27 de jun. de 2010

São José vence “Batalha do Café” e volta classificado de Londrina



Equipe venceu o tradicional Londrina de virada em jogo que não faltou emoção e muita briga
O São José fez história no sábado em pleno norte do Paraná. Venceu de virada o Londrina, por 2x1, no estádio do Café, voltando para casa com a vaga inédita para o Hexagonal final do Campeonato Paranaense da Série B. O jogo foi emocionante durante todos os noventa minutos e no final teve uma das maiores brigas da história do futebol paranaense.

Virada, briga e classificação heróica
O São José entrou em campo pressionado, pois além de ter que vencer o Londrina, no estádio do Café, dependia ainda do resultado do jogo entre Francisco Beltrão e Pato Branco, para se classificar para a segunda fase da Série B.
E no começo da partida parecia que a tarde não seria do São José, pois o Londrina saiu na frente com um gol de Sulivan, aos 10”, que subiu totalmente sem marcação e de cabeça fez o gol. Nos minutos seguintes, o time da casa continuou pressionando, deixando o treinador Veloso apreensivo no banco de reservas, já que a equipe não estava rendendo e o resultado eliminado o São José.
Mas alguns minutos depois a equipe são-joseense se “ligou” no jogo e as coisas mudaram. Aos 22”, Massai (que novamente foi um dos melhores em campo), passou para o lateral Washington, que na entrada da área chutou sem defesa para o goleiro londrinense.
O placar de 1x1 ainda não era suficiente para o São José, que precisava vencer de qualquer maneira, mas aos poucos o panorama foi mudando e o SJ mandou em jogo, perdendo outras chances com Massai, que aproveitou um escanteio e de cabeça quase marcou e logo depois, novamente cabeceou para fora.
Aos 39”, a superioridade do São José surtiu efeito, pois novamente Massai fez boa jogada, entrou na área e tocou para Hamilton virar o jogo.
Muita emoção e vibração em campo com a classificação para estava se tornando realidade. Logo em seguida, com o término desta etapa, o time foi animado para o vestiário sabendo que bastavam somente mais 45 minutos para a classificação, além de “secar” o Beltrão, que empatava em 0x0 com o Pato Branco.
No segundo tempo, o São José voltou valorizando mais a posse de bola, enquanto que o Londrina se perdeu totalmente em campo. Com isso o tempo foi passando e o São José mandando no jogo, mesmo com alguns ataques londrinenses, em que a zaga comandada por Marcão sempre levará a melhor.
Já quase no final, o Londrina chegou a marcar um gol, mas o árbitro anulou, alegando o correto impedimento do atacante da casa.
Aos 45min, Massai foi expulso. Ao sair de campo, um zagueiro do LEC chegou empurrando-o para que o meia fosse mais rápido. Com os nervos a “flor da pele” a confusão foi inevitável, envolvendo todo mundo, jogadores, diretores, comissão técnica, enfim, qualquer pessoa que usasse chuteiras estava na briga. O saldo foi de quatro expulsões para cada lado e vinte minutos de paralização.
Com os ânimos um pouco mais calmos, o jogo recomeçou para os três minutos finais, com o zagueiro Marcão indo para o gol e dando conta do recado.
Quando o árbitro apitou o final do jogo, choro de alegria, comemoração e muitos abraços foram as cenas mais vistas no gramado do estádio do Café, pois o São José estava classificado para o Hexagonal final, já que além de vencer o LEc, o Pato Branco ajudou o SJ, ao vencer o Beltrão por 2x1. Do outro lado, enquanto alguns jogadores londrinenses xingavam os são-joseenses, a torcida local atacava pedras no ônibus e no vestiário do Londrina.
Dentro do vestiário são-joseense o que se viu foi uma grande festa de um time que estava com poucas chances de classificação e conseguiu forças para reverter a situação.

FICHA TÉCNICA
Londrina 1x2 São José
Local: Estádio do Café
Arbitragem: Eduardo da Motta Aust, substituído por João Cavalari e Petegan Picotti de Morais
Renda: R$ 5.965
Público: 1.200 torcedores
Gols: Sulivan, aos 10” do 1º tempo; Washington, aos 22” e Hamilton, aos 39”, ambos também no 1º tempo
Londrina: Mauricio; Deivid (Luis Henrique), Sulivan, Edimar e Rafinha, Douglas e Maurílio (Caio), Fabiano e Juninho, Bruninho (Valter) e Fábio Jr. Técnico: Vantuir de Moura.
São José: Dida; Washington, Rodrigo, Marcão e Zé Tiago, Marllos (Moisés) e Danilo, William (Josimar) e Hamilton, Narciso e Massai. Técnico: Veloso.


Hexagonal final
Segundo o presidente Márcio da Silva, o São José estreia na segunda fase no domingo diante do Foz do Iguaçu, na fronteira. Mas a tabela completa deve ser divulgada até quarta feira pela FPF. O regulamento diz que todos os times se enfrentarão em jogos de ida e volta, classificando-se para a Série A de 2011, os dois melhores colocados ao final da fase. O campeão e vice da fase anterior - Roma e Foz - levam um ponto extra para o Hexagonal.

Fotos e texto de Osmar Rebolo Junior