
Três penalidades claras não marcadas e um gol em completo impedimento decretaram a derrota do Internacional de Campo Largo, por 3x2, para o Rondon, no interior do estado, (550km de Curitiba), no jogo de ida da semifinal da Taça Paraná, realizado no domingo passado, que obrigam ao Internacional, vencer de qualquer maneira para forçar a prorrogação, e tentar a classificação direta para a final da competição.
Mais de 1.500 pessoas assistiram a vitoria da equipe do Rondon, no bonito estádio Municipal da cidade, com uma temperatura amena, (26º), bem diferente dos 42º enfrentados por Trieste e Urano, em novembro do ano passado, nos jogos da mesma competição, naquela região do Estado.

Campo Largo vai ferver

Campo Largo vai parar neste domingo, a partir das 15h, para assistir e apoiar o Internacional, que precisa de qualquer maneira vencer o Rondon, no estádio Atílio Gionédes, para levar a decisão para a prorrogação, e aí sim, tentar a classificação sem precisar das disputas de pênaltis. Somente a vitória interessa, por isso, o Inter vai com tudo para cima, para mostrar para o time do interior, que em Campo Largo, a equipe do treinador Ivo Petry, é imbatível, como mostrou até agora, vencendo todas as quatro partidas que fez em seus domínios.

Confronto de ida: Internacional foi vencido pelo árbitro
No jogo de domingo passado, o Internacional iniciou o jogo disposto a definir o confronto logo no inicio, e foi pra cima da equipe do Rondon, que surpreendida ficou acuada, só se defendendo. O gol do Inter saiu logo aos 10 min, com uma bela jogada de ataque, com conclusão do artilheiro Julianinho. A partir do gol, o Inter tomou conta da partida, não dando qualquer chance para a equipe interiorana. O onze comandado pelo técnico Ivo Petry foi produzindo inúmeras jogadas que poderiam ter resultado em gols, e ainda o arbitro deixou de marcar duas penalidades claras. O Inter foi para o intervalo com a vitória parcial de apenas 1x0, acompanhado da frustração de um placar magro, que poderia ter sido no mínimo de 3x0, se as penalidades tivessem sido confirmadas pelo árbitro.
Já no segundo tempo, aconteceu muito equilíbrio, com o Rondon mais acesso, correu muito, e ainda contou com o erro de marcação da retaguarda do Inter, para empatar a partida através de Silvinho, aos 13 min. Dez minutos depois, Geraldinho coloca o Inter novamente à frente do placar, e o Inter retoma o controle da partida. Mais dez minutos, e novo erro de marcação, e o Rondon empata de novo com Silvinho.
Faltando 12min para o término do jogo, aconteceu o lance mais polêmico, que definiria o placar da partida. O Rondon está no ataque, acontece uma falta clara favorável ao Inter, o árbitro não dá nada e na seqüência do mesmo lance, nova falta claríssima do meia Silvinho, que entra de sola em cima de Guilherme e consegue tocar para Edinaldo, em completo impedimento, que sozinho desvia na saída do goleiro Ricardo, fazendo Rondon 3x2. Foram três erros seguidos do arbitro na mesma jogada, e não adiantou nada a reclamação e revolta da equipe de Campo Largo.
Nos 10 minutos finais, com total pressão do Inter, o árbitro deixa de marcar outra penalidade claríssima em cima de Julianinho, para o desespero de atletas e dirigentes do Inter, que ficaram indignados, com a tendenciosa arbitragem do árbitro Sandro Schmidt, que no ano passado já havia prejudicado o Urano, na final da Taça Paraná contra o São Manoel.
Rondon: Boy (Edinho), Nelsinho, Ângelo, Marcos, Vinte (Edivaldo), Dudu, Silvinho, Paulinho(Veto). Geovani, Alex e Edinaldo. Téc: Jair. Internacional: Ricardo, Alisson, Guilherme, Samuca, Piter, Marcinho (Allan), Geraldinho, Nilvano (Felipe), Anderson (Rubão), Julianinho e Alex Pinhais. Téc: Ivo Petry.

Urano muito próximo de nova decisão

Azulão só precisa de um empate em casa para se garantir repetir 2008, quando também foi finalista da competição
Por: Osmar Rebolo Junior
O Urano está a apenas noventa minutos de repetir o feito do ano passado, quando foi o um dos finalistas da Taça Paraná, pois precisa de apenas um empate diante do Iguaçu de Santa Felicidade para garantir a vaga e mais um triunfo em cima do time “italiano”, como aconteceu em 2008, em que o Azulão conquistou o título da Série A diante do clube iguaçuano.

Noventa minutos para nova decisão
Neste domingo, às 15h, o Urano dará entrada nos noventa minutos que o separam de uma nova decisão da Taça Paraná, pois somente um empate garante a equipe na decisão da competição, para enfrentar o vencedor de Internacional e Rondon, que duelam em Campo Largo, com vantagem por enquanto para o clube do interior.
Para o Urano repetir o feito de 2008, quando foi para a decisão basta apenas um empate diante do Iguaçu, e para isso, além da vantagem em campo, o Azulão tem nas arquibancadas no estádio Manecão, o apoio da Torcida Organizada Força Jovem, que promete empurrar o time durante todo o tempo.
Somando isso, no campo o Urano vai completo, enquanto o Iguaçu não terá o bom goleiro Christopher, que foi expulso na partida em casa.

Vitória tranqüila
A vantagem do Urano foi conquistada no domingo passado, quando o time foi até o estádio Egidio Pietrobelli enfrentar o Iguaçu, nostalgiando a decisão do Campeonato Amador de Curitiba do ano passado, quando o Azulão da Vila São Pedro e clube de Santa Felicidade decidiram a competição, vencida pelo Urano, de forma invicta, e após um primeiro tempo equilibrado, não teve tantas dificuldades para fazer 3x0 no tempo final e levar a vantagem do empate para o jogo deste domingo. Os gols foram anotados por Germano, Laurinho e Marquinhos.
Urano - Paulão, Salário, Paulo Sérgio, Luciano, Joãozinho, Nilson, Gleisson, Reginaldo Vital (Germano), Robson (Marquinhos), Laurinho e Geovani (Piqui) Téc: Ari Marques. Iguaçu: Christopher (André), Gilmar, Italiano, Edu, Fred, Diego, Marcelo Maia (Valdir), Marquinhos (Cenoura), Juarez, Vinicius e Renato. Téc: Altevir Salles. Arbitragem: Mauricio Batista (excelente).