15 de dez. de 2009

Coritiba será julgado hoje

Clube alvi verde pode perder até 30 mandos de campo, além de pagar multa de R$ 650 mil.
Por: Osmar Rebolo Junior
Acontece hoje no Rio de Janeiro o tão esperado julgamento do STJD sobre a baderna provocada por bandidos, que após o rebaixamento do Coritiba para a Série B, no empate de 1x1 contra o Fluminense, no último dia 06, invadiram o estádio Couto Pereira e depredaram o local e agrediram jogadores, jornalistas e políciais, inclusive tentaram matar o PM Lus Gomyde, que saiu desacordado do gramado, mas já está em casa, mas com várias escoriações pelo corpo.
O clube será julgado pelos artigos 211, 213 e 233 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, relacionados com a responsabilidade do clube sobre questões de segurança.
Paulo Schmitt, procurador geral do STJD pediu que o Coritiba seja punido com a perda de 30 mandos de campo em disputas nacionais e multa de R$ 620 mil.
O julgamento desta terça feira será como relator Assis Peçanha Filho (RJ), e como votantes, o presidente da 2. comissão disciplinar Paulo Perry (RJ), Marcelo Tavares (SP), Otacílio Araújo (RJ) e José Perez de Resende (RJ).

Defesa
A defesa do Coritiba será feita pelo escritória do advogado René Dotti, um dos maiores juristas do Brasil. AOs argumentos da defesa serão de que o clube cumpriu todos os artigos do Códigos Brasileiro de Justiça Desportiva, e do torcedor. Segundo René, será mostrado para os auditores que o Coritiba deu segurança para todos os presentes no estádio, como um ofício enviado pelo clube a Secretaria de Segurança do Paraná, que mostra um quantidade de seguranças contratos pelo coxa maior que nas partidas anteriores. Também será comentado que o Coritiba é vítima dos vândalos e por isso não pode ser punido, assim como os demais torcedores, que não podem ser penalizados pela ação de bandidos.
O Coritiba pode recorrer de qualquer resultado do STJD, já que o julgamento é em 1. estância, cabendo neste caso, recurso do clube.

Nenhum comentário: