29 de jan. de 2009

Campeonato começa com chuva de gols

Nacional também venceu de goleada, ao fazer 7x2 no Real Colombo
Por: Osmar Rebolo Junior
O Campeonato de Quarentinhas de Colombo começou com muitos gols e duas goleadas no estádio do Rio Verde, com o Santa Cruz marcou 10x1 no Independente, e na seqüência, o Nacional fazendo 7x2 no Real Colombo. Nos outros jogos, o Juventude bateu o São Gabriel por 1x0, o Bola de Ouro fez 1x0 no Ponta Grossa, Roça Grande ganhou de 4x2 do Imperial e o Maracanã perdeu para o União Guaraituba, por 2x0. No outro jogo, no campo o Rosário Central ganhou de 1x0 no Ana Terra, entretanto, o jogador Marcelo estava com documentação irregular, por isso, o TJD da competição, deu ganho de pontos ao Ana Terra, e o Rosário ficou sem nenhum.

Goleadas na abertura
O Campeonato de Quarentinhas de Colombo começou com duas goleadas no estádio do Rio Verde. Na primeira disputa, o Santa Cruz não teve dificuldades para vence o time do Independente do bairro Cruz Alta, que disputa pela primeira vez um campeonato oficial de Colombo.
O jogo foi bom, pois o vencedor se aproveitou do entrosamento do grupo e também da boa qualidade dos jogadores, enquanto os atletas do Independente se esforçaram bastante, e em nenhum momento houve jogadas mais duras ou bate-bocas, sendo uma partida muito tranqüila para o trio de arbitragem.
Os gols do Santa saíram através de Renato (que é artilheiro da competição), com marcou quatro vezes, seguido por Ariel (vice artilheiro), que fez três tentos, César (2) e Zé Elias. Divo, que entrou no segundo tempo, descontou para o Independente.
Na seqüência, nova goleada, desta vez, do Nacional diante do Real Colombo, por 7x2, para felicidade do técnico Bacana e da presidente, Jane.
Nos demais resultados, o Juventude fez 1x0 no São Gabriel, Bola de Ouro 1x0 Ponta Grossa, Roça Grande 4x2 Imperial, Ana Terra ganhou os pontos do Rosário Central, que entrou com o atleta Marcelo, com documentação irregular, e o Maracanã que perdeu de 2x0 para o União Guaraituba (gols de Jair e Ari).
Santa Cruz- Leitão; Tuia, Bilu, César e Robert, Binho e Renato, Zé Elias e Carlinhos, Marcos Pinheiro e Ariel. Ainda: Jesus, Valdecir e Tico. Téc: Tico, auxiliado por Galo.
Independente – Eraldo; Derley, Lu, Primo e Damião, Marcelo e Zelão, Oscar e Jorge Luis, João e João Mario. Ainda: Divo, Carlinhos, Altair e Pedro Francis. Téc: José Francisco, auxiliado por Marquinhos.
Nacional– Branco; Nilsinho, Gilson, Vagner e Zezinho, Domingos e Jauri, Patinho e Kiko, Laco e Paulinho. Ainda: Osvaldo, Cido e Dill. Téc: Bacana, auxiliado por Bagre.
Real Colombo – Salathiel; Valter, Odair, Teófilo e Luís, João e Mauro, Alaor e Izaías, Jorge e David. Ainda: Ivani, Airton e Gilson. Téc: Ailton, auxiliado por Gilson.


Escalações
Rosário Central - Zé Louco; Cezinha, Toninho, Gabriel e Candora, Ezequiel e Paulo, Gilson e Gilberto, Chorão e Baiano. Ainda: Paulinho, Noel, Luizinho, Clebinho, Tadeu, Nei, Mazza, Euzébio e Wilson. Téc: Paulo, auxiliar Mario.
Ana Terra - Rudi; Odirlei, Vanderlei, Bactéria e Reginaldo, Valdecir e César, Braca e Adilson, Deivid e Jonas. Ainda: Jair, Jauri, Mauro, Jones, Gilberto e Edio. Téc: Jipão, auxiliar Picanha.
Roça Grande - Jajá; Sardela, Cabral, Lucas e Claudinho, Valdo e João Antônio, Tico e Kal, Luizinho e Samuel. Ainda: Tião, Vaca, Parafa, Gerson, Toninho, Carlinhos, Dirceu, Nilton e Derlei. Téc: Gilmar, auxiliado por Amauri e Pingüim.
Maracanã – Wilson; Vina, Marcos, Jorge, Mano, Sorin, Zezinho, Didio, Casão, David e Beto. Ainda: Paulo, Mimi, Celso, Pombinho, Everaldo, Betinho e Lauro. Téc: Dengo, auxiliado por Kiko e massagista Heitor.
União Guaraituba – Jailton; Gaúcho, Luis Carlos, Tião, Renato, Carlinhos, Ari, Marcão, Jair, Tiquinho e Deilton. Ainda João, Varlei, Ademar, Airton, Nelson, Toninho, Afonso e Maia. Téc: Densilon, auxiliar Adélcio.


Fórmula de disputa
De acordo com o departamento de Esportes de Colombo, o Campeonato de Quarentinhas está sendo disputado por quinze equipes divididas em dois grupos, sendo o A com sete equipes (Maracanã, São Gabriel, Santa Cruz, Independente, Juventude, União Guaraituba e Gralha Azul) e o B, com oito clubes (Real Colombo, Ponta Grossa, Imperial, Roça Grande, Bola de Ouro, Ana Terra, Nacional e Rosário Central).
Na 1ª fase, as equipes estão jogando em turno único dentro de suas chaves, se classificando ao final da etapa, os quatro melhores clubes de cada grupo para a fase seguinte, onde formarão outras duas chaves (C e D), para após esta disputa, os dois ponteiros de cada um delas se garantem na semifinal, mata-mata, até se conhecer os finalistas da competição (nesta última fase, nenhum time terá algum tipo de vantagem referente à sua campanha no decorrer da disputa).

Fotos: Osmar Rebolo Junior e Dirceu Maschio

27 de jan. de 2009

Urano comemorou quarenta anos com festa

Evento também encerrou a brilhante temporada de 2008
Por: Osmar Rebolo Junior e Dirceu Maschio
O Urano realizou no final de 2008 um evento no estádio Manoel Garcia de Andrade, na Vila São Pedro, o evento alusivo a grande temporada realizada no ano passado, no qual o Azulão levou as taças de campeão de Curitiba e da Copa Kaiser (nível nacional), além do vice da Taça Paraná. Além disso, a festa marcou os quarenta anos de fundação do clube, que em 1994 se filiou na Federação Paranaense de Futebol e começou a sua vitoriosa trajetória no futebol suburbano.

Festa e lembrança pelo grande ano
Com muito orgulho e satisfação, dirigentes, atletas e torcedores, do Clube Urano comemoraram a excelente campanha realizada em 2008, que sem dúvida foi a maior e melhor da história do clube. O evento comemorativo dessa conquista espetacular aconteceu uma semana antes do natal, no Salão de Festas do clube e foi marcada pela alegria e a empolgação da Família Urano, pela mega campanha em 2008. A festa foi prestigiada por jogadores e membros da comissão técnica campeões de 2008 e ainda por dirigentes atuais e antigos, que receberam as faixas de campeão da Suburbana de 2008. Vários convidados, entre eles o superintendente da Federação Paranaense de Futebol Elizeu Siebert, marcaram presença na festa.
Além disso, o evento comemorou os quarenta anos do clube, que criado em 1968 só começou a participar de campeonatos em 1994. Também foi feita uma homenagem póstuma para o dirigente Cláudio Fritzen, que faleceu na véspera da abertura do campeonato de 2007. E festa foi oferecida pela Kaiser, através de Arion, da Tissot bebidas.
O presidente Elias Martins escreveu um depoimento mostrando o que foi o ano de 2008 para o Urano. “Se de um lado o ano foi de sucesso e importância para o Urano, de outro lado, só conseguimos as conquistas porque lá trás tivemos as pessoas que deram inicio e participaram com muito amor e sacrifício desde a sua fundação e cuja tradição até hoje é mantida por àquelas famílias. Da mesma forma, tivemos as pessoas que deram e estão dando continuidade mantendo esta chama viva que nos leva à loucura. Não fossem os vários parceiros, os diretores que se doam, as pessoas que gostam do time, estaríamos fadados ao retorno dos torneios e campeonatos entre vilas, aliás, em nossa região eram mais populares que os campeonatos oficiais, em minha lembrança as pessoas pareciam mais felizes.
Quanto aos atletas, eles foram os guerreiros do ano, treinaram com frio, sob chuva e ainda com geadas, o espírito de luta, a dedicação e união, formou-se um só corpo, ou seja, transformou-os em família.
Já na Taça Paraná vale lembrar que especialmente, sobre as arbitragens, das dificuldades das viagens e em especial dos seus custos. Das dificuldades que tivemos nos registros de atletas junto a FPF, sobretudo do atleta John, quando de seu retorno da Colômbia , pois perderam os documentos dele por duas vezes”.
Elias também falou sobre a comissão técnica, imprensa e torcida do Urano. “A comissão técnica teve importante papel, pois além zelar pela ordem e pela disciplina, teve sempre presente junto aos atletas, desde os diretores de Futebol que é o Gonzaga com auxilio do Marival, o coordenador de futebol o Kosilek, o preparador físico Fábio, e os demais integrantes e ainda o fisioterapeuta/massagista Rubão, roupeiro Papagaio, e em especial o técnico Professor Ari Marques que foi o grande líder do grupo, sendo exigente, sério e muito competente, soube muito bem dirigir o grupo de guerreiros nas várias batalhas, mostrando lhes como se ganha uma guerra. A imprensa foi fundamental, pois registrou a história, informou os fatos e inibiram a desordem e os abusos, principalmente erros de arbitragens e a violência entre atletas e das torcidas. E a Torcida Jovem Organizada do Urano – TJU, coordenada pelo Joãzinho, ganhou notoriedade por comparecer em massa nos campos dos adversários. Considerada a mais fiel e mais barulhenta no amador da capital”, comentou. Os colaboradores Marzeli; Geada, Gaguinho, Zé Tertulinano, Zinarte, Jair Bigode, Dona Catarina, Zé Carlos Bigode, Junior e esposa, Chiquinho, Abel Maradona, Edson Andrade, Equipe esportiva Rolando a Bola, repórter Mussun e Eliseu Siebert da FPF também foram lembrados.

Inicio do ‘novo’ Urano
Até o final dos anos 80, o Urano era apenas um clube que disputava somente torneios amistosos, sem nada oficializado, entretanto, em 04/09/1989 foi formalizada a primeira diretoria do clube, tendo Manoel Garcia de Andrade (que em 2003 passou a ser presidente honorário), como mandatário eleito, Nautílio dos Passos (vice), Antônio Gonzaga (1º secretário), Maurici Pinto Mello (2º secretário), Nelson Ugolini ‘Abatiá’ (1º tesoureiro), Roberto Reksu (2º tesoureiro), Antonio Aurélio Araújo (diretor de esportes) e Marival Pinto de Mello (diretor de relações publicas).
Em 03/12/1993, Maurici Pinto de Mello foi eleito o novo presidente e foi criada a Comissão de Esportes, que deu o ponta pé inicial para o time começar a disputar os campeonatos da Federação Paranaense de Futebol.
Ao todo os presidentes foram: Manoel Garcia de Andrade, Maurici Pinto de Mello, Nelson Ugolini (Abatiá), Amauri José Dutra (dois mandatos) e Elias Martins (está no segundo mandato), tendo como vice Léo Fritzen.
Filiou-se em 1994 na FPF, neste mesmo ano sagrou-se campeão da 2ª Divisão do Amador de Curitiba, alcançando os títulos máximos em 2001 e 2008, e ainda sendo vice campeão da Taça Paraná nesta temporada e campeão da Copa Kaiser, que é considerada a Copa do Brasil amador.

Apoio para as conquistas de 2008
O Urano conseguiu um grande desempenho em 2008, e os patrocinadores foram fundamentais para as conquistas, por isso, RealFix e Extinpag foram as empresas que tiveram apoio importante para a inesquecível temporada. “Sem eles muitas das conquistas não seriam possíveis”, comentou Elias.

 
 
 

Inscrições já estão abertas

Por: Osmar Rebolo Junior
A 46ª Taça Paraná, começa dia 01 de março e já conta com 13 equipes inscritas na competição. O Campeonato que reúne os campeões e vices das ligas de futebol de todo Estado, habitualmente acontecia na 2º semestre, entretanto devido a mudanças no Calendário Geral das Competições da FPF o certame será disputado sempre nos primeiros seis meses do ano, à partir de 2009.
O Diretor de Futebol do Interior da FPF, Leonides Dreveck, alerta para o prazo de inscrição, que acaba na próxima, dia 3 de fevereiro. Além da data de inscrição, Dreveck atenta sobre a data da Reunião Arbitral, que está marcada para o próximo dia 6, três após do fechamento das inscrições.
Apesar do prazo curto, a movimentação na FPF é intensa. Nesta semana várias equipes consultaram sua situação na entidade para jogar o campeonato. Para disputar a 46ª edição da Taça Paraná, as equipes devem estar em dia com a tesouraria da FPF.
A Taça Paraná de 2008 reuniu 28 times e foi vencida pela Associação Desportiva São Manoel, que derrotou o ACE Urano na decisão.
Fonte: Assessoria de imprensa da FPF