1 de nov. de 2009

Dupla atletiba ainda luta contra o rebaixamento

Atlético e Coritiba precisam ficar de olho também no “apito amigo” de Fluminense e Botafogo
Por: Osmar Rebolo Junior
Atlético e Coritiba ficam na primeira divisão em 2010! Faltando cinco rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, a tabela da competição ajuda os times paranaenses na disputa, mas é preciso levar em conta que Fluminense e Botafogo, provavelmente terão algum tipo de ajuda da CBF.

Dupla atletiba escapa do rebaixamento
Faltam cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, e as brigas pelo título e para escapar da Série B em 2010, estão ferrenhas. Infelizmente, a intenção seria fazer um levantamento estatístico da situação de Atlético e Coritiba na ponta da tabela, mas ambos estão na luta para permanecer na Série A.
Mas segundo levantamento do jornal, Atlético e Coritoba permaneceram, mas precisam ficar atentos contra as conhecidas ajudas que times do Rio de Janeiro, sempre recebem da CBF, e neste caso, e Botafogo e Fluminense.
Pelo levantamento, o Atlético deve ficar com 50 pontos e o Coritiba, com 49, e ambos tem grandes chances de levar uma vaga para a Copa Sul Americana, e ainda o Santo André, que deve ficar com 44 pontos.
E os rebaixados seriam: Fluminense (44 pontos, mas com saldo menor que o do Santo André), Náutico e Botafogo (41) e Sport (36 pontos).

Situação dos nossos times
Coritiba – 14ª posição, com 41 pontos
Jogos restantes: Botafogo (fora), Atlético Mineiro (casa), Santos (fora), Cruzeiro (fora) e Fluminense (casa)
Fator positivo: Tem mais qualidade técnica que o Botafogo, para vencer mesmo o jogo sendo no Rio de Janeiro, também deve vencer em casa o Fluminense e pode arrancar pontos de Cruzeiro e Santos, ambos fora de Curitiba.
Fator negativo: Enfrenta o Atlético Mineiro em casa, mas o time de Belo Horizonte costuma tirar pontos do Coxa, e contra Botafogo e Fluminense, o Coritiba precisa tomar muito cuidado com as arbitragens, que farão de tudo para beneficiar os times cariocas.
Perspectiva de pontos: 49 pontos

Atlético – 15ª posição, com 40 pontos
Jogos restantes: Goiás (casa), Fluminense (fora), Cruzeiro (casa), Botafogo (casa) e Barueri (fora)
Positivo: Em casa, deve vencer Goiás (que está em franca decadência), Botafogo e contra o forte Cruzeiro, um empate deve ser um bom resultado. Fora da Baixada, tem tudo para vencer Fluminense (seu maior freguês em brasileiros) e contra o Barueri, um empate também está de bom tamanho.
Negativo: O mesmo dos rivais de Fluminense e Botafogo, que são os árbitros, que sempre ajudaram os times cariocas, e em 2009 não será diferente.
Perspectiva de pontos: 50 pontos

Situação dos rivais do futebol paranaense
Botafogo – 16ª posição, com 38 pontos
Jogos restantes: Coritiba (fora), Barueri (fora), São Paulo (casa), Atlético Paranaense (fora) e Palmeiras (casa)
Positivo: Apenas o apoio da CBF, e pode arrancar um ponto em casa de São Paulo ou Palmeiras.
Negativo: Em casa tem jogos contra os candidatos ao título, São Paulo e Palmeiras, e deve perder estes jogos, e fora enfrenta Coritiba, Atlético e Barueri.
Perspectiva de pontos: 41 pontos

Santo André – 17ª posição, com 35 pontos
Jogos restantes: Corinthians (fora), Goiás (fora), Avaí (casa), Náutico (casa) e Internacional (fora)
Positivo: Em casa deve vencer Avaí e Náutico
Negativo: Costuma incomodar o Corinthians, e se o Inter estiver fora de luta por uma vaga para a Taça Libertadores da América, pode até arrancar um empate
Perspectiva de pontos: 43 pontos

Náutico – 18ª posição, com 35 pontos

Jogos restantes: Santos (fora), Flamengo (casa), Corinthians (fora), Santo André (fora) e Avaí (casa)
Positivo: Em casa, deve vencer Avaí e Flamengo – mesmo com o time carioca lutando pelo título, quando joga em Recife, a força da torcida do Náutico faz a diferença, e empate também é aceitável.
Negativo: Contra o Santos, mas pode arrancar um ponto, mas contra Corinthians e Santo André, no máximo um ponto pode conseguir.
Perspectiva de pontos: 41 pontos

Fluminense - 19ª posição, com 33 pontos
Jogos restantes: Palmeiras (fora), Atlético Paranaense (casa), Sport (fora), Vitória (casa) e Coritiba (fora)
Positivo: O Fluminense é conhecido no Brasil como o clube que mais teve apoio da CBF, principalmente nas situações que mostrou incompetência geral, como em 2009. Foi assim para escapar do rebaixamento da segunda divisão em 1996 (na vergonhosa virada de mesa) e no rebaixamento de 1997 (quando foi rebaixado), e para evitar a caída para a terceirona em 1998, quando durante toda a competição e ainda na partida final diante do ABC, quando em uma das arbitragens mais vergonhosas de da história do futebol brasileiro, o Fluminense foi muito ajudado, mas mesmo assim não conseguiu vencer e foi rebaixado. E por último, no ano seguinte, quando prestes a ser eliminado da Série C, a CBC na base da “canetada” tirou quase dez times da frente do clube carioca, que assim conseguiu o acesso. Ah, e ainda é preciso lembrar da Copa João Havelange, quando o Fluminense (e o Bahia), voltou pela porta dos fundos.
Negativo: Mesmo com a ajuda de árbitros, deve perder para Palmeiras e Coritiba, e até conseguir um empate diante do Sport – todos fora de casa. Em casa, recebe o Atlético Paranaense – que sempre teve bons resultados, mas pode vencer mais pela inconstância do Furacão, do que pelo próprio elenco, e o Vitória, que também tem sido um “encosto” na vida do clube carioca.
Perspectiva de pontos: 44 pontos

Sport – 20ª posição, com 30 pontos
Jogos restantes: Cruzeiro (casa), Palmeiras (fora), Fluminense (casa), Internacional (casa) e São Paulo (fora)
Positivo: Enfrenta em casa o Fluminense e o Internacional, com grandes chances de vencer. Contra o Cruzeiro, tem um confronto muito complicado.
Negativo: Fora de Recife, tem confrontos muito difíceis contra Palmeiras e São Paulo, e não deve fazer nenhum ponto.
Perspectiva de pontos: 36 pontos

Fotos: Osmar Rebolo Junior/arquivo
O Atlético, de Paulo Baier (camisa 10) não vai cair pelos cálculos
O Coritiba, de Marcelinho Carioca, vai escapar da zona do rebaixamento

Nenhum comentário: