23 de mar. de 2009

Com sangue novo Colombo FC quer voltar a disputar títulos

Presidente Tite apresenta projeto inovador
Por: Dirceu Maschio
Único tetracampeão, segundo maior vencedor do campeonato da Liga, com seis títulos, um a menos que o Juventus, o Colombo Futebol Clube, o vovô do futebol colombense, inicia 2009 com um projeto ousado, objetivando colocar a equipe principal novamente nos trilhos da verdadeira história do clube, marcada por conquistas gloriosas. Após assumir a presidência do Colombo e junho do ano passado, Jusmar Roque Bolsi, mais conhecido por Tite, iniciou um trabalho de recuperação do Colombo FC, e agora quer definitivamente sacramentar a nova fase do clube, com o lançamento desse projeto inovador.
A iniciativa de Tite visa encerrar essa fase apagada do clube, principalmente em relação ao time da categoria adultos, que atingiu o topo do sucesso, com o título da Taça Paraná de 2001, e ainda o bicampeonato da Copa Folha Tamandaré 2002/2003, e o vice campeonato do sul-brasileiro em 2002. A partir de 2003, a categoria adultos iniciou um processo de decadência, culminando, com o licenciamento do campeonato em 2006/07, justamente quando completava 25 anos de filiação na Liga, e tendo disputado todos os campeonatos, interruptamente.
O golpe decisivo para esse declínio, iniciou na final do campeonato da Liga em 2002, quando o Colombo perdeu o título mais certo da sua história, e justamente para o seu principal rival, o Juventus EC. Com um time imbatível, o Colombo era disparado o grande favorito ao título, e já contava como certo o pentacampeonato. Só que os deuses do futebol resolveram mudar a história, e o Juventus, com um time sem estrelas, acabou surpreendendo e levantou a taça nas penalidades.
Um pouco de história
Com mais de 80 anos de idade, o Colombo Futebol Clube foi criado extra oficialmente no ano de 1926, e mandava seus jogos num campo, onde é hoje a sede da Assenco, no centro de Colombo. A primeira competição o oficial disputada pelo clube foi na década de 60, na famosa Liga dos Minérios, que reunia clubes de Colombo, Tamandaré, Bocaiúva do Sul e Rio Branco do Sul, e por muitos anos foi considerada a maior e melhor da região Metropolitana de Curitiba.
Racha no clube
Em 1960, o Colombo FC era poderoso na região dos Minérios, e começou uma disputa interna de poder, que acabou culminado, num grande “racha”, entre jogadores jovens e os medalhões. O grupo dos mais jovens, descontentes porque não tinham oportunidade de jogar, acabaram montando uma outra equipe, nascendo assim, o Juventus EC, que deu início à histórica rivalidade que dura até hoje. Na década de 60 até meados de 70, a rivalidade era tão séria, que colombense e juventinos não freqüentavam os mesmo bares. Quem levou a melhor até a criação da Liga de Colombo, em 1981, foi o Juventus, que conquistou o tricampeonato da Liga dos Minérios, enquanto que o Colombo por três vezes chegou muito perto do título, inclusive foi vice campeão. O Juventus continuou arrasador, e ganhou o três primeiros campeonatos da Liga (82,83 e 84), e um quarto títulos em 87. O Colombo, só conseguiu levantar o seu primeiro título, em 1990, e depois de novo em 1992.
Colombo fez história
Além dos importantes títulos da Liga (o inédito tetracampeonato) e Estadual (Taça Paraná), com a categoria adultos, o Colombo fez sucesso na categoria feminino, sendo vice campeão do estadual e metropolitano em 2005, ano em que revelou a jogadora Ester, hoje uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira, categoria adultos, vice no último mundial e medalhas de prata nas olimpíadas. O Colombo também já revelou vários jogadores para o futebol profissional, os mais recentes, o atacante Gelson(ex-coxa e atualmente na Turquia, e o volante Rodrigo Mancha, que fez fama no Coritiba e agora vai para o Santos.
Voltando no futebol amador, a equipe de veteranos já levantou vários títulos nesses mais de 80 anos de história, o mais importante foi o tricampeonato 2003/04/05, cuja equipe era comandada pela dupla Joelson Guarize e Jerson Ferreira.
A nova realidade
“ Com união e uma forte equipe de trabalho, queremos recolocar em 2009 o clube Colombo no seleto grupo das equipes colombenses, que irão brigar por títulos em todas as categorias”, disse com muita empolgação, o presidente Tite, durante reunião da diretoria realizada no sábado passado, na sede do clube.
Entre as metas de 2009, o Colombo FC quer disputar o título das categorias Adultos, juvenil e máster, da Liga, além de iniciar um trabalho de base, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil, e juniores, visando disputar os campeonatos da Federação Paranaense de Futebol, competições que são a principal vitrine do Paraná, para os atletas em formação se profissionalizarem.

Atual diretoria – gestão junho2008/2009
Presidente: Jusmar Roque Bolsi (Tite)
Vice – Jefferson José Mendes
Secretária – Aldry Batista de Jesus Bolsi
Tesoureiro - Jerson Gonçalves Ferreira
Diretor de Esportes – Alexandro Teodoro
Coordenador categoria de base – Tacisio Cursino dos Santos
Diretor de futebol feminino Vilmari Teixeira (Pacheco)
Diretor de Patrimônio – Moacir Paiva Silveira

Nenhum comentário: