19 de out. de 2009

Em jogo que não terminou, Urano empata com Orleans

Arbitragem confusa do juiz Jarbe Cassou estragou o espetáculo e partida não chegou ao final, azulão empata e segue na liderança do Grupo A
Por: Renato Becker
Árbitro quando quer aparecer mais do que os jogadores costuma estragar uma partida de futebol. Foi o que conseguiu fazer o juiz Jarbe Cassou, que apitou o jogo entre Orleans x Urano, no sábado (17), válido pela 2º Fase do Campeonato Amador de Curitiba – Série A. Após o gol de empate dos visitantes, o “homem do apito” decidiu encerrar a partida antes dos 90 minutos, alegando falta de segurança. O jogo transcorria normalmente, com as duas equipes brigando pela bola, de forma limpa e sem agressões. A torcida dos donos da casa empurrava sua equipe em busca da vitória e, como em todas as partidas de futebol realizadas no mundo, “pegava no pé” do trio de arbitragem. Nada que justificasse a decisão do árbitro, o que acabou gerando uma grande confusão envolvendo dirigentes, comissão técnica e jogadores de ambos os times, que apenas queriam jogar futebol. Sobrou para a Federação Paranaense de Futebol, que terá de resolver o problema criado pela autoridade máxima do espetáculo.

O jogo
O campo molhado indicava que a partida seria truncada e com pouca emoção. Porém, o que os torcedores presenciaram foi um jogo de muita disputa pela posse de bola e com várias chances de gol. O Urano tomou a iniciativa e partiu para cima dos anfitriões, obrigando o goleiro Marcos a trabalhar desde o ínicio. O agitado treinador do Orleans, Valmir Constantino, empurrava seu time em direção ao gol defendido por Paulão, gesticulando e gritando muito no banco de reservas. Deu certo: aos 26 minutos, o centroavante Aragão subiu mais que a zaga do Urano e marcou 1 x 0 para o Orleans.
O técnico Ari Marques modificou a equipe, colocando o lateral esquerdo Flavinho no lugar do volante Eliezer e empurrando Joãozinho para o meio de campo. Mais leve, o Urano ainda criou boas jogadas, mas o primeiro tempo terminou com vitória alviverde. No intervalo, o juiz dava indícios de que não estava seguro para continuar na partida. Alegando falta de segurança e ofensas verbais por parte dos torcedores do Nova Orleans, ameaçou não voltar para o segundo tempo.
Depois de muita negociação e garantias por parte dos dirigentes, o juiz resolveu iniciar a segunda etapa, que durou apenas 15 minutos. Após o gol de empate do Urano, marcado por Pequi em posição de impedimento, os jogadores do Orleans partiram para cima do auxiliar Bruno Boschilia. Foi a deixa para o árbitro encerrar a partida. O tumulto foi grande, mas nenhuma agressão física foi constatada. Jogadores e comissão técnica dos dois times ainda tentaram convencer o juiz a reiniciar o jogo, mas não teve jeito. O trio de arbitragem seguiu para o vestiário e foi embora do estádio com proteção policial. Ruim para jogadores, torcedores, dirigentes e para a imprensa que trabalhava no local. Pior ainda para o espetáculo, que ficou sem um final em campo, mas que com certeza ainda será muito discutido na Federação Paranaense de Futebol.

NOVA ORLEANS 1X1 URANO
Estádio: José Drullo Sobrinho
Gols: Aragão (Orleans) e Pequi (Urano)
Árbitro: Jarbe Cassou
Assistentes: Bruno Boschilia e André Eduardo Fey
NOVA ORLEANS: Marcos, Alex, Tocha, Oliveira e Felipe; Tupã, Neto, Lucas e Matusalém; Aragão e Bidinho. Técnico: Valmir Constantino.
URANO: Paulão, Salário, Paulo Sérgio, Luciano e Joãozinho; Eliezer (Flavinho), Bezerra, Gleisson e Robson; John e Pequi. Técnico: Ari Marques.


Fotos: Renato Becker
Aragão, atacante do Nova Orleans, comemora gol de cabeça marcado primeiro tempo da partida contra o Urano
Nova Orleans entrou com disposição, saiu na frente, tomou o gol de empate, e não pode correr trás da vitória por conta da desastrosa atuação do trio de arbitragem
Urano empatou fora de casa e continua líder do Grupo A

Gera levou mais uma taça para a sua coleção

Na categoria de Master já são oito conquistas em nove finais disputadas
Por: Osmar Rebolo Junior
O Gera jamais esquecerá a conquista da I Copa Pinhais da categoria Master, ocorrida no domingo na decisão diante do XV de Pinhais, que terminou em 4x2 para o Gera, que levou a sua oitava taça na categoria, em noves decisões em que participou. Mas não é somente nesta categoria que o clube coleciona títulos, pois os juniores e os adultos também já deram muitas alegrias ao time, que é o maior vencedor de Pinhais e também Piraquara.

Galeria repleta de taças
O Grêmio Esportivo Recreativo Antonieta foi fundado em 20 de julho de 1975, sediado na Rua Leila Diniz, 58, na Vila Maria Antonieta, em Pinhais.
A equipe é a mais tradicional de Pinhais, desde os tempos em que a região ainda era distrito de Piraquara (o que acabou em 1992, com a emancipação política pinhaense).
O Gera conquistou inúmeros títulos nas duas cidades, somente na categoria de Master o título da Copa Pinhais é a oitava taça de campeão em nove finais disputadas pelo clube, segundo o diretor Celso Tadeu.
Além disso, o Gera conquistou títulos de campeão das categorias adulto e de juniores da Liga de Pinhais, e também representou o município nas prestigiadas Copas Paraná adulto e Integração de Juniores, organizadas pela Associação do Esporte, de Curitiba.
O time também participou de dez edições da Copa Folha e da mais importante competição amadora do estado, que é a Taça Paraná (03 participações).
Boa parte deste sucesso vem de Celso Tadeu, que tem uma farta experiência esportiva, tanto no amador como no profissional, já que foi treinador dos times principais dos extintos Império Toledo e Império Curitiba – neste clube, que participou do Campeonato Paranaense de 2005, lhe rendeu uma matéria de página inteira pelo seu trabalho em um jornal de grande circulação no estado. Celso também fez parte dos times de base das equipes acima e depois do Real Brasil.
A conquista de 2009 é reflexo do trabalho feito por toda a diretoria e comissão técnica formadas por João Pintado (treinador), Chico Lipa e Eder (auxiliares técnicos), e Marquinhos e Tadeu (diretores) e Wilson Loquinho (presidente).
O time campeão formou com Sandro; Rato, Alemão, Galinho e Gilson, Padilha e Zezinho e Alexandre e Cabelo, Alex e Jairo. Ainda: Jovert, Josimar, Zetão, Cidão, Ozires, Ronaldo, Cléo, Zezinho, Sérgio e Neizinho.

Caravana da alegria
Após o encerramento da competição, no domingo, a festa que começou no gramado do estádio do Arizona, reunindo jogadores, diretores, comissão técnica e torcida, teve o auge com a entrega da taça de campeão. Mas após terminar a festa no local, todos seguiram em uma caravana até a sede do clube, na Vila Maria Antonieta, onde a alegria correu solta entre os campeões pinhaenses de 2009.


Copa Pinhais - Gera é o primeiro campeão da história da competição

Equipe venceu na final o XV de Pinhais por 4x2 em um jogo muito equilibrado
Por: Osmar Rebolo Junior
Terminou no domingo a categoria de Master da I Copa Pinhais, com um jogão envolvendo Gera e XV de Pinhais, que atraiu um grande público ao campo do Arizona, em Pinhais. A partida só foi decidida nos instantes finais, quando o Gera marcou o quarto tento, fechando placar em seu favor, por 4x2.

Emoções durante os noventa minutos
A decisão da I Copa Pinhais, na categoria Master, alcançou um grande êxito com uma disputa muito equilibrada, que só foi decidida nos minutos finais, atraindo a atenção de todos que foram ao estádio do Arizona. A partida parecia decidida para o Gera na virada do intervalo, mas depois houve uma grande reação do XV de Pinhais, e somente no final do jogo, é que o placar deu tranqüilidade ao Gera.
O time campeão saiu na frente aos 18” do 1º tempo, com Cabelo. Dois minutos depois, Zezinho ampliou para 2x0, e mais três minutos, Cabelo ampliou para 3x0, no placar. Desanimo para os lados do XV? Que nada, pois o time continuou acreditando na conquista, e entre os trinta e quarenta minutos, obrigou o goleiro Sandro a fazer quatro defesas difíceis.
No tempo final, o ânimo do XV não caiu e o time reagiu, conseguindo aos 15” o desconto com Paulo Parada e quatro minutos depois, encostou no placar com Laércio. O jogo esquentou, mas felizmente somente na bola, já que parte disciplinar até teve uma expulsão para cada lado, mas no geral foi bem tranqüila.
O Gera só pode comemorar tranquilamente a vantagem no placar, quando quase no final, Alexandre fez o quarto gol, decretando o placar de 4x2 para o campeão Gera.
Gera – Sandro; Rato, Alemão, Galinho e Gilson, Padilha e Zezinho e Alexandre e Cabelo, Alex e Jairo. Ainda: Jovert, Josimar, Zetão, Cidão, Ozires, Ronaldo, Cléo, Zezinho, Sérgio e Neizinho. Téc: João Pintado, auxiliado por Chico Lipa e Eder. Na diretoria, Marquinhos, Tadeu e Wilson Loquinho.
XV de Pinhais – Cid; Volnei, Pedrinho, Luis e Ivanir, Celsinho e Marcão, Lucas e Pêra, Celso e Laércio. Ainda: Valdecir, Geraldo, Amarildo, Cirso, Cunhado, Gilson, Parada, André, Toninho, Melique, Roberto, Homeo e Nestor. Téc: Almir (técnico), Odair (auxiliar) e Claudinho (presidente).

Festa depois do apito final
Após o apito final, a torcida entrou no gramado e comemorou com os campeões, enquanto os atletas do XV de Pinhais eram parabenizados pelos desportistas presentes, já que mostraram muita garra na decisão. Tudo isso no maior clima de paz entre todos.
O prefeito Luizão, o secretário de Esportes, Ricardo, e os diretores de Esportes da prefeitura de Pinhais, Bira e Chicão, entregaram as taças para os times, campeão, vice, 3º e 4º colocados. Como o próprio prefeito lembrou, é apenas uma entrega simbólica, já que as demais premiações, tanto coletiva como individual, serão entregues em uma festa que vai acontecer até o final do ano.

18 de out. de 2009

De olho no clássico, Atlético foi infernal diante do Santo André

Furacão fez 3x0 no time paulista, enquanto o Coritiba perdeu para o Grêmio por 2x0
Por: Osmar Rebolo Junior
O Atlético fez uma grande partida ontem na Baixada, e o placar de 3x0 diante do Santo André, deixou o time rubro-negro bastante distante da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e com a moral “erguida” para o jogo diante do Coritiba, no próximo domingo, no Couto Pereira.
Ontem também, o Coxa não conseguiu superar o Grêmio, em Porto Alegre, e perdeu por 2x0.

3x0 e Baixada fervendo
O Atlético praticamente escapou do “fantasma” da zona de rebaixamento ao tocar o “Diabo” para o cima do Santo André, ontem, na Baixada, e com gols de Paulo Baier, Alex Sandro e Marcinho, o Furacão aplicou 3x0, que deixou o Rubro-negro na 14ª posição, com 39 pontos, dez a mais que a temida “G-4 ao inverso”, em semana de clássico atletiba, que acontece no domingo às 16h.
O primeiro gol saiu após uma certeira cobrança de falta, por Paulo Baier, aos 27º do 1º tempo, e no lance seguinte, após cruzamento pela esquerda de Alex Sandro, o zagueiro do adversário, Marcel, tentou cortar e fez contra. O tento foi anotado para o lateral atleticano, na súmula do juiz. Estes dois tentos foram no tempo inicial.
Na segunda etapa, o Rubro-negro continuou tentando através de lances pelas laterais, enquanto o Santo André chegava principalmente em chutes de fora da área e cruzamentos, praticamente todos estes lances saíram dos pés do veterano Marcelinho Carioca e chegaram a levar perigo para a meta atleticana.
O 3º gol saiu aos 17 minutos, após Wesley cruzar a bola para a área, e Marcinho (que acabará de entrar na partida), fez de cabeça.
Antes de terminar o jogo, a torcida atleticana fez a festa com sinalizadores, e a fumaça foi tanta que o árbitro Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) teve que paralisar a partida por três minutos, para que a visibilidade pudesse voltar à normalidade.
No final, o placar ficou em 3x0 para o Atlético, em semana de clássico atletiba.

Coritiba volta com derrota na bagagem
O Coritiba foi até Porto Alegre enfrentar o Grêmio e não conseguiu quebrar a invencibilidade do time gaúcho, que ainda não perdeu em 2009 no estádio Olímpico. O placar de 2x0 manteve o coxa na 15ª posição, com 34 pontos, cinco a mais que o começo da zona de rebaixamento. Em semana de atlétiba, a torcida alvi-verde ficou preocupada, pois se o time não vencer o clássico, pode voltar a ser ameaçado pela ZR.

Pontinho comemorado
No sábado à noite, o Paraná Clube enfrentou o Ipatinga, em Minas Gerais, e depois de sair atrás do marcador, conseguiu o gol de empate que garantiu o empate de 1x1 diante do Ipatinga, que deixou o tricolor na 11ª colocação, com 39 pontos, sete a mais que a ZR para a 3ª divisão. O Autor do gol paranista foi Rafinha, aos 19 minutos do tempo final.

Trieste só pensa nas semifinais

A ponta da chave B garante vantagem para a fase seguinte e se for o melhor time da competição, também será favorecido na final
Por: Osmar Rebolo Junior
O Trieste vai disputar ainda dois jogos para terminar a segunda fase do Campeonato Suburbano, no grupo B, mas o pensamento do time está distante das demais equipes do grupo, já que o Trieste já está garantido nas semifinais. O treinador Ivo Petry também quer ver a equipe com vantagem para a semifinal e decisão, se for o melhor da disputa na pontuação geral.

Pensamento na fase decisiva
Faltam ainda duas rodadas para terminar a competição, mas o Trieste já está classificado, já que mesmo que não faça mais nenhum ponto, os confrontos envolvendo os outros times já colocaram a equipe de Santa Felicidade nas semifinais.
Com a vaga assegurada, o treinador Ivo Petry quer também garantir todas as vantagens para as duas fases decisivas. De acordo com o regulamento da competição, ficando na ponta da chave B, garante o direito de jogar a partida da volta em casa, e para a decisão, se tiver a melhor campanha de todas as fases da disputa, o Trieste jogará a final em casa.

Segunda vaga: Uberlândia e Vila Fanny são os favoritos
Três times disputam a segunda vaga do grupo B, faltando duas rodadas para o término da segundo fase. Uberlândia e Vila Fanny estão empatados com seis pontos. Neste sábado, ambos jogam em Santa Felicidade e se enfrentam na última rodada, por isso, quem conseguir um bom resultado nesta 5ª rodada, vai para o sábado seguinte precisando de apenas um empate para levar a vaga.
Já para o Iguaçu (03 pontos), a situação é difícil, pois o time precisa vencer o forte Uberlândia em casa, neste sábado, e torcer para o maior rival, o Trieste vencer o Vila Fanny em casa, que é o que deve acontecer, entretanto, na rodada derradeira, acontecerá o clássico na casa do rival. E pelo saldo de gols atuais, o Iguaçu precisará vencer e com boa margem de gols, e ainda assim torcer para que Vila Fanny e Uberlândia fiquem no empate.

Jogos restantes
5ª rodada
Trieste x Vila Fanny
Iguaçu x Uberlândia
6ª rodada
Trieste x Iguaçu
Vila Fanny x Uberlândia

Classificação do grupo

P Nome P J V E D GP GC S
1º Trieste 10 4 3 0 1 8 5 3
2º Uberlândia 6 4 2 0 2 7 7 0
3º Vila Fanny 6 4 2 0 2 7 8 -1
4º Iguaçu 3 4 1 0 3 5 7 -2