20 de fev. de 2009

Documentário sobre futebol amador do Paraná já está nas telas

Por: Osmar Rebolo Junior
O documentário sobre o futebol amador do Paraná, intitulado “Amadores do Futebol” será exibido a partir desta sexta feira, às 20h, na Cinemateca de Curitiba. Com duração de 78 minutos, o documentário conta a história do futebol amadorístico paranaense, considerado com o melhor do Brasil, através de entrevistas com vários torcedores, jogadores e dirigentes de clubes. O produtor do documentário, Eduardo Baggio, disse à Gazeta do Povo que “Nem sou muito ligado em futebol, mas essas coisas me chamaram a atenção. É o vendedor de consórcios é o técnico do time, o jornalista de cultura atua na zaga e o carregador de madeira conseguiu o emprego mostrando talento em campo, o barbeiro que tira R$20,00 do orçamento para ajudar o clube”, disse.
O filme foi produzido entre 2005 à 2008, com recursos do Governo do Estado, como incentivo a Cultura.
A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Carlos Cavalcanti, 114, e exibirá o documentário dos dias 20 de fevereiro até 05 de março. O ingresso custa R$ 5.

Liga de Colombo tem nova diretoria

Posse vai acontecer no dia 03 de março, tendo Ratinho como presidente e Binho, o seu vice
Por: Osmar Rebolo Junior
Depois de dois anos de inúmeros problemas, com denúncias de corrupção, jogos terminando no tapetão, muito confusão devido à péssima gestão neste período, a Liga de Colombo, está prestes a resgatar a sua dignidade com a eleição da nova diretoria, encabeçada pelo presidente Ratinho e o vice Binho, que são desportistas que já mostraram ter comprometimento com o desenvolvimento do esporte e não querendo tirar vantagens financeiras usando os clubes, como fez a última gestão.

Resgate do futebol em Colombo
Resgate da dignidade do futebol colombense! Após dois anos sob uma administração repleta de denúncias de corrupção e de muita desorganização, a Liga de Futebol de Colombo respira novos ares desde a noite de quarta feira, quando foi eleita a nova diretoria da Liga, que tem como novo presidente José Aparecido Gotardo, conhecido como “Ratinho”, e vice Gérson Augusto Baudy, o popular “Binho”, e mais o Conselho Fiscal.
A votação aconteceu no salão de eventos na Regional do Alto Maracanã, no Shopping Park Colombo, reunindo os representantes de todos os vinte um clubes filiados a Liga, e mais três sem filiação ainda – que não tiveram direito a voto.
A chapa intitulada “União pelo esporte”, foi à única candidata, e foi eleita com quinze votos a favor e apenas um contra, sendo em votação secreta.
A posse está marcada para o mesmo local, no dia 03 de março, às 20h, com participação de toda a nova diretoria, representantes de clubes, e ainda o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, do prefeito J. Camargo e demais convidados.

Novos rumos e resgate do futebol local
O novo presidente disse que “vamos estar preparados para fazer campeonatos de alto nível, recolocando Colombo entre os principais centros do futebol amador estadual, e com a colaboração dos clubes, isso vai acontecer rapidamente”, disse Ratinho.
O vice Binho, comentou que “creio que esse é o melhor momento da Liga nos últimos anos, pois agora será a vez dos clubes da Liga fazerem à diferença para que Colombo volte a ter um futebol muito forte. A prefeitura vai trabalhar junto com a Liga no resgate no esporte em Colombo”.
Ele também comentou o fundo do poço em que a Liga chegou nestes dois últimos anos. “Quando íamos à Federação Paranaense passávamos vergonha, pois além dos comentários que escutávamos sobre os índicos de corrupção, ainda a Liga era taxada de super desorganizada, perdendo até para ligas de cidades pequenas do interior”, falou Binho.
O representante da Paraná Esportes, Paulo César Cardoso disse que “agora a Liga terá condições de receber verbas estaduais, pois até a gestão anterior a Liga não possuía nem se quer uma conta bancaria própria para o repasse, mas após o presidente anterior meter a mão no dinheiro da Liga, a nova diretoria irá regularizar este situação, e com certeza, Liga terá total apoio do governo Estadual”, falou Cardoso.
Além do apoio estadual, a Liga vai ter ajuda da municipalidade, segundo comentou Marcelo Cordeiro, diretor de esportes da Prefeitura, durante o seu discurso depois de encerrada a votação.

Outras metas
Além de por a “casa em ordem”, Binho comentou que a nova diretoria pode nos próximos anos de mandato, colocar um time para disputar a Série C do Campeonato Paranaense de futebol profissional. Outra proposta é de fortalecer as categorias de base dos times locais. “Temos que ajudar a garantir que os clubes conseguiram revelar talentos, e os jogadores não saírem dos clubes para as mãos de empresários, que ficam com os lucros pela formação dos jogadores, sendo que na verdade os verdadeiros descobridores, os clubes colombenses, não ganham nada”, disse. A outra ideia é diminuir o número de clubes da Série A, para que a competição passe a ser mais competitiva. “Diminuir os clubes na Série A aumenta a qualidade da disputa”, finaliza Binho.
Por fim, com o apoio já garantido por parte da prefeitura, a Liga poderá até ganhar uma sede para facilitar a vida dela própria e ainda dos clubes locais.

19 de fev. de 2009

São José estreia em maio na Divisão de Acesso

Campeão e vice sobem para a Série A em 2010
Por: Osmar Rebolo Junior.
O São José vai iniciar a disputa por uma das duas vagas para a Série A do Campeonato Paranaense de 2010, no dia 05 de maio, quando começa a disputar a Divisão de Acesso do estadual (Série B). De acordo com o regulamento da competição, os onze times participantes da primeira fase, lutarão por seis vagas para o hexagonal final, que irá apontar campeão e vice, que sobem para a Série A no ano que vem.

São José de olho da Série A em 2010
O São José vai enfrentar onze equipes a partir de maio no Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso (Série B), após o arbitral realizado na Federação Paranaense de Futebol (FPF), na sexta passada.
Representado pelo novo presidente, João Otávio Simões (advogado do time no ano passado) e o vice João Palhares, o São José terá ao seu lado na fase inicial, perário, de Ponta Grossa; Arapongas, de Arapongas; Umuarama, de Umuarama; Francisco Beltrão, de Francisco Beltrão; Maringá Iguatemi, de Maringá, Portuguesa Londrinense, de Cambé; Roma, de Apucarana; Sport, de Campo Mourão; Platinense, de Santo Antônio da Platina; e Serrano, de Prudentópolis. Nesta fase, todos se enfrentarão em turno único, se garantindo para o hexagonal final, que em jogos em turno e returno vão definir o campeão e vice, que sobem para a Série A de 2010. Também foi definido que os dois melhores clubes da 1ª fase levam um ponto extra para a disputa final, e por outro lado, os dois últimos colocados na fase inicial serão rebaixados para a série C do ano seguinte.
A abertura está programada para 05 de maio e a rodada derradeira irá acontecer no final de julho ou começo de agosto.
Existem poucas chances, mas pode ser que a disputa ganhe um time a mais, caso o Real Brasil (como sempre), pague suas dívidas junto a FPF. Comenta-se entre os meios esportivos, tanto clubes como imprensa, que há grande torcida para que este time sem cidade sede definida até hoje (Aurélio Almeida é o presidente da equipe), não dispute o campeonato, para não comprometer a moral da disputa, vide toda a vergonha que o Real Brasil já trouxe ao estado.

São José quer repetir grande ano de 2008
O São José espera neste ano repetir o grande desempenho que teve no ano passado, quando ficou com o vice campeonato da Série C, atrás apenas do Serrano de Prudentópolis. Durante a competição, o time teve o melhor desempenho fora de casa, vencendo cinco partidas das oito que fez longe de São José dos Pinhais, além da maior goleada do campeonato (7x0 no Centenário), o segundo melhor ataque e se classificou para a Série B, com três rodadas de antecedência, na fase semifinal.

16 de fev. de 2009

Em 45 minutos, Atlético abre boa vantagem, mas cede empate

Placar foi definido ainda no 1º tempo, na partida em que o Furacão vencia o Nacional por 2x0, e acabou cedendo a igualdade no marcador
Por: Osmar Rebolo Junior
Parecia fácil. O Atlético chegou a abrir dois gols de vantagem no primeiro tempo, mas não conseguiu segurar o resultado e cedeu o empate por 2 a 2 ao Nacional, no sábado, na Arena da Baixada, pela sétima rodada do Campeonato Paranaense. Antes do fim da primeira etapa, ainda teve a chance de desempatar, mas Rafael Moura desperdiçou um pênalti.
Já o Coritiba venceu ontem o Rio Branco de Paranaguá, por 2x1, no Couto Pereira, alcançando os quatorze pontos na classificação do Campeonato Paranaense, assumindo a vice liderança, atrás somente do Atlético, que soma quinze.
E o tricolor tropeçou outra vez, mas desta vez, sem ser prejudicado pela arbitragem, como aconteceu diante do Londrina, na semana passada. A nova derrota veio diante do Iraty, por 1x0, na região central do estado.