15 de nov. de 2009

Rodada do final de semana: Coxa vence Atlético-MG e respira mais aliviado; Atlético tropeça

Vitória em casa por 2x1 afasta alviverde da zona da degola
e deixa mineiros em situação complicada na briga pelo título

Por: Renato Becker
Muita fumaça verde, drama e gol no final da partida. Este foi o enredo da vitória do Coritiba sobre o Atlético-MG pela 35º rodada do Campeonato Brasileiro, na tarde de sábado, pelo placar de 2x1, que deixou os paranaenses em situação mais confortável na briga contra o rebaixamento. cinco pontos separam a equipe de Ney Franco do Fluminense, primeiro dos times que figuram entre os quatro últimos colocados na tabela. Já o Galo mineiro, com a derrota, vê a possibilidade de título cada fez mais distante. Faltando apenas três rodadas para o término da competição, os alvinegros ocupam a quinta colocação com 56 pontos ganhos, seis atrás do líder São Paulo.

Pressão dos donos da casa na primeira etapa
A torcida da casa preparou uma bela festa para o seu time do coração. Luzes e fumaça verde coloriram o céu curitibano na tarde de sábado. Dentro de campo, o Coritiba correspondeu ao apoio das arquibancadas, com muita marcação e dedicação ofensiva. Mas foi o Galo, jogando nos contra ataques, que teve a primeira chance de marcar. Aos 12 minutos, o artilheiro do Brasileirão com 18 gols, Diego Tardelli, recebeu passe de Eder Luis e tocou na saída de Vanderlei. Por pouco a bola não entra na meta alviverde.
Com calma e tranqüilidade, o Coxa tocava a bola buscando o primeiro gol na partida. E ele veio aos 19 minutos, com o centroavante Rômulo, que recebeu passe de Marcelinho Paraíba e tocou na saída do goleiro Carini. Com a vantagem no placar, os anfitriões se encolheram em campo, abrindo espaço para que os visitantes chegassem com perigo à meta de Vanderlei. O goleiro coxa branca salvou o seu time em duas ocasiões, aos 37 e aos 41, em chutes de longa distância de Ricardinho e Jonílson, respectivamente.

No segundo tempo, Galo empata, mas a vitória fica com o time da casa
Precisando do resultado, o time do treinador Celso Roth voltou para o segundo tempo determinado a empatar o jogo. E alguns jogadores do Cortiiba tentavam colaborar para isso. Mas foi de Jéci, aos 11 minutos, o erro fatal que determinou o empate do Galo. O zagueiro perdeu na corrida para Éder Luis, e no rebote do goleiro Vanderlei ainda entregou a bola para que o atacante do Atlético, sem ângulo, chutasse e empatasse a partida: 1x1.
O gol não desanimou os jogadores alviverdes, e o técnico Ney Franco optou por uma postura mais ofensiva. Primeiro, sacou o lateral direito Rodrigo Heffner e pôs em campo o atacante Marcos Aurélio. Depois, foi a vez do volante Jailton dar lugar para o meia atacante Renatinho. O Coxa pressionava, mas esbarrava nas boas defesas de Carini.
Aos 39 minutos, o lance que decidiu o duelo. Rômulo saiu na cara de Carini e foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Pedro Benítez. Pênalti, que o capitão e ídolo coxa branca, Marcelinho Paraíba, cobrou com perfeição e decretou o placar final da partida: 2x1. Na próxima rodada, o Coritiba vai até a Vila Belmiro enfrentar o Santos. Já o Galo, recebe o Internacional, no Mineirão.

Ficha Técnica
Coritiba 2x1 Atlético Mineiro
Estádio: Major Antônio Couto Pereira
Gols: Rômulo e Marcelinho Paraíba (CFC) e Éder Luis (CAM)
Arbitragem: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP), auxiliado por Ednilson Corona (Fifa-SP) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP).
Coritiba - Vanderlei, Rodrigo Heffner (Marcos Aurélio), Pereira, Jéci, Luciano Amaral; Leandro Donizete, Jailton (Renatinho), Pedro Ken (Makelelê), Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Rômulo. Técnico: Ney Franco.
Atlético Mineiro - Carini, Carlos Alberto, Benítez, Werley, Thiago Feltri (Pedro Paulo); Jonílson (Renan), Marcio Araújo, Correa, Ricardinho (Tchô); Eder Luis e Diego Tardelli. Técnico: Celso Roth.


Fotos: Renato Becker
No final, o capitão coxa branca faz de pênalti o gol da vitória dos donos da casa
Jogadores do Coritiba comemoram o gol de Rômulo, o primeiro da vitória por 2x1 contra o Atlético-MG
Diego Tardelli e Marcelinho Paraíba, capitães das duas equipes, ao lado do trio de arbitragem

Atlético falha na marcação e perde chance de pontuar
Por: Osmar Rebolo Junior
Hoje, o Atlético poderia ter voltado do Rio de Janeiro, com pelo menos um ponto na bagagem, mas duas falhas de marcação acabaram comprometendo a partida do Furacão, que chegou a ter momentos melhores que o Fluminense durante a disputa. o Rubro-Negro levou o 1. gol, aos 17 minutos da etapa inicial, quando Maicon cruzou pela esquerda, e Fred, sozinho, empurrou a bola de carrinho.
O 2. tento saiu, na etapa final (aos 18min), quando Conca lançou Maicon, que entrou livre na área (a zaga atleticana ficou parada esperando a marcação de um impedimento que não houve), e Tocou por cima de Galatto, que saiu mal no lance.
Após pressionar, o Atlético descontou com Marcelo, que acertou um chute na entrada da área, aos 38. Mas o placar ficou mesmo no 2x1 para os cariocas.
O Atlético estacionou na 15. posição, com 43 pontos - quatro a mais que o próprio Fluminense, que abre a ZR. O Furacão volta a campo no sábado, diante do Cruzeiro, na Baixada, e vencendo se livra de vez do perigo do rebaixamento.

Ficha técnica
Fluminense 2x1 Atlético
Fluminense - Rafael; Digão, Dalton e Gum; Mariano, Diogo, Diguinho (Maurício) e Dieguinho (Marquinho); Maicon (Tartá) e Fred. Técnico: Cuca
Atlético - Galatto, Manoel, Everton (Alex Mineiro), Rhodolfo e Nei; Valencia, Rafael Miranda (Renan, depois Marcelo), Paulo Baier e Alex Sandro; Wallyson e Wesley. técnico: Antônio Lopes
Local: Maracanã
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP), auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos Diguinho, Digão e Gum (FLU); Rhodolfo e Manoel (ATL)
Gols: Fred e Maicon (FLU) e Marcelo (CAP)


Série B: Paraná venceu e chegou ao 8. jogo invicto
O Paraná Clube só conseguiu dar alagrias para a sua torcida na reta final da temporada, para pelo menos entra em 2010 com esperanças renovadas com a campanha que vem fazendo nos últimos jogos do brasileiro da Série B, pois na sexta feira, venceu o agora rebaixado Campinense, pelo placar de 3x0, com gols de Marcelo Toscano, Luis Henrique e Igor, que fez o tricolor subir para a 8. colocação, com 51 pontos. Na próxima rodada, o tricolor vai até Goiânia, encarar o Vila Nova, no sábado, às 17h10. (ORJ)

Ficha técnica
Paraná 3x0 Campinense
Paraná - Zé Carlos; Luiz Henrique, Dirley (Igor) e Dedimar; Murilo, Adoniran, Luiz Henrique Camargo, Davi (Bruninho) e Fabinho; Rafinha e Marcelo Toscano (Adriano). Técnico: Roberto Cavalo
Campinense - Fabiano; Márcio Paraíba, Leandro Camilo, Kléber (Thompson) e Marquinhos; Daniel (Almir), Charles Wagner, Henrique e Giuliano; Anderson Oliveira (Negreiros) e Fábio Júnior. Técnico: Freitas Nascimento.
Local: Vila Capanema
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES), auxiliado por Katiúscia Mayer Berger Mendonça (Fifa/ES) e Marcos Antônio Moreira Collodetti (ES).
Cartões amarelos: Dedimar (Paraná); Charles Wagner, Marquinhos, Fábio Júnior (Campinense)
Gols: Marcelo Toscano, Luiz Henrique e Igor

Nenhum comentário: