2 de dez. de 2009

Meninas do Tocantins faturam título da 13º Copa Pinhais de Futsal

Por: Renato Becker
Lideradas por Daiane Moretti, do Novo Mundo, equipe do Tocantins vence Pinhais e sagra-se campeã do tradicional torneio da região metropolitana de Curitiba
A final da décima terceira Copa Pinhais de Futsal – categoria feminino – comprovou o que há muito tempo já se sabe: a bola e as mulheres estão cada vez mais íntimas. Habilidade, muita técnica, raça, belas jogadas e principalmente gols foram os ingredientes da partida entre Tocantins x Pinhais, realizada na terça-feira (01), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O Pinhais lutou bravamente, mas reforçadas por cinco jogadoras que se destacaram na Copa do Brasil de Futebol Feminino deste ano, atuando pelo Novo Mundo, o título ficou com a equipe do Tocantins. Daiane Moretti, convocada para jogar ao lado de Marta e companhia na seleção brasileira feminina de campo, marcou três gols e foi o grande destaque na vitória por 4x1. Somados aos 11 gols que marcou durante toda a competição, os três gols na final deram a artilharia da Copa Pinhais a Daiane, com 14 gols no total.
O jogo começou em ritmo acelerado e, por alguns momentos, o Pinhais tomou a iniciativa. A pivô Bárbara e a ala-direita Gabi levaram perigo ao gol defendido pela experiente Ana Paula. Mas, com Daiane em quadra, o domínio do jogo não demorou a passar aos pés do Tocantins. Em menos de dois minutos, a camisa 10 mandou a bola para a rede duas vezes, abrindo vantagem para o time de branco: 2x0. Bárbara, que demonstrou grande habilidade e foi o destaque do Pinhais, diminuiu logo em seguida. E o primeiro período terminou com 2x1 para o Tocantins.
O segundo período começou da mesma maneira que o primeiro: de forma alucinante. E, novamente em dois minutos, o Tocantins decidiu a partida. Daiane e Raquel marcaram e abriram vantagem contra o adversário: 4x1. A torcida, que compareceu em grande número, cantava e incentivava os dois times sem parar. Mas, infelizmente, um fato negativo manchou o espetáculo. Um pedaço de madeira e também cerveja foram jogados dentro da quadra, obrigando a dupla de arbitragem a paralisar a partida faltando 13 minutos para o término do jogo.
Quinze minutos depois, após solicitar presença policial que não aconteceu, os árbitros decidiram encerrar a partida alegando falta de segurança. O comitê organizador do campeonato decidiu manter o resultado da final e decretou como campeã a equipe do Tocantins. Final: 4x1 e muita festa dentro de quadra e nas arquibancadas. O terceiro lugar do torneio ficou com a equipe do Colégio Estadual do Paraná, que na preliminar goleou o Amazonas por 8x0.

Ficha TécnicaTocantins 4x1 Pinhais
Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves
Gols: Tocantins: Daiane (3) e Raquel; Pinhais: Bárbara
Árbitros: Gérson Luis Anastácio e Marcio Henrique Siemens
Tocantins - Ana Paula, Daiane, Dani, Raquel e Fran. Reservas: Patrícia, Letícia, Paula, Juliana, Josiane e Jeane. Técnico: Ademir.
Pinhais - Bruna, Julia, Bárbara, Suca e Gabi. Reservas: Tatá, Sara, Helen, Nicole, Jéssica e Luana. Técnico: Bruno


Fotos: Renato Becker

Nenhum comentário: