12 de fev. de 2010

Futebol feminino volta a ser disputado

Apenas Jaborá e Novo Mundo representam a “velha guarda” da disputa
Por: Osmar Rebolo Junior
Depois de passar 2009 sem nenhuma atividade, o futebol feminino volta a ser disputado no estado, com o Campeonato Paranaense aberto da modalidade, que começa em 07 de março, com a participação de dez clubes, sendo que apenas Novo Mundo, Internacional, Operário Pilarzinho, Boca Juniors e Jaborá são filiados. Jaborá e Novo Mundo são os únicos que já participaram de outras edições.

Dez participantes, mas apenas dois tradicionais
Depois de um 2009 “negro” para o futebol feminino do Paraná, em que nenhuma competição oficial envolvendo os clubes paranaenses foi disputada, 2010 marca a volta das atividades com o Campeonato Metropolitano aberto, que começa dia 07 de março, envolvendo dez equipes, tanto oficializadas como outros times, que são oriundos do futebol de areia.
Dos participantes, apenas Novo Mundo e Jaborá são velhos conhecidos da torcida, pois infelizmente os tradicionais celeiros de grandes talentos, São José e Vila Fanny desapareçam do cenário esportivo.
Ficou definido no arbitral realizado no dia 10 de fevereiro na FPF, que na primeira fase todos os times se enfrentam em turno púnico, se classificando as quatro melhores equipes para as semifinais (em jogo único) e os vencedores desta fase avançam à final (em duas partidas).
Times participantes: AGMUC (Curitiba), Anjo Dourado (Curitiba), Boca Juniors (Tijucas do Sul), Internacional (Campo Largo), Jaborá (São José dos Pinhais), Juventude (Araucária), Novo Mundo (Curitiba), Pilarzinho (Curitiba), Torpedo (Curitiba) e Vila Torres/Canto do Rio (Curitiba).

Rodada inicial
Boca Juniors x Novo Mundo
Torpedo x Juventude
Anjo Dourado x Jabora
AGMUC x Pilarzinho
Internacional x Vila Torres/Canto do Rio

Campeões
1998 - União Ahú (Curitiba)
1999 - União Ahú (Curitiba)
2000 – Maringá (Maringá)
2001 – Gresfi (Foz do Iguaçu)
2002 - Novo Mundo (Curitiba)
2003 - Novo Mundo (Curitiba)
2004 - Novo Mundo (Curitiba)
2005 – São José (São José dos Pinhais)
2006 – São José (São José dos Pinhais)
2007 - Jaborá (São José dos Pinhais)
2008 – Novo Mundo Futebol Clube (Curitiba)
2009 – Não houve disputa


Novo Mundo é o maior vencedor da história da competição


Jaborá venceu em 2007

Disputa não terá o São José, que deixou saudades

10 de fev. de 2010

Copa do Brasil: Atlético e Paraná vão disputar vaga em casa

Foram péssimas as estreias de Atlético e Paraná Clube na Copa do Brasil. O tricolor jogou em Porto Alegre contra a Cerâmica de Gravataí, enquanto que o Furacão ficou no 2x2 contra o Vilhena, de Rondônia. Com os dois resultados, haverá jogos de volta, em Curitiba, no dia 24. Menos mal que a dupla é favorita e joga por empates sem gols (o Atlético também pode empatar ainda por 1x1), ou vitória minima para avançarem para a segunda fase da competição.

Ana Terra empata primeiro jogo treino da temporada

Empate em 4x4 contra a equipe “Tiro e Queda”
Por: Dirceu Maschio
O atual bicampeão da Copa Folha de Tamandaré, a equipe Ana Terra de Colombo, iniciou os preparativos para a estréia na 2ª fase da Copa, no final de fevereiro, fazendo um jogo treino, no sábado, dia 6, no Estádio Municipal do Rio Verde. A partida terminou empatada em 4x4, e segundo o técnico Rossano, o azulão de Colombo fez um bom jogo treino, o qual serviu para as avaliações técnicas individuais, e além de iniciar o entrosamento do time.

Nova equipe
A equipe do Ana terra está bem diferente daquela que disputou o campeonato da Liga na temporada 2009, muitos reforços vieram, e o técnico Rossano vai ter muito trabalho pra montar o novo time, principalmente porque o elenco é composto por praticamente 22 titulares, e a definição do onze que estréia no final do mês na Copa Folha, só deve acontecer mesmo na última semana de preparação.
No primeiro jogo treino, o técnico Rossano avaliou a condição técnica e física dos atletas e começou a trabalhar o seu projeto tático, que vai dar forma ao novo time. Com jogadores experientes, que passaram pelas grandes equipes do futebol amador de Curitiba e inclusive por clubes profissionais, o novo time do Ana Terra fará parte do bloco dos clubes que vão disputar o título da temporada 2010 da Copa Folha de Tamandaré.

Outro amistoso
No jogo treino, o técnico Rossano fez muitas modificações, testando vários jogadores, e alternando seguidamente a formação tática durante a partida. Os gols do Ana Terra nesse primeiro jogo treino, foram anotados pelo zagueiro Juninho (2), Cigano e Banana. O próximo jogo treino é nesta 5ª feira, dia 11, à noite, contra o Operário Pilarzinho, que também está em preparação, para a disputa da Taça Paraná. O local deste amistoso deve ser o Estádio Recanto Tricolor, do Combate Barreirinha.
Ana Terra - Rogério: Pio (Fabão), Italiano (Banana), Juninho, Ivan, Zé Nunes (Lico), Marcio Nunes, Maicon e Julianinho; Cigano (Nando) João Paulo (Buiu).
Tiro e Queda – Tiago; Boquinha, Romildo, Sagui e Maicon; Adriano, Cleito, Ricardo e Gilson; Tião e Edson.

Fotos: Dirceu Maschio

Calisto vence Fênix e confirma ponta no Grupo V

O gol da vitória do time do Umbará foi marcado por Vilmar aos 30 min do 2º tempo
Por: Dirceu Maschio
O confronto para confirmar a ponta do Grupo V, da primeira fase da Copa Folha de Tamandaré, terminou com a vitória do Calisto do Umbará, que bateu o Fênix de Pinhais pelo placar mínimo, gol anotado por Vilmar, aos 30 min do 2º tempo. A partida foi realizada no Estádio Recanto das Oliveiras, com um bom público, apesar do calor, que castigou os atletas dos três jogos realizados no domingo, 7 de fevereiro.
Calor castigou
Com uma temperatura alta, que dificultou a condição física dos atletas das duas equipes, o jogo mais importante na rodada tripla no Umbará, Calisto e Fênix foi equilibrado, com chances de gols para ambos os lados. Mas foi o Calisto, que jogando em casa, teve maior entusiasmo, principalmente a partir da metade do 2º tempo, quando foi melhor, e venceu o calor e a equipe do Fênix.
Calisto: Juliano; Junior (Elvis), Mesquita, Estevam e Carlinhos; Randinho (Jander), Edson (Vilmar), Tião e Robinson (Maicon); Geovani e Jackson. Técnico: Claudinho; aux: Reginaldo; massagista: Devanir; presidente: Joelson; Vice: Armando; diretor de futebol: Ricardinho;
Fenix: Val; Lilo, Jair, Coruja e Keno; Jecinho, Altevir, Xará e Buiu; Valdemir e Alex; No banco: Cabeça, Paraiba e Ronaldo; Técnico: Geraldo; Aux: Bolacha; presidente: Miro.



Fotos: Dirceu Maschio

8 de fev. de 2010

Bordignon vence de virada

Por: Osmar Rebolo Junior
O Bordignon de Pinhais segue invicto na Copa Folha de Tamandaré, vencendo no domingo o Real Fazenda, por 2x1, de virada, no estádio do Trieste, em Pinhais. O resultado deixa o time na 2ª colocação do grupo João Domingos, com 14 pontos, um a menos que o líder Vasco da Gama.
A partida foi bastante movimentada, apesar do calor que fez no final de semana, e quem saiu na frente foi o visitante, na segunda etapa. Mas a reação do clube de Pinhais veio quase no final do jogo, e com o atacante William, que fez dois gols, aos 32” e aos 40”.
Escalação: Tiago, Marcinho (depois Zé Lindorfo), Amaral (depois Pinhais). Mistrick e Bola, Vandão, Daniclei e Edinho, Juninho e Marcelinho e Willian. Técnico: Marcos Paquito.

Classificação


Fotos do jogo

XV de Pinhais segue invicto e com mais uma vitória

Equipe teve muito trabalho para passar pelo time dos Los Coyudos
Por: Osmar Rebolo Junior
O XV de Pinhais suou a camisa, mas venceu o Los Coyudos, no sábado, no estádio Municipal de Quatro Barras, e alcançou os dezesseis pontos na ponta do grupo Nilson Lara, faltando uma rodada para o término da fase inicial da Copa Folha de Tamandaré. O placar de 2x1 foi construído por Celinho e Chumbinho, que fizeram com que o XV dependa somente de si para se garantir como ponteiro da chave.

Vitória no sufoco
O XV de Pinhais levou a melhor no sábado de muito sol, que castigou os dois times que se enfrentaram no estádio Municipal de Quatro Barras. Mas a equipe Pinhaense, mostrou estar mais preparada fisicamente do que o rival, e tratou de abrir o marcador logo na primeira etapa, com o jogador Celinho. No tempo final, com as equipes cansadas, o jogo caiu um pouco de produção, voltando a ganhar emocção somente nos minutos finais, quando o Los Coyudos empatou de pênalti, e Chumbinho decretou a vitória de 2x1 para o XV de Pinhais.
O resultado deixou o time com 16 pontos, um a mais que o 7 de Setembro, faltando uma rodada para o término desta fase.
XV de Pinhais - Fernando; Vitor, Marcelo, Chumbinho e Mumu, Roça e Diogo, Maurício e Felipe, Celinho e Luis. Ainda: Maikon. Técnico: Ailton Sherek.

Classificação



Quatro Barras goleia e leva o 1º lugar

Áquila também já está garantido na segunda fase
Por: Osmar Rebolo Junior
O Quatro Barras se garantiu na ponta do grupo Acácio Bueno, ao golear no sábado, em casa, o Áquila de Pinhais, por 4x1, e alcançou os dezesseis pontos, não podendo mais ser alçando por nenhum outro clube, com uma rodada para terminar a primeira fase. O time Pinhaense, mesmo com a derrota, também já se garantiu. Os gols do jogo foram anotados por Maranhão, Lincoln e Miranda, descontando Fábio.

Goleada já no 1º tempo
O Quatro Barras fez o serviço de casa, e venceu no sábado o forte time do Áquila de Pinhais, pelo placar de 4x1, e se garantiu em 1º lugar no grupo Acácio Bueno, restando ainda uma rodada para o término da fase inicial da Copa Folha de Tamandaré. O time de Pinhais está bem na classificação e também já levou a vaga para a outra fase. O placar foi quase todo construído no tempo inicial, com o Quatro Barras abrindo uma vantagem de 3x0, com gols de Maranhão, Lincoln e Miranda. Na volta para o segundo tempo, nem deu tempo do Áquila tentar uma reação, pois com apenas um minuto de jogo, Betinho, fez 4x0. O Áquila ainda diminuiu com Fábio, mas no restante do jogo, o forte calor acabou deixando os dois times cansados, e até o apito final da arbitragem, nenhum outro lance de perigo aconteceu.

Quatro Barras - Mazinho; Lincoln, Jhonatan, Eduardo e Josi, Gilmar e Miranda, Betinho e Edilandro, Maranhão e Adilson. Ainda: Muller, Edu, Nero, Thiago, Porrinha, Vavá e Luciano. Técnico: Mauro, auxiliado por Alexandre e Everton.
Áquila: André; Má, Marcão, Ferpa e Cléberson, Carlinhos e Diego, Foca e Gê, Cascão e Rica. Ainda: Murilo, Marcinho, Claiton, Luciano e Krevinho. Técnico: Odair, auxiliado por Dirceu.
Arbitragem: Diego Gruba, auxiliado por Ricardo Rocha e Adelaida Amarilla.


Classificação


Tudo pronto para o inicio da disputa

Disputas vão rolar a partir do dia 14 de março, com treze times participando
Por: Osmar Rebolo Junior
A Taça Paraná está em contagem regressiva para o inicio das disputas, que serão realizadas entre treze times, divididos na fase inicial em quatro grupos, com o inicio no dia 14 de março e o término previsto para 03 de junho. Regulamento e fórmula de disputa são absolutamente iguais a competição da temporada passada.

Repetição de sucesso
Para entender fórmula de disputa da Taça Paraná de 2010 é preciso fazer um “retro” da competição em 2009. Na ocasião, depois de muitos anos, a disputa voltou a ter o glamour de outrora, pois apesar de somente treze times disputarem a competição, eram todos ostentando os títulos de suas Ligas, ou seja, a Taça Paraná voltou a ser disputada apenas por campeões regionais, sem mais aqueles convites “interesseiros” das últimas edições. Em resumo, a competição foi um grande sucesso, tanto técnico, como de público e repercussão em todo o Brasil.
Como em time que está ganhando não se mexe, para 2010, os clubes decidiram repetir o sucesso na temporada passada, com regulamento totalmente idêntico a disputa vencida pelo Urano, na super final contra o Rondon.
Por unanimidade, os representantes dos clubes decidiram que o torneio será disputado em quatro fases. Na primeira delas os treze times participantes serão divididos em quatro grupos: A, B, C e D. Dentro de cada agrupamento, os clubes jogam entre si, em dois turnos, de onde se classificam os dois primeiros colocados em cada. Nas fases seguintes, também em turno e returno as equipes se enfrentaram no sistema de mata-mata, caracterizando as quartas, semi e finais do certame. A grande decisão está programada para 03 de junho.

Grupos
Grupo A: Operário (Morretes), Tchuru (Campina Grd. Do Sul), Colombo (Colombo) e Operário Pilarzinho (Curitiba)
Grupo B: Urano (Curitiba), Atalanta (São José dos Pinhais) e Grêmio Liquigás (Araucária)
Grupo C: Internacional (Campo Largo), Santa Paula (Ponta Grossa) e Ipiranga (Palmeira)
Grupo D: Loandense (Loanda), São Manoel (São Manoel do Paraná) e Pitanga (Pitanga)

Jogos do 1º turno
1ª rodada
14/03
Grupo A
Operário Pilarzinho x Colombo
Operário de Morretes x Tchuru
Grupo B
Urano x Grêmio de Araucária
Grupo C
Internacional x Santa Paula
Grupo D
Loandense x São Manoel

2ª Rodada
21/03
Grupo A
Colombo x Operário Morretes
Tchuru x Operário Pilarzinho
Grupo B
Grêmio de Araucária x Atalanta
Grupo C
Ypiranga x Internacional
Grupo D
Pitanga x Loandense

3ª Rodada
28/03
Grupo A
Operário Pilarzinho x Operário Morretes
Tchuruu x Colombo
Grupo B
Atalanta x Urano
Grupo C
Santa Paula x Ypiranga
Grupo D
São Manoel x Pitanga

Segundo o “papa” do futebol amador, o jornalista Levi Mulford, maior entendedor do ramo no Brasil, apenas Grêmio Liquigás de Araucária, Operário de Pilarzinho e Tchuru de Campina Grande do Sul, nunca participaram da competição. Acompanhe:

25 participações: Internacional (1965, 72, 77, 79, 80, 81, 82, 84, 85, 97, 88, 89, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 2003, 04, 05, 07, 08, 09 e 10)
24 participações: Loandense (1964, 57, 70, 71, 72, 73, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 84, 85, 86, 88, 89, 91, 95, 2007, 2008 e 2010)
18 participações: Ypiranga (1967, 79, 85, 87, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 2001, 02, 04, 05, 07, 08, 09 e 10)
16 participações: Pitanga (1983, 84, 85, 87, 88, 92, 94, 95, 96, 97, 98, 2004, 05, 06, 07 e 10)
10 participações: Operário de Morretes (1969, 70, 78, 81, 84, 87, 89, 91, 92 e 2010)
05 participações: Colombo (2000, 01, 02, 03 e 10) e São Manoel (2006, 07, 08, 09 e 10)
04 participações: Atalanta (2002, 05, 07 e 10)
03 participações: Urano (2008, 09 e 10) e Santa Paula (2005, 06 e 10)
Primeira participação: Operário Pilarzinho, Tchuru e Grêmio Liquigás

Campeões da Taça Paraná
1964 - Ferroviário (União da Vitória)
1965 - Trieste (Curitiba)
1966 - Trieste (Curitiba)
1967 - Corinthians (Londrina)
1968 - Fanático (Campo Largo)
1969 - Trieste (Curitiba)
1970 - Trieste (Curitiba)
1971 - Trieste (Curitiba)
1972 - União Medianeirense (Medianeira)
1973 - Iguaçu (Curitiba)
1974 - Aimoré (Matelândia)
1975 - XV de Novembro (Londrina)
1976 - Fanático (Campo Largo)
1977 - Demafra (Paranavaí)
1978 - Fanático (Campo Largo)
1979 - Fanático (Campo Largo)
1980 - Internacional (Campo Largo)
1981 - Internacional (Campo Largo)
1982 - Caramuru (Chopinzinho)
1983 - Fanático (Campo Largo)
1984 - Trieste (Curitiba)
1985 - Trieste (Curitiba)
1986 - Fanático (Campo Largo)
1987 - 7 de Setembro (Dois Vizinhos)
1988 - Trieste (Curitiba)
1989 - Vila Fanny (Curitiba)
1990 - Trieste (Curitiba)
1991 - Vila Fanny (Curitiba)
1992 - Palmeira (Palmeira)
1993 - Flórida (Flórida)
1994 - Pitanga (Pitanga)
1995 - Ypiranga (Palmeira)
1996 - Internacional (Campo Largo)
1997 - Combate Barreirinha (Curitiba)
1998 - Combate Barreirinha (Curitiba)
1999 - Combate Barreirinha (Curitiba)
2000 - Combate Barreirinha (Curitiba)
2001 - Colombo (Colombo)
2002 - Combate Barreirinha (Curitiba)
2003 - Engenheiro Beltrão (Eng. Beltrão)
2004 - Madeirit (Guarapuava)
2005 - Combate Barreirinha (Curitiba)
2006 - Trieste (Curitiba)
2007 - Loandense (Loanda)
2008 - São Manoel (São Manoel do Paraná)
2009 – Urano (Curitiba)


7 de fev. de 2010

Atlético vence clássico marcado por lances polêmicos

Furacão marcou com Bruno Mineiro, enquanto o Paraná perdeu um pênalti com Marcelo Toscano
Por: Osmar Rebolo Junior
O Atlético venceu o clássico diante do Paraná Clube na Vila Capanema, ontem a tarde, com um gol de Bruno Mineiro no tempo inicial, em uma disputa que poderia ter terminado empatada se o atacante paranista Marcelo Toscano não tivesse errado um pênalti. Com o resultado, o Furacão alcançou os 14 pontos, na segunda colocação, enquanto que o tricolor despencou para a 9ª colocação, com oito pontos.

Furacão vence 1º clássico do ano
O Atlético venceu mais uma vez, um clássico contra o Paraná Clube disputado na Vila Capanema, o que acontece desde 2002, pelo placar de 1x0, e está na segunda colocação do Campeonato Paranaense, com 14 pontos.
A vitória veio em um lance polêmico, aos 21”, quando o jogador Diego Correia, do Paraná, cobrou uma falta, e os marcadores rubro-negros não teriam respeitados os 9m15 de distância da cobrança, roubando assim a bola, e no contra ataque, Chico cruzou para Bruno Mireiro abrir o placar.
Aos 31”, nova reclamação tricolor, sobre um possível pênalti não marcado, de Manoel sobre Marcelo Toscano.
No tempo final, o Atlético passou a valorizar mais a bola, mas conseguiu chegar com perigo em dois lances, com Netinho e Marcelo, enquanto que o Paraná teve mais posse de bola, mas não levou muito perigo para o goleiro Neto.
O grande lance desta etapa aconteceu aos 29min, quando Manoel novamente derrubou Marcelo Toscano na área, desta vez, o pênalti foi marcado. Mas na cobrança, Toscano enfeitou de mais com a “paradinha” e a bola acertou a trave. Antes de terminar o jogo, Valência foi expulso ao reclamar de uma falta. Mas no final, o placar foi de 1x0 para o Atlético.

FICHA TÉCNICA
Paraná Clube 0x1 Atlético
Local: Vila Capanema
Arbitragem: Adriano Milczvski, auxiliado por Francisco Aurélio do Prado e Ricardo Vilar Neves
Renda: R$ 109.465,00
Público: 5.201 torcedores
Gol: Bruno Mineiro, aos 21” do 1º tempo
Cartões Amarelos: Pará (Paraná) e Valência, Márcio Azevedo e Manoel
Expulsão: Valência
Paraná: Juninho; Alessandro Lopes (Marcelo), Chicão e Diego Correia; Murilo, Luiz Camargo, Edimar, Pará (Márcio Diogo) e Guaru; Elvis (Igor) e Marcelo Toscano. Técnico: Marcelo Oliveira
Atlético: Neto; Gerônimo Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Valencia, Chico, Alan Bahia, Netinho (Vanegas), Bruno Mineiro (Serna) e Marcelo (Raul). Técnico: Antônio Lopes.


Coxa 100% líder
No sábado, em Paranaguá, o Coritiba venceu a sua 7ª partida competição, ao fazer 3x1 no Iraty, e chegou aos 100% de aproveitamento, com 21 pontos ganhos, ficando com sete pontos a mais que o Atlético na classificação do campeonato.
Os gols do Coxa foram marcados por Marcos Aurélio (2) e Pereira, enquanto que Arthur descontou para o Iraty.

Resultados do interior
O Paranavaí assumiu a 3ª colocação do Estadual, com treze pontos, depois de vencer fora de casa o Toledo, por 3x1. O ACP é seguido pelo Cascavel, que venceu em casa o Corinthians do Parque Barigui, por 3x1. Na rodada também marcou a volta das vitórias para dois times tradicionais. Em Paranaguá, o Rio Branco fez 2x1 no Cianorte e em Ponta Grossa, o Operário fez 3x1 no lanterna Engenheiro Beltrão. E fechando a rodada, em Prudentópolis, o Serrano ganhou do Nacional, por 1x0.

Fotos
Jornalista Osmar Rebolo Junior


Jornalista Renato Becker