26 de fev. de 2009

Com altos e baixos, dupla atletiba vai mantendo o favoritismo

Paraná Clube não encontrou o time ideal para lutar pelo título
Por: Osmar Rebolo Junior
Ainda tem muito a melhorar, mas o Campeonato Paranaense vai aos poucos mostrando um pouco de partidas de melhor nível técnico, agora que chegou a metade da fase inicial. Atlético e Coritiba estão na ponta e provavelmente disputarão a taça até a última rodada da segunda fase. Já o Paraná Clube ainda não se encontrou na competição, e até a partida de hoje a noite diante do Cianorte, luta para sair da zona de rebaixamento.

Dupla atletiba na liderança
Atlético e Coritiba estão mantendo o favoritismo apontado antes de começar o Campeonato Paranaense, mesmo que fazendo apresentações ruins, mas aos poucos dão impressão que poderão vencer e conversar. O Furacão está invicto (isto sem contar o resultado do jogo de ontem diante do Iguaçu, em União da Vitória, que terminou após o fechamento desta edição), com cinco vitórias e três empates. Além disso, tem o melhor ataque com dezesseis gols, e o artilheiro do campeonato, Rafael Moura, que fez seis tentos.
Já o Coritiba, que aposta tudo neste ano em que faz cem anos, tem a melhor defesa, com apenas cinco gols levados, mas em compensação o ataque só fez sete gols, e todas as vitórias aconteceram por apenas um gol de diferença. No mesmo jeito que o rival, também vai fazendo jogos ruins, mas mostrando que brigará pela taça da disputa contra o Furacão.

Tricolor em busca da recuperação
O Paraná Clube esboçou antes do começo do campeonato, que poderia disputar o título, com as vindas de Abuda e Lenílson, que comandaram uma grande reformulação no time. Entretanto, até o momento, o Paraná está na zona de rebaixamento com apenas sete pontos – três atrás do Iguaçu, 8º colocado na zona de classificação, mas se não vencer hoje o Cianorte, além de não mudar posição, ainda terá que provavelmente procurar amanhã outro treinador, já que Paulo Comeli, está na corda bamba e só a vitória hoje o lhe garante no comando técnico até a próxima rodada.

Surpresas
Alguns times do interior estão sendo destaques nesta primeira fase do Estadual. O Cianorte ocupa a quarta colocação, com treze pontos, e está invicto na competição, e se vencer o Paraná, hoje a noite, pode ficar a um ponto do vice líder, Coritiba. Logo atrás, com um ponto a menos, vem o Engenheiro Beltrão, que tem o segundo melhor ataque, com quatorze gols anotados, sendo metade conquistada com as goleadas de 4x1 sobre o Foz do Iguaçu e 3x0 no Coritiba.

Decepções
Alguns times no interior cotados no inicio da disputa para fazer grandes campanhas, estão decepcionando. O Londrina está na zona de classificação, mas o que pode parecer confortável, está sendo encarado como crise para o ‘Tubarão’, pois o time conquistou três vitórias e quatro derrotas e ainda não venceu atuando no estádio do Café, e está apenas um ponto do 9º colocado, o Toledo.
O outro clube que está decepcionando, é o Paranavaí, campeão de 2007, que ainda não venceu ninguém é está com um pé na segundona.

Mudança no regulamento
Todos os anos, infelizmente, o Campeonato Paranaense sempre apresenta no mínimo um caso de confusão extra campo acontecendo por ano, e em 2009, não está sendo diferente, pois até o momento a mudança de regulamento da 2ª fase, com a competição já em andamento (o que é proibido segundo o STJD). A mudança é referente ao artigo 9º do Capítulo II do regulamento da disputa, que diz que o time com melhor pontuação na fase inicial, pode fazer todos os jogos em casa na fase final. Com a mudança, o ponteiro fará quatro partidas em casa, e enfrentará o vice na 1ª fase fora, o que deixou a sensação que ser o segundo no inicio é melhor se classificar na ponta. De imediato, esta mudança prejudicou o Atlético.