24 de abr. de 2010

Em clima de festa, Coritiba vence Cascavel e encerra participação no Paranaense

Ariel marca e se iguala a Bruno Mineiro na artilharia
Uma semana após conquistar o 34º título estadual de sua história, o Coritiba cumpriu tabela contra o Cascavel e encerrou sua participação no Campeonato Paranaense 2010 com mais uma vitória. O triunfo por 2x1 foi o sétimo consecutivo na fase decisiva do Campeonato Paranaense. Ariel fez o primeiro gol do jogo e se igualou a Bruno Mineiro na artilharia do certame, com 11 tentos no total. Agora, a equipe do Alto da Glória concentra suas atenções para a estréia no Campeonato Brasileiro Série B, daqui duas semanas, contra o Náutico, na capital pernambucana. Já o Cascavel não conseguiu somar pontos suficientes para disputar a Série D do Nacional, terminando o a 2ª fase do Paranaense na penúltima colocação.

O jogo
A chuva e o frio que castigaram Curitiba na tarde de sábado (24) afastaram o público do Couto Pereira. Apenas 2.537 pessoas compareceram para acompanhar o duelo entre o campeão Coritiba e o Cascavel. Franco atirador, a equipe do oeste deu o primeiro susto no Verdão aos 8 minutos da primeira etapa. Felipe Jacques cabeceou a queima roupa para brilhante defesa de Edson Bastos.
Um minuto depois, a resposta coxa-branca veio em grande estilo. Lucas Mendes cruzou da esquerda, Rafinha ajeitou de cabeça e Ariel apenas empurrou para o fundo das redes. Foi o 11º gol do Gringo no campeonato, artilheiro da competição ao lado de Bruno Mineiro, do Atlético Paranaense.
O gol deixou os comandados de Marquinhos Santos (auxiliar que substitui o técnico Ney Franco apenas nesta partida) mais soltos em campo. Aos 15’, Renatinho, de frente para o gol, arriscou. A bola pegou na zaga e passou perto da meta defendida por Veloso. Aos 20’, Andrade cobrou escanteio e o zagueiro Démerson subiu mais alto que a zaga cascavelense para fazer o segundo gol alviverde da tarde.
O restante da primeira etapa foi de pressão do Coritiba. Geraldo, Ariel e Ângelo tiveram oportunidades para ampliar, mas as equipes foram para o intervalo com o placar em 2x0 para os donos da casa.

Segundo tempo: Cascavel marca, mas Coritiba sai com a vitória
Logo aos 2 minutos da segunda etapa, susto na galera alviverde. O lateral direito Rafael impede que bola saia pela linha de fundo, invade a área e chuta cruzado, sem chance para Edson Bastos: 2x1. Lutando contra suas próprias limitações, a equipe do oeste segue brigando pelo empate, mas é o Coritiba quem leva mais perigo.
Aos 5’, Geraldo faz bela jogada e chuta. A bola passa muito perto do gol de Veloso. Andrade, aos 22’, arrisca da intermediária e assusta o goleiro do Cascavel. Pouco depois, Rafinha passa pela marcação e bate de fora da área. A bola para em Marcos Paulo, que domina e de frente com o gol, chuta por cima, desperdiçando uma ótima chance de ampliar.
Em ritmo de treino, o alviverde segue tentando o terceiro gol. Aos 34’, Pereira aproveita cobrança de escanteio e cabeceia na trave de Veloso. Ainda deu tempo para Thiago Real, que entrou no lugar de Renatinho, chutar na rede pelo lado de fora. Final: Coritiba 2x1, troféu nas mãos e invencibilidade na segunda fase garantida.

Ficha técnica
Coritiba 2x1 Cascavel
Estádio: Major Antônio Couto Pereira
Gols: Ariel e Demerson para o Coritiba; Rafael para o Cascavel
Arbitragem: Sandro Schmidt, auxiliado por Ildefonso Trom¬¬betta e Júlio César de Souza
Coritiba: Édson Bastos, Ângelo (Fabinho Souza), Pereira, Démerson, Lu¬¬cas Mendes (Denis); Marcos Paulo, Andrade, Geraldo, Renatinho (Thiago Real); Ariel e Rafinha. Técnico: Marquinhos Santos (auxiliar).
Cascavel: Veloso, Rafael (Bruno), Felipe Jacques, Ciro, Vagner; Sidiclei, Irineu, Tasa (Vagner), Kim; Mineiro (Gilberto) e Wellington; Técnico: Elói Kruger.


Texto e fotos de Renato Becker




Nenhum comentário: